sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Virada Cultural

A Secretaria de Estado da Cultura descentralizou projetos antes destinados à Capital, São Paulo. Um deles é o "Virada Cultural", que oferece durante 24 horas ininterruptas atrações musicais, teatrais e intervenções artísticas, entre outras.
Pois bem. Entre os dias 22 e 23 de maio, Presidente Prudente vai receber mais uma vez o projeto. Além de Prudente, outras cidades do interior, como Araçatuba, Assis e Marília, também promoverão o "Virada Cultural".
Municípios menores, do porte de Venceslau, ficam relegados. Ao meu ver, uma decisão equivocada, até porque os municípios maiores já dispõem de outras iniciativas e atrações culturais.
Por que não levar algumas atividades culturais aos pequenos municípios, descentralizando ainda mais as ações do projeto?
Os pequenos municípios, a maioria sem sala de cinema, teatro, espaços culturais, deveriam ser estimulados pelo governo, com uma política mais abrangente e menos elitista de promover cultura.
Acho que o modelo tucano para cultura em nosso Estado está muito longe das necessidades que temos. Não é atoa que os pequenos municípios cultivam o modismo imposto pela industria cultural, sem dimensionar o que é bom e belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário