domingo, 26 de setembro de 2010

Lula x imprensa

Nos últimos dias, acirrou-se a discussão Lula x imprensa. Digo, Lula x PIG (Partido da Imprensa Golpista).
A imprensa deve cumprir seu papel social, de informar, relatar os fatos e expressar sua opinião. Afinal, a Constituição garante o livre pensamento.
Com advento da Internet e proliferação de blogs, os sem-espaço na mídia se valem agora da web.
Recebo uma média 20 e-mails por dia, numa nítida campanha difamatória contra Lula e Dilma, muitos deles comentários e ilações que atentam contra a moral do nosso presidente, seus familiares, e também da candidata do PT à presidência da República.
Mesmo assim, em momento algum houve qualquer tentativa do governo de brecar ou de impedir essas manifestações, mesmo com sua honra vilependiada e desrespeitada.
Agora, quando Lula e Dilma resolvem fazer críticas ao comportamento de parte da mídia no processo eleitoral, atribuem isso como "restrição à liberdade de imprensa".
Ora, quanta hipocresia.
A crítica é válida para os dois lados. O direito de criticar é inerente a todos.
Nunca tivemos tanta liberdade de imprensa, a ponto de alguns confundirem liberdade com libertinagem.
A necessidade de se criar um Conselho Federal de Comunicação é iminente, não para controlar a informação e o direito do pensamento livre, como tentam induzir os contrários e que defendem os interesses da mídia corporativa, mas para fazer valer a ética e os princípios básicos do bom jornalismo, com a democratização e o fim do monopólio da informação.
Urge, sim, uma nova ordem de informação, centrada nos princípios democráticos e do livre pensamento, como prevê nossa Carta Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário