terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lula cancela vinda ao Pontal

Parecia tudo acertado para a vinda do presidente Lula ao Pontal, nesta quinta-feira, 11. No entanto, por divergências de interesses, o presidente decidiu cancelar a viagem.
Lula iria participar de inauguração de obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), em Presidente Prudente, e visitaria um assentamento e uma usina de álcool em Mirante do Paranapanema.
A principal razão do cancelamento foi uma ameaça de boicote do MST à presença do presidente no Pontal. A direção do movimento mostrou indignação em relação a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, que incluia visita a uma usina do grupo Odebrecht, e também visita ao assentamento Dona Carmem, controlado por José Rainha Júnior, dissedente do MST.
"É absurdo o presidente Lula vir à região para inaugurar uma usina que usa terras que o Estado considera públicas. É como se ele viesse legitimar o grilo", disse Márcio Barreto, um dos integrantes do MST no Pontal, em declarações dadas à Agência Estado.
Não é a primeira vez que Rainha anuncia a vinda de Lula e a visita é cancelada. No ano passado, Rainha havia alardeado na imprensa que o presidente estaria na região para visita ao Pontal. O assunto chegou a ser publicado por alguns órgãos de imprensa, mas não se confirmou na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário