segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Matando saudade

Ver e ouvir Paul MacCartney, ontem, na telinha da Globo, no show que o ex-Beatles fez no Morumbi para um público de 64 mil pessoas, aguçou minha saudade de menino-adolescente. Aprendi com minha irmã mais velha a ouvir e gostar dos Beatles. Tinha 09 anos quando vi, ao lado dela, o primeiro filme dos "Reis do Iê Iê", na tela do Cine Bandeirantes, em 1969. O filme "A Hard Day's Night", produzido em 1964, desfilou canções de sucesso do grupo, como "Can't Buy Me Love" e "If I Fell".
Na década de 70, já adolescente, como todos os fãs, fiquei extramamente triste e não compreendi a separação do Beatles. John, Paul, Ringo e George decidiram seguir carreiras isoladas. John se juntou a Yoko Ono, compôs outros sucessos, mas fez uma revolução ao ficar nú ao lado da mulher e pregar a paz mundial. Paul, com Linda MacCartney, sua primeira mulher, criou o grupo Wings, formado em 1971, e gravou canções lindíssimas, como "My Love". George seguiu carreira solo e emplacou sucessos como "Give Me Love".  Ringo se enveredou pelo cinema, uma antiga paixão, mas não abandonou a música, lançando vários discos, sem muito sucesso.
Na verdade, a essência dos Beatles sempre foi a dupla Lennon & MacCartney, autores dos maiores sucessos. Lennon tinha uma veia mais psicodélica de compor, enquanto Paul sempre valorizou a melodia e o refrão, o estilo que me agrada mais.
Uma canção gravada por Milton Nascimento homenageia John e Paul. "Para Lennon e MacCartney", composta por Marcio Borges, Fernando Brant e Lô Borges, traduz a influência que os Beatles geraram na turma mineira do "Clube da Esquina". Há outra canção, esta composta por Beto Guedes e Ronaldo Bastos, que não se conforma com o assassinato de Jonh Lennon. Em "Canção do Novo Mundo", Beto Guedes canta um sonho que não se apaga e as canções que na nossa memória vão ficar.... "um canalha mata um rei em menos de 01 segundo", diz a letra, referindo-se ao tiro que matou  John Lennon.
Gostaria de ter sido uma das 64 mil pessoas que viram o show em São Paulo. No entanto, agradeço a Globo a oportunidade de, mesmo na telinha, matar a minha saudade de adolescente.

Um comentário:

  1. JAMIL , VC É UM CARA DE BOM SENSO E MUITO BOM GOSTO TAMBÉM ,TANTO MUSICAL QUANTO FUTEBOLÍSTICO , GOSTA DOS BEATLES E É SANTISTA, É ISSO AÍ COMPANHEIRO PARABÉNS , ABRAÇO ...

    ResponderExcluir