quarta-feira, 8 de julho de 2009

Poder que não muda

Encastelados no poder há mais de 15 anos, os tucanos, conforme pesquisa de intenção de votos para o governo de São Paulo, continuarão se revezando no Palácio dos Bandeirantes.
Na verdade, tudo começou com a eleição de Franco Montoro. Ele foi eleito pelo então MDB, no início dos anos 80, e tinha como um dos seus secretários José Serra, hoje governador. Montoro foi sucedido por Quércia, figura emblemática e um dos fundadores do MDB. Este, por sua vez, elegeu seu sucessor, Luiz Antonio Fleury Filho, já na fase pós reforma partidária.
Com as mudanças partidárias e o aparecimento de novas siglas - o MDB virou PMDB, foi criado o PSDB, PDS [hoje extinto], PL, o próprio PT, entre outras - o cenário político no Estado não sofreu muita alteração no comando do poder. Antes disso, o Brasil experimentou durante o golpe militar o bi-partidarismo; eram apenas ARENA e MDB; a eleição para governadores e presidente era indireta. Com a abertura política, os governadores passaram a ser eleitos pelo povo novamente. A eleição direta para presidente da República deu-se apenas em 1989, após grande mobilização da classe política e das massas.
Para não ter que dividir o poder com Quércia em São Paulo, Montoro, ao lado de Mário Covas e Fernando Henrique, acabou fundando o PSDB. Apesar da divisão de forças - insisto em afirmar que, na verdade, esse grupo político comanda São Paulo desde o início dos 80 - a única mudança foi o surgimento dos tucanos.
O que quero dizer com isso. É simples: o tucano Geraldo Alckmin, vice de Mário Covas por duas ocasiões, eleito governador em seguida, tendo ficado no poder por mais de 12anos, deve ser eleito novamente governador de São Paulo. E com certeza será apoiado pelo PMDB de Quércia.

2 comentários:

  1. Jamil, sobre esse tema lhe digo que daria para escrever um tratado de sociologia políitica e ficarmos somente na introdução. O Estado de São Paulo esta impregnado há decadas desse modelo que anestesiou o desenvolvimento. São Paulo é um locomotiva sem tração pois hoje é empurrada pelo resto do Brasil. Perdemos parte do PIB e parque industrial se desloca para outras regiões. Para o Brasil isso é bom mas São Paulo tem que oferecer alternativas a essa situação. Me assusta a possibilidade de continuarmos nas mesmas mãos....

    ResponderExcluir
  2. Já está mais do que na hora de mudar de mãos o poder no estado de São Paulo. O PSDB já provou que não morre de amores por esta nossa sofrida região do pontal do paranapanema, vide os presídios, os pedágios, a falta de investimento em infra estrtura, saúde, educação, etc..etc..

    ResponderExcluir