quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Antes tarde do que nunca

A cada ano eleitoral as esperanças se renovam. Neste, além de escolher novo presidente e governador, também vamos votar para senador e deputados (estadual e federal).
No campo federal, Serra, atual comandante do Palácio dos Bandeirantes, é o candidato da oposição.
No campo estadual, a oposição ainda não tem nome definido para disputa e, pelo visto, os tucanos, com Alckmin de novo, continuarão a comandar os paulistas.
No campo regional, como de costume teremos vários candidatos pleiteando nossa representatividade. Por certo, os paraquedistas voltarão a dar o ar da graça. Também pedirão nosso voto aqueles que se perpetuam na política com mandatos sucessivos.
É retórico afirmar que nossa região é considerada uma das mais pobres do Estado, ganhando apenas do Vale do Ribeira. Uma situação que perdura há vários anos, visto que para cá poucos investimentos vieram, a não ser o envio de ambulâncias, viaturas policiais e verbas picadas às prefeituras, com ênfase para àquelas em sintonia com o governo.
Há muitos anos nossa região não recebe grandes investimentos, até porque a política do atual governo é de continuísmo e não prevê qualquer projeto de crescimento e desenvolvimento sustentável. Privatizaram nossa rodovia, descentralizaram o sistema prisional e encheram a região de presídios sem a devida contrapartida. Nossos hospitais filantrôpicos continuam de chapéu na mão, pedindo água até para quitar 13º dos funcionários. Não há investimento na educação, de modo a evitar que nossos filhos saiam de casa para estudar. As estradas rurais continuam depedentes das Prefeituras que, por sua vez, não dispõem de maquinários para manutenção. O trabalho na área social é pífio e ainda muito dependente de repasses de programas de renda mínima, sem a devida atenção para qualificação profissional etc.
É por essas e outras razões que considero importante uma grande reflexão sobre o que queremos para nosso município, região, estado e país.
Urge que façamos uma campanha pelo voto consciente. Antes tarde do que nunca.

2 comentários:

  1. JAMIL CONCORDO COM VOCE EM GENERO, NÚMERO E GRAU, VOCE FOI MUITO FELIZ COM AS PALAVRAS E NESSE PEQUENO COMENTÁRIO COLOCOU SUCITAMENTE O QUE NÓS, ELEITORES DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUANDO DA ESCOLHA DE NOSSOS CANDIDATOS. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizá-lo pelo excelente artigo publicado hoje no TRIBUNA,na coluna OPINIÃO, do sociólogo CARONI.Fazer comparações,com dados concretos é um bom argumento para sustentar e qualificar os governantes. É preciso ousar,mas cair no descrédito e solitário é triste...isola!

    ResponderExcluir