terça-feira, 16 de junho de 2009

Corpo Clínico da Sta Casa dissolvido

Em decisão tomada no último dia 06 de junho, os médicos que atuam no hospital decidiram dissolver o corpo clínico da Irmandade de Santa Casa de Presidente Venceslau. A decisão foi comunicada em ofício enviado no dia 12 de junho ao presidente do Conselho Deliberativo da Irmandade da Santa Casa, José Luiz Conde Oberlaender.
Com assinatura de todos os médicos, o ofício menciona 08 razões para a decisão tomada. Informa que “seus membros têm sido frequentemente responsabilizados, de forma genérica e injusta, de se locupletarem da instituição, sendo os causadores da penúria financeira” do hospital.
Informa ainda que “vários dos seus membros têm sido alvos de atitudes desrespeitosas por parte da Administração, que nada colabora com a tão falada parceria Corpo Clínico/Administração”.
O documento menciona também que “existe uma pré-determinação em ver o médico do Corpo Clínico como malefício” para a Instituição, e que profissionais da Enfermagem têm sido vítimas de ameaças por auxiliar o médico em seu ofício.
Diz ainda que o termo “Enquadrar o Médico” passou a ser o mote da atual Administração.
O documento relata a “persistência de condições de trabalho inadequadas” no hospital.
Esclarece ainda que “o médico é independente de suas decisões profissionais sem permitir que qualquer influência externa prejudique sua atenção ao paciente”.
Por fim, menciona que “o doente é a razão maior da existência do médico e da Instituição" e que por isso "não pode ser penalizado”.
Além da decisão de dissolver o Corpo Clínico, o documento informa que os atendimentos de urgência e emergência continuam sendo prestados de forma inalterada pelo prazo legal que o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) determinar.
Os médicos enfatizaram que a decisão de dissolver o Corpo Clínico “é para permitir que a atual administração possa mais facilmente enquadrar em seus projetos”.

Um comentário:

  1. Pelo meu entender existe uma irreversível incompatibilidade entre a atual administração (pós-intervenção) da Irmandade da Santa Casa com TODOS os médicos que ali atuam. Assim, não vislumbro outra alternativa: ou permanece a atual administração ou os médicos...O que será melhor para a população???

    ResponderExcluir