sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Falta lazer em Venceslau

Não é de hoje que a população venceslauense reclama opções de lazer na cidade. Os clubes oferecem alternativas, mas não atendem os que não podem pagar mensalidade.
Na gestão Osvaldo Melo foi elaborado um projeto para criação de um balneário no município. À época o assunto ganhou repercussão e algumas áreas foram indicadas pela Prefeitura para aquisição, mas parou por aí.
Não seria o caso da atual administração desengavetar o projeto e viabilizar a construção do balneário?
A medida, por certo, agradaria os moradores, principalmente aqueles que não têm opção de lazer nos finais de semana, evitando, ainda, que os venceslauenses busquem alternativas na região, correndo risco nas estradas e deixando dinheiro lá fora.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Professores aposentados se mobilizam

Há tempos os professores aposentados do Estado vivenciam desvalorização por parte do governo estadual.
Vê-se que não há qualquer reconhecimento do governo tucano pelo esforço e dedicação desses profissionais na Educação paulista.
Ao contrário, o governo achata salário, impõe mecanismos de desvalorização da categoria e faz pouco caso para as reivindicações da classe.
No próximo dia 12 de março, às 20h00, no salão da capela Nossa Senhora de Fátima, na Ernane Murad, será realizado um encontro regional, onde a presidente da Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo), Zilda Halben Guerra, se fará presente, para discutir a situação do Professor Aposentado.
Como diz a mensagem que recebi sobre a realização do encontro: "é preciso reverter a atual situação do Magistério Público do Estado de São Paulo. É preciso que as lideranças políticas e sociedade abracem a causa do Professor Aposentado, lutem pela qualidade de ensino, pela necessidade urgente de formação e valorização do profissionao da Educação".

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fatec, um sonho

No início do governo Malacrida me recordo de uma reunião na Câmara Municipal com o deputado Mauro Bragato (PSDB), a pedido do vereador João Paulo Arfelli Rondó (PPS). O encontro era para ver a possibilidade de ser instalada uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Presidente Venceslau, aproveitando o prédio do Cefam.
Na ocasião, Bragato mencionou que a possibilidade existia e que o município deveria incluir cursos ligados às atividades agropecuárias, visando formar mão de obra especializada para o fomento de sua economia.
Tempos tempos, foi Presidente Prudente, bem abastecida de curso superior, que recebeu uma unidade da Fatec, com a criação de dois cursos.
Agora vejo na imprensa regional que Bragato está reivindicando uma Fatec para o município de Adamantina.
Sabemos que Bragato exerce grande influência junto ao governo José Serra. É bem possível que Adamantina seja contemplada com uma Fatec, pois parece haver nítida vontade política para tal.
O que me deixa indignado é que a nossa cidade é preterida novamente pelos tucanos.
Primeiro, prometeram um teatro para Venceslau, inclusive lançaram a "pedra fundamental", mas a obra foi erguida em Dracena. Tempos depois, prometeram um AME (Ambulatório Médico de Especialidades), mas quem de fato recebeu este benefício foi Dracena, Teodoro Sampaio e Prudente. Agora Adamantina poderá receber uma unidade da Fatec.
Apesar do esforço do prefeito e de alguns vereadores ligados a Bragato, acredito que falta vontade política do governo estadual para com Presidente Venceslau. As verbas enviadas são "migalhas", se considerarmos que municípios menores e menos importantes são mais previlegiados pelo governo tucano.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Promessa não cumprida

Em 2007, o governador José Serra assumiu compromisso de enviar projeto na Assembleia Legislativa para regularização de todas as áreas do Pontal. Inclusive, o secretário da Justiça, Luiz Antonio Marrey, reuniu-se com pecuaristas, interessados e políticos da região, na OAB de Presidente Prudente, naquele mesmo ano.
Desde então, o assunto não foi mais abordado por autoridades do governo paulista. Serra simplesmente se calou.
Seu representante na região, idem.
Por que será?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Escorregada do DEM

O Democratas, até então defensor da ética, transparência e gestão moderna na administração pública, vai mostrando que o discurso é bem diferente da prática. Governador preso por corrupção, prefeito incompetente que não tem projeto para resolver problema das enchentes em São Paulo e agora cassado pela justiça eleitoral por receber doação ilegal nas eleições de 2008, são dois exemplos bem recentes à opinião pública.
É bom refrescar a memória que, antes das falcatruas envolvendo o governador Arruda, o próprio era considerado pelo DEM como exemplo de gestão eficiente e moderna. O prefeito de São Paulo foi reeleito, depois de ganhar o mandato de Serra, que deixou a Prefeitura para ser candidato a governador.
Agora, o próprio Serra se vê preocupado com a escorragada do DEM em Brasília e em São Paulo, pois o partido é seu principal aliado na corrida ao Planalto. O discurso terá que mudar.
Na verdade, o que queremos nestas eleições são propostas factíveis para que o Brasil se consolide como grande nação e que a distribuição de renda seja cada vez maior, com redução drástica da pobresa e das injustiças sociais.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cola explica pedido

O vereador João Cola (PMDB) explicou ao blog que, na verdade, a indicação que fez em relação Fundo Municipal da Criança e Adolescente não trata de sua criação, fato que ja era de seu conhecimento, mas da forma como vem funcionando atualmente.
Segundo ele, a captação de recursos para o fundo, da forma que ocorre hoje, é burocrática, pois envolve outras esferas de governo no repasse do dinheiro para efeito de desconto no imposto de renda.
A indicação que propõe é que a captação seja feita diretamente ao fundo, que repassaria recibo da doação, sem burocracia e envolvimento de outros órgãos públicos. O recibo, segundo ele, seria utilizado de forma direta para a dedução do IR.
Cola disse que a mesma situação deveria ser aplicada ao Fundo Municipal do Idoso. Disse mais: "de nada adianta criar o Conselho Municipal do Idoso se o fundo não estiver em pleno funcionamento."

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vereador pede criação de fundo que já existe

O vereador João Cola (PMDB) indicou, na semana passada, a criação do Fundo Municipal da Criança e Adolescente e, consequentemente, do Conselho Municipal do Direito da Criança.
No entanto, o pedido é inócuo, uma vez que tanto o fundo como o conselho já foram criados em 1991, através de lei aprovada pela própria Câmara Municipal.
Imagino que o vereador desconhece esta informação ou então o fundo e o próprio conselho não estão funcionando a contento.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fim do projeto

Confesso que não entendi a razão de a Prefeitura de Presidente Venceslau acabar com o Projeto “Aconchego”. Na última sexta-feira, 12, o projeto foi encerrado definitivamente, sem explicação plausível.
Criado em 2004, era mantido numa parceria entre a Prefeitura e Apim (Associação de Proteção à Criança e à Maternidade).
Atendia mais de 150 crianças, de 04 a 06 anos e 11 meses. Era útil e fundamental, pois socorria mães que trabalhavam fora e não tinham onde deixar seus filhos.
No projeto, as crianças recebiam atendimentos educacionais, culturais e de lazer, e ainda recebiam alimentação adequada.
No ínicio de 2009, a Prefeitura já havia cancelado outro projeto, o “Sempre Alerta”, que era mantido com repasses oriundos da Petrobras/Apim/Prefeitura.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Chuva, suor e cerveja


O frevo de Caetano Veloso com o título acima, da década 70, resume bem o que foi este Carnaval. Muita chuva, suor dos foliões nem tanto, mas cerveja com certeza.
Em Epitácio, no desfile das escolas de samba, no sábado, a chuva tirou o brilho das duas agremiações - Unidos e Vila Maria. No domingo, no desfile de blocos, desta vez não foi a chuva que tirou o brilho, mas os próprios participantes, que não conseguiram empolgar.
Em Epitácio, o que brilhou mesmo foi a noite que relembrou os velhos carnavais, organizada pelo bloco do Jacarezinho (foto acima), formado por Epitacianos "quarentões", acostumados às tradicionais marchinhas e sambas-enredo.
Em Venceslau, a segunda-feira de Carnaval acabou não acontecendo. A chuva não deu trégua e afugentou o grande número de foliões que esteve na praça do Correio. A banda nem chegou a tocar. No entanto, o Carnaval à Moda Antiga, organizado pelo Rotary Club, segundo relatos dos participantes, foi sucesso total e salvou o dia.
Findadas as cinco noites de folia, as atenções se voltam agora para a Copa do Mundo e, depois, com certeza para as eleições.
O ano de 2010 deve começar em 2011 (sic), esperamos que com menos chuva, mais suor e moderação na cerveja.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sem razão

Estranhei a ausência do prefeito de Presidente Venceslau, Ernane Erbella, anteontem, em Presidente Prudente, durante a visita do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Vários prefeitos e vereadores da região, presidentes de entidades municipalistas, entre outros políticos, estiveram presentes.
De Venceslau, apenas o vereador José Carlos da Silva, o Zé Carlão (PT), marcou presença.
Padilha disse a todos os prefeitos presentes que existem muitos recursos no governo Federal que podem ser liberados através do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), principalmente para obras de infra-estrutura, saneamento e fundo de vale.
Zé Carlão disse que vai cobrar, na tribuna da Câmara, que o município de Venceslau envie projetos para o PAC II

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Antes tarde do que nunca

A cada ano eleitoral as esperanças se renovam. Neste, além de escolher novo presidente e governador, também vamos votar para senador e deputados (estadual e federal).
No campo federal, Serra, atual comandante do Palácio dos Bandeirantes, é o candidato da oposição.
No campo estadual, a oposição ainda não tem nome definido para disputa e, pelo visto, os tucanos, com Alckmin de novo, continuarão a comandar os paulistas.
No campo regional, como de costume teremos vários candidatos pleiteando nossa representatividade. Por certo, os paraquedistas voltarão a dar o ar da graça. Também pedirão nosso voto aqueles que se perpetuam na política com mandatos sucessivos.
É retórico afirmar que nossa região é considerada uma das mais pobres do Estado, ganhando apenas do Vale do Ribeira. Uma situação que perdura há vários anos, visto que para cá poucos investimentos vieram, a não ser o envio de ambulâncias, viaturas policiais e verbas picadas às prefeituras, com ênfase para àquelas em sintonia com o governo.
Há muitos anos nossa região não recebe grandes investimentos, até porque a política do atual governo é de continuísmo e não prevê qualquer projeto de crescimento e desenvolvimento sustentável. Privatizaram nossa rodovia, descentralizaram o sistema prisional e encheram a região de presídios sem a devida contrapartida. Nossos hospitais filantrôpicos continuam de chapéu na mão, pedindo água até para quitar 13º dos funcionários. Não há investimento na educação, de modo a evitar que nossos filhos saiam de casa para estudar. As estradas rurais continuam depedentes das Prefeituras que, por sua vez, não dispõem de maquinários para manutenção. O trabalho na área social é pífio e ainda muito dependente de repasses de programas de renda mínima, sem a devida atenção para qualificação profissional etc.
É por essas e outras razões que considero importante uma grande reflexão sobre o que queremos para nosso município, região, estado e país.
Urge que façamos uma campanha pelo voto consciente. Antes tarde do que nunca.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lula cancela vinda ao Pontal

Parecia tudo acertado para a vinda do presidente Lula ao Pontal, nesta quinta-feira, 11. No entanto, por divergências de interesses, o presidente decidiu cancelar a viagem.
Lula iria participar de inauguração de obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), em Presidente Prudente, e visitaria um assentamento e uma usina de álcool em Mirante do Paranapanema.
A principal razão do cancelamento foi uma ameaça de boicote do MST à presença do presidente no Pontal. A direção do movimento mostrou indignação em relação a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, que incluia visita a uma usina do grupo Odebrecht, e também visita ao assentamento Dona Carmem, controlado por José Rainha Júnior, dissedente do MST.
"É absurdo o presidente Lula vir à região para inaugurar uma usina que usa terras que o Estado considera públicas. É como se ele viesse legitimar o grilo", disse Márcio Barreto, um dos integrantes do MST no Pontal, em declarações dadas à Agência Estado.
Não é a primeira vez que Rainha anuncia a vinda de Lula e a visita é cancelada. No ano passado, Rainha havia alardeado na imprensa que o presidente estaria na região para visita ao Pontal. O assunto chegou a ser publicado por alguns órgãos de imprensa, mas não se confirmou na prática.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Outra 'proesa' da Santa Casa

Em conversa neste domingo com o médico Regis Jorge fico sabendo que a Santa Casa de Venceslau fez pouco caso de uma verba (R$ 100 mil) que seria destinada por indicação da deputada estadual Vanessa Damo (PV). O dinheiro viria no ano passado para ser utilizado na nova ala pediátrica, justamente para aquisição de mobiliário.
O médico disse que vai falar sobre caso numa entrevista que vai conceder ao jornal "Tribuna Livre". Regis Jorge disse que a deputada, quando esteve na cidade e conheceu a ala pediátrica, prometeu o recurso. Tempos depois, um assessor da deputada confirmou o recurso.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Faive: escolha do presidente é adiada para quarta

Não houve consenso na reunião desta sexta-feira à noite para definir o novo presidente, até porque todos os nomes pretendidos pelo prefeito Ernane se recusaram a aceitar.
A escolha do novo presidente da Faive acabou sendo adiada para quarta-feira (10), em nova reunião a ser realizada na sede da Associação Comercial.
Ernane disse que, por ser tratar de uma feira agropecuária, a intenção é que o escolhido seja ligado ao setor. No entanto, reconheceu que está encontrando dificuldade para nomear o presidente.
Segundo Ernane, a feira vai acontecer de qualquer jeito. Ele disse que, se não tiver uma alternativa, nomeará uma comissão formada por funcionários da Prefeitura.
Ernane citou que convidou alguns pecuaristas, entre eles, Jeferson Platzeck Estrela, Júnior Rainho, Manoel Marques Júnior, Armando Alves Júnior, mas nenhum deles quis aceitar.
Antes de fazer o convite a estes pecuaristas, Ernane mencionou que reforçou convite para que Emilson Soriano continuasse a frente da comissão, inclusive estendeu o convite a Chiquinho Azenha, vice de Emilson, e ambos recusaram.
O prefeito disse que a Faive ganhou uma dimensão em todo o Estado e hoje é uma festa reconhecidamente valorizada. Por essa razão, não admitirá, sob qualquer hipótese, que não venha a acontecer este ano. Lembrou que seu pai, quando prefeito, foi um dos pioneiros e incentivadores da feira, e não será agora, em sua gestão, que a feira deixará de acontecer.
Ernane garantiu que Prefeitura já dispõe de R$ 60 mil para serem gastos na contratação de shows. Lembrou que a festa ganhou notoriedade graças a união das entidades, clubes de serviços, lojas macônicas e comunidade em geral, além do trabalho realizado por todos os presidentes que passaram pela comissão da festa.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Olímpio e a Santa Casa

O deputado Major Olímpio (PDT) estará nesta quinta-feira na região. A visita visa manter contatos políticos em Bernardes, Anastácio, Mirante, Teodoro Sampáio, Presidente Epitácio e Venceslau.
Em Anastácio, Olímpio terá encontro com a provedoria da Santa Casa daquele município. Na pauta, uma indicação parlamentar de R$ 500 mil para atender a Santa Casa anastaciana.
Poxa, esse recurso poderia ser destinado para Santa Casa venceslauense, diriam os menos avisados.
Só para recordar: no ano passado, Olímpio fez indicação de R$ 210 mil para a Santa de Venceslau. O dinheiro veio como investimento para aquisição de equipamentos, mas voltou aos caixas do governo e virou custeio para pagar 13º dos funcionários do hospital, com crédito para o deputado Mauro Bragato (PSDB), que intermediou a vinda do recurso.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Reunião define futuro da Faive

Nesta sexta-feira, 05, uma reunião entre o prefeito Ernane e representantes de clubes de serviços, entidades, Associação Comercial e Sindicato Rural promete definir nomes que vão compor a nova comissão da Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau).
Alguns pecuaristas já foram consultados sobre a possibilidade de assumir a presidência da feira, no entanto os nomes não foram revelados de forma oficial.
Uma das possibilidades é que a comissão seja formada por representantes indicados pelos clubes do serviço, entidades, associação comercial e sindicato rural, com descentralização de comando.
Neste caso, haveria distribuição de tarefas para organização. Por exemplo, o sindicato rural cuidaria da parte da pecuária, a associação comercial seria responsável pela venda de espaço aos barraqueiros e stands comerciais, a Prefeitura, através do setor de Cultura, se encarregaria de contratar as atrações artísticas, assim por diante.
De qualquer forma, imagino que a feira deverá ter um presidente nomeado. Além disso, acredito que o CNPJ da Prefeitura será mantido para os contratos e demais obrigações exigidas para o evento.
É esperar para ver.