segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Conjuntura política local

Passadas as eleições que definiram novo presidente, governador, senadores e deputados, as atenções ficarão voltadas agora para a política local.
Sabe-se que a direção do PMDB, mais precisamente seu presidente Luiz Geraldo de Oliveira Galvão, anda contrariado por não ter sido consultado sobre as composições de governo logo após a eleição.
Por outro lado, as eleições deste ano criaram um desconforto para o prefeito Ernane, visto que o PSDB, seu aliado, considerou não ter havido por parte do prefeito venceslauense maior apoio às candidaturas tucanas.
Em relação a oposição, ainda é uma incógnita sobre qual será o caminho a ser traçado pelo PT, ainda dividido e com pouca mobilização.
A novidade que se vislumbra é o surgimento do PDT, com força total a partir da expressiva votação que o deputado Major Olímpio obteve por aqui nas últimas eleições. Já se fala que o partido estaria preparando uma mobilização em torno do ex-vereador e ex-candidato a prefeito Jorge Duran Gonçales.
Outra dúvida que aguça a curiosidade é saber se o prefeito Ernane vai querer a reeleição. Por ora, a sensação é que ele estaria descartando essa possibilidade.
Pelo que se vê, o quadro sucessório municipal ainda é incipiente para uma análise mais aprofundada. No próximo ano, mais precisamente no segundo semestre, é que teremos um quadro mais claro do que poderá ser e como vai se comportar a classe política local. Até lá, acredito que os partidos vão buscar o fortalecimento e maior identidade entre as poucas forças e lideranças que ainda restam no município.

Um comentário:

  1. Jorge Duran? Aprovadíssimo. É um cara combativo, dinâmico e que se assemelharia, em muito com o perfil político do Olímpio. Acho que é um bom nome. Creio que o PT, que na minha opinião encontra-se enfraquecido no contexto local, deveria pensar em compor uma chapa opositora, mas não encabeçá-la. Sinto por parte da população rejeição ao atual governo municipal, mas também com relação ao PT local. Portanto, compor uma força de coalizão opositora, talvez fosse a melhor forma do Partido dos Trabalhadores sobreviver politicamente por aqui. Ass:- O Eldoradense

    ResponderExcluir