quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tratamento de esgoto: a bem da verdade

Depois de quase 09 anos, finalmente Presidente Venceslau conseguirá, com recursos do governo estadual, ter 100% do seu esgoto tratado. Esta semana, o prefeito Ernane Erbella anunciou que assinou convênio para elaboração do projeto executivo da 1ª etapa da obra, que é a construção da lagoa sul, que cobrirá 60% do esgosto despejado pelo município.
Até a administração Osvaldo Melo, que começou em 2001, pouco se falava na questão do tratamento de esgoto em Venceslau. Por justiça, é preciso registrar que, enquanto Osvaldo Melo esteve no poder, fez de tudo para que o município instalasse as duas lagoas agora anunciadas pela atual administração. Seu sucessor, o prefeito Malacrida, também se empenhou para que a obra fosse realizada na cidade, buscando recursos e apoio político para que fosse concretizada, sem êxito. Durante o mandato petista na Prefeitura de Venceslau, o discurso do governo tucano era de que o "Programa Água Limpa" não poderia atender Presidente Venceslau, uma vez que era destinado a cidades com até 20 mil habitantes, condição que preteria o município de receber os recursos. Bastou o poder local sair das mãos do PT que o discurso estadual mudou. Agora, o "Água Limpa" atende municípios com até 50 mil habitantes. Pelo menos isso foi alegado pelo prefeito Ernane para anunciar a construção das duas lagoas de tratamento de esgoto em Presidente Venceslau.
A postura do governo de São Paulo, nas mãos dos tucanos há mais de 15 anos, é que nos preocupa. José Serra, o principal nome do partido, é favorito para as eleições presidenciais de 2010. Durante o período em que o PT foi governo em Venceslau, o município foi boicotado sob todos os aspectos. Quer um exemplo: a Santa Casa. Não se podia repassar dinheiro para o hospital por estar sob intervenção da Prefeitura. Com a saida do PT do governo, o discurso mudou e o governo já vem sinalizando que vai repassar verba para a Santa Casa. Vão dizer que o prefeito Ernane devolveu o hospital à Irmandade, isto é fato. No entanto, o prefeito Malacrida, quando estava no poder, tentou devolver o hospital, mas sofreu resistência do mesmo grupo que hoje administra a Santa Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário