segunda-feira, 22 de junho de 2009

Santa Casa e a intervenção

Não queria comentar o assunto, no entanto sou obrigado a fazer algumas considerações que considero oportunas. Li num jornal da cidade que a nova diretoria da Santa Casa esteve em São Paulo, na última quinta-feira, acompanhada do prefeito, de um vereador do PSDB e do deputado Bragato. A comitiva foi recebida em audiência na Secretaria de Estado da Saúde para reivindicar investimentos para a Santa Casa. A tentativa de trazer recursos para o hospital é extremamente louvável, no entanto o que me indignou foi um comentário que li do atual provedor acerca da intervenção, afirmando que a medida adotada no governo do PT impedia repasses para o hospital. Ora, isso é uma grande falácia para justificar o boicote político que a Santa Casa vivenciou no período da intervenção. Essa história de que não se repassa recursos para hospitais sob intervenção é injustificável. O dinheiro dos impostos, afinal, devem ser investidos em Saúde, Educação, Saneamento, e todos nós pagamos vários impostos estaduais, alguns deles com alíquotas e valores bem acima de outros estados da Federação. O discurso de Bragato e Cia sobre não repassar recursos para hospitais sob intervenção é mais um invencionismo de um governo que está há mais de 15 anos no poder e que, infelizmente, para nossa região tem feito muito pouco ou quase nada.

Um comentário:

  1. A intervençaõ na administração da Santa Casa no ocorrida no inicio de 2003 foi um ato legitimo tomado pelo poder público municipal para que não houvesse a paralização do atendimento de urgência, emergência e internações no único hospital da cidade. O hospital atravessava há alguns anos grave crise administrativa e financeira. Quanto a juridicidade do ato, passados 6 anos não houve qualquer contestação formal a sua legiitimidade.
    Houve muita exploração política de muitos que não conheciam sequer a realidade agonizante do hospital pré-intervenção.
    Quanto a atuação e o auxílio do estado nesse periodo prefiro não comentar..só afirmo que foi uma LASTIMA.
    A aquelas pessoas que de forma desinteressada nos seis anos de intervenção dedicaram suas forças e capacidade para que o hospital permanecesse aberto salvando vidas e minorando sofrimentos a eterna gratidão de nossa população.

    ResponderExcluir