segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Debate na Band

O primeiro debate da eleição presidencial no segundo turno, ontem à noite, na Band, mostrou a candidata do PT, Dilma Rousseff, com tom mais vigoroso em relação ao candidato tucano, José Serra.
Dilma abordou o submundo da política, alimentado pelo grupo de Serra, em torno dos boatos que tentam confundir o eleitorado brasileiro, principalmente na questão religiosa e o aborto.
Por outro lado, Serra tentou repetir o bordão de que é o candidato mais preparado e que tem solução para resolver todos os problemas do país, criticando o que não fez quando foi ministro do Planejamento e da Saúde na era FHC.
No tema segurança, por exemplo, insiste em dizer que vai criar o Ministério da Segurança, onde considera esta ação solução para o problema da criminalidade. Diz que haverá uma força nacional para vigiar  nossa fronteira.
Com o salário que pagou aos policiais quando foi governador de SP imagino que essa força nacional será bem combativa (sic) e numerosa, pois haja homens para cercar toda fronteira brasileira.
Chegam a ser patéticas as promessas de um candidato que fala em aumento do salário mínimo para R$ 600,00, sem explicar como resolverá o problema da previdência; quando diz que dará 10% de aumento aos aposentados, sem atentar de onde buscará recursos no Orçamento; quando diz que vai criar o 13º para o Bolsa Família, quando por várias vezes pôs em dúvida o programa que tira milhões de brasileiros da fome.
Quem viu o debate observou  um cinismo explícito de Serra, que tenta fazer tipo para atrair eleitorado. Todos os professores, policiais civis e categorias do funcionalismo sabem como foram tratados pelo seu governo. Serra faz o papel de lobo em pele de cordeiro.
Dilma, ao contrário, mostra sinceridade e pés no chão, sem fazer promessa em vão. Tem equilibrio e conhecimento técnico dos problemas a serem enfrentados pelo Brasil nos próximos anos. Seus esclarecimentos no debate de ontem mostraram que conhece a fundo as principais questões e os gargalos existentes. É, sem dúvida, a mais preparada para ser Presidente. Só não enxerga quem não quer ver.

Um comentário:

  1. Foi "show" o debate! Mais agressivo devido às verdades ditas por Dilma, Serra suava frio, escorregando das indagações feitas por sua oponente. Ainda vai dar o que falar.

    Abraço!

    ResponderExcluir