terça-feira, 3 de abril de 2012

Chega de presídios!!!

Inciou-se em Venceslau um movimento para vinda de mais um presídio. Inclusive, o deputado Mauro Bragato (PSDB) já foi acionado para fazer gestões junto ao governo, onde atua como vice-líder na Assembleia Legislativa.
No ano passado, se não estiver enganado, realizou-se uma audiência pública para discutir o assunto. Naquela ocasião foram convidadas pessoas ilustres e experts no assunto, entre os quais, Zelmo Denari, ex-procurador de Justiça do Estado, e Spencer Ferreira, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Todos afirmaram que Venceslau já deu sua cota de contribuição para o sistema prisional e que não há razão para um terceiro presídio, com explicações convincentes e técnicas.
Acho muita "pequenês" essa bandeira de trazer mais um presídio para cidade. O que precisamos é melhorar o atendimento à saúde, prejudicado com a existência dos presídios e o atendimento preferencial que é dado aos presos quando se dirigem para nossa Santa Casa. Precisamos melhorar nossa educação, motivando e pagando melhor nossos professores e, porque não dizer, trazer mais cursos de qualificação profissional para que nossos jovens não tenham que sair da cidade e buscar estudo em outras regiões. Precisamos melhorar nossas estradas rurais, estimulando a agricultura familiar para aumentar a renda no campo. Estamos geograficamente em ponto estratégico, próximos de dois estados (PR e MS), com condições plenas para receber indústria de transformação em alguns setores. No entanto, é preciso que se mude a forma com que o governo estadual considera nossa região, criando incentivos fiscais, como está ocorrendo no município de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, com a instalação de zona livre de comércio.
A regularização de terras no Pontal do Paranapanema, aprovada dias atrás na Assembleia, abre a possibilidade de novos investimentos do setor produtivo. Na verdade, nossa região precisa urgentemente extirpar a imagem que foi plantada a partir do final dos anos 80, como a região do conflito fundiário e dos presídios. Queremos ser a região do emprego, da educação, da saude, exemplo de produção e geração de renda, onde nossos filhos possam aqui permanecer e contribuir com seu progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário