terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Centro Cultural de Venceslau

Uma das obras mais importantes que considero na gestão Ângelo Malacrida é a criação do Centro Cultural, antes "Plínio Marcos", e agora "Salvador Lopes".
O mais importante ao meu ver foi a decisão administrativa de Malacrida de comprar um imóvel que estava praticamente abandonado em área nobre da cidade, para torná-lo como referência às manifestações culturais.
Ainda em seu governo, Malacrida transferiu a Biblioteca para lá, tirando-a de um imóvel alugado e de pouca ventilação, para transformá-la em um ambiente digno e com todas ferramentas necessárias para pesquisa, inclusive com a instalação de ifocentro.
Infelizmente, a atual administração cedeu aos apelos de um vizinho e acabou retirando do Centro Cultural um toldo construído no findar da gestão Malacrida. A idéia era utilizar o espaço - entre a biblioteca e o almoxarifado - como um Café Cultural com música ao vivo e local para oficinais culturais.
Malacrida também deixou pronto todo o projeto para ampliação da biblioteca e construção de um teatro.
Vejo agora que o prefeito Ernane assinou em São Paulo convênio para construção de um anfiteatro no Centro Cultural. O Estado deverá liberar R$ 150 mil. Por certo haverá contrapartida da Prefeitura, uma vez que o valor acima é insuficiente para atender ao projeto.
De qualquer forma, registro meu contentamento com a ação do prefeito Ernane e da DEC (Divisão de Educação e Cultura) por dar andamento para concretização do Centro Cultural, um sonho acalentado há anos pela comunidade e, principalmente, pelos amantes da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário