quarta-feira, 25 de abril de 2012

Juventude dos anos 80 se curte no Face

Venceslauenses que viveram sua juventude nos anos 80 agora tem um grupo [Anos 80 - A Festa] no Facebook.
Criado por Daniela Sanches, a proposta é  reunir a galera de Presidente Venceslau que viveu intensamente os inesquecíveis anos 80.
"Criei este grupo na intenção de nos falarmos sempre, mas principalmente de planejarmos nosso encontro, que a princípio está sendo cogitado para o mês de dezembro", explica Daniela.
O grupo já conta com cerca de 1 mil convidados e está organizando uma super-festa para o final de ano.
-0-
Os anos 80 foram os melhores da minha vida. Um período em que vivencei a vida universitária, onde pude concluir o curso de jornalismo na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e experimentar novos desafios. Foram anos efervecentes na minha formação cultural, com oportunidade de conhecimento e aperfeiçoamento profissional em todos os sentidos, inclusive na parte musical, minha grande paixão.
Vivi a juventude na década de 70, mas considero os anos 80 o período de grande transformação cultural e política. Havíamos saído da ditadura militar - os anos de chumbo - e estávamos experimentando a abertura política. Apesar da inflação galopante, da economia não estabilizada, os anos 80 foram um divisor de água para o país. Votamos pela primeira vez para presidente, os carros fabricados no Brasil, até então chamados de "carroça", sofreram uma transformação com a entrada dos importados. Na cultura, o país experimentou vários gêneros musicais, incorporando novos ritmos e sons, com ênfase para o rock produzido no país, a influência do "new wave", a MPB tocando nas FMs, com Milton e seus mil tons, a genialidade de Caetano Veloso, a versatilidade musical de Gil, os mineiros Lô Borges e Beto Guedes, o som baiano da Cor do Som, o rock apocalíptico de Raul Seixas, o som transformador dos nordestinos Alceu Valença, Fagner etc. Era um tempo em que "vivíamos e não tínhamos a vergonha de ser felizes", como na letra do samba de Gonzaguinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário