terça-feira, 10 de abril de 2012

100 anos do Glorioso

Nesta semana, o Santos FC comemora 100 anos de glórias, histórias, títulos, com uma programação que inclui o lançamento de um documentário sobre os melhores momentos do clube, desde o surgimento até os dias atuais.
Na Vila Belmiro se costuma dizer que o raio por lá cai mais de uma vez no mesmo lugar.
Começou com Pelé, o maior jogador da história do futebol, insuperável até hoje; que parou uma guerra para vê-lo jogar; que fez a torcida tirar o juiz depois de sua expulsão; que marcou mais de 1,3 mil gols; que levou o Brasil a ser tri-campeão mundial; que fez o Santos Bi da Libertadores e Bi Mundial, e escolhido atleta do século!!!
Nos anos 70, o Santos teve a segunda geração: a dos meninos da Vila, uma época que culminou com o surgimento do "futebol" moleque, revelando para o futebol jogadores como Pita, Juari, João Paulo e Nilton Batata, que deram ao Santos o título de campeão paulista de 1978, após um jejum de títulos.
No início deste novo milênio, o Santos mostrou ao mundo a terceira geração de craques, revelando jogadores como Diego, Robinho, Elano, Renato etc, um grupo inesquecível e que ainda continua brilhando no futebol. Com essa geração, o Santos conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004.
Agora, o clube tem, pela quarta-vez, uma nova geração de craques, talvez, após a era Pelé, a melhor de sua história, com Neymar e Paulo Henrique Ganso como estrelas principais. Essa geração já deu dois títulos paulistas, uma Copa do Brasil e um título na Libertadores, o terceiro do clube. Neymar já é o principal jogador do Brasil e a maior esperança para a Copa do Mundo que vamos realizar em 2014. Com apenas 20 anos, optou em ficar no Santos, preterindo os euros dos clubes europeus, sonho de qualquer jogador. É ídolo de uma nova geração e, com certeza, um ícone para os novos garotos que surgem no futebol, pelo estilo e, principalmente, pelo futebol-arte que desenvolve.
Sou santista desde que me conheço por gente. Aprendi a gostar do Santos através do meu pai, fascinado por Pelé desde que chegou ao Brasil, vindo do Líbano. Vi Pelé jogar em Prudente, em 1968, vencendo a Prudentina naquele ano. Vi Pelé brilhar na Copa de 70, vi Pelé marcar mil gols, vi a despedida de Pelé. Sou um santista feliz e orgulhoso, pois o nosso Glorioso atravessou fronteiras e, sem dúvida, é o clube mais respeitado e mais dignificado lá fora. Agora vejo Neymar brilhar, dar espetáculos, marcar gols belíssimos, não se intimidar com a violência dos adversários, mostrar que é possível, sim, ficar no Brasil e ser escolhido, em breve, o melhor do mundo.
Nesses 100 anos me congratulo com todos os santistas espalhados pelo mundo. Isso mesmo, pelo mundo, pois o Santos é do mundo.

Um comentário:

  1. Eu diria que ser santista é orgulhar-se do passado, ser feliz no presente e ter certeza de revelação de craques para o futuro. Também escrevi um texto especial para a data, que será publicado no dia 14. Que venham mais alegrias para os torcedores do alvinegro praiano! Saudações santistas!
    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir