segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Responsabilidade de substituir Lula

 
Eleita a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff tem a árdua missão de substituir o presidente mais bem avaliado da história política brasileira.
Há um certo ceticismo por parte de alguns analistas quanto a capacidade de negociação política da nova mandatária do país, atribuição que era uma das marcas de Lula.
No entanto, Dilma, diferente do primeiro mandato de Lula, terá maioria na Câmara e no Senado.
Em relação a equipe de governo, a petista acomodará partidos da base, contentando a todos, sem discriminação. O principal foco do seu trabalho, como ficou claro em seu discurso após o resultado da eleição, será a erradicação da pobreza, com olhos voltados para a Educação, geração de emprego e políticas sociais de alcance a todos os brasileiros, fórmula experimentada por Lula e que gerou em 08 anos mais de 15 milhões de empregos, tirou 28 milhões de pessoas da pobreza e elevou 35 milhões à classe média.
No campo internacional, o Brasil continuará a ser um país aberto a todas demais nações, mantendo relações comerciais consistentes e abominando o monopólio e a favor das quebras de barreiras comerciais.
O mundo vive uma crise cambial, um resquício da crise que afetou a economia em 2008. O capital volátil é um componente que gera preocupação, no entanto o Brasil, no governo Lula, tem agido com atenção.
Acredito que não será diferente no governo Dilma, vez que a política econômica do governo Lula teve um viés com sustentação no mercado interno, com estílulo à geração de renda e consumo em alta. Daí, o fortalecimento das nossas indústrias e do setor produtivo se tornarem numa fonte geradora da instabilidade econômica.
O Brasil, com o pré-sal, tem todas as condições de se tornar uma das nações mais próspera do mundo. O sistema de partilha, com investimentos em Educação, Saúde, infraestrutura, cultura e políticas sociais, por certo nos dará o passaporte para o futuro, uma riqueza que será dividida entre todos os brasileiros.
Agora é Dilma, é a vez da mulher.

Um comentário:

  1. Jamil, também entendo que esse resultado, entre as duas opções que restaram, tenha sido a melhor,(ou então, menos ruim) para o nosso país. Porém, gostaria muito que no próximo governo, o PT conseguisse diminuir significativamente os escândalos que fizeram parte do último mandato. Com os avanços sócio-econômicos conseguidos durante a gestão de Lula, e o tão sonhado combate à corrupção, Dilma iria colher ótimos frutos de popularidade. Tomara que ela consiga. Ass:- O Eldoradense

    ResponderExcluir