quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Entidade que não une

Correta a avaliação da vereadora Denise Erbella (PT) sobre o pífio desempenho da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) nos últimos anos.
Uma entidade criada para alavancar os municípios e, consequentemente, o desenvolvimento na região, fica restrita a um esquema político de compadrio, sem força e expressão.
Não sei se a criação de uma outra entidade, reunindo apenas municípios do Pontal, como propõe a vereadora, terá algum efeito prático. O fato é que nossa região tem pouca representatividade e não é vista como oportunidade para novos investimentos.
Mais do que criar uma nova entidade é importante uma visão e um olhar diferente para a região. Desde a saída de empresas daqui que migraram para outros estados estamos refém dos presídios, alternativa que tivemos que engolir para gerar mão de obra.
Até a pecuária, com grande concentração de plantéis no passado, está concentrada no Mato Grosso do Sul. Os grandes criadores moram em São Paulo, mas tem seus rebanhos e terras no estado vizinho. Até emplacam seus veículos por lá, para fugir dos impostos mais caros em São Paulo.
A verdade é que estamos sob um mesmo modo de governar no Estado há quase 30 anos, se considerar o início do governo Montoro. Assistimos calados o desmonte na Educação, Saúde, Segurança desde então. No entanto a população continua votando nos mesmos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário