sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pesquisa eleitoral

Interesses políticos-partidários vêm provocando embate entre os principais institutos de pesquisas do Brasil.
Anteontem, o PSDB conseguiu na Justiça Eleitoral autorização para verificar o levantamento de dados realizado pelo Instituto Sensus, depois que foi divulgada pesquisa, realizada entre os dias 05 e 09 de abril, que aponta empate técnico entre Serra (32,7%) e Dilma (32,4%).
A origem da crise está no comportamento que a Folha de São Paulo, proprietária do DataFolha, passou a adotar logo depois que publicou pesquisa em que, diferentemente de todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas neste ano, os resultados apontaram o crescimento do pré-candidato do PSDB, José Serra, e estagnação da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Ao contrário também de uma tendência que o próprio Datafolha identificara um mês antes, de crescimento de Dilma e queda ou estagnação de Serra, os resultados publicados pelo instituto em 27 de março, duas semanas antes do lançamento da pré-candidatura tucana, apontaram outro cenário.
As diferenças incomôdas:
Instituto Datafolha (25/26 de março) >> Candidatos Serra 36% x Dilma 27%;
Vox Populi (30/31 de março) >> Serra 34% x Dilma 31%;
Sensus (5 a 9 de abril) >> Serra 32,7% x Dilma 32,4%;

Um comentário:

  1. Olá Jamil,
    Dias atrás fiz um comentário sobre a última pesquisa data-folha entre Serra e Dilma com dez pontos de diferença.
    Este comentário não foi publicado.
    Por favor peça para a pessoa que faz a edição do seu blog ser mais democrático, pois se mantiver esta postura de só publicar aquilo que interessa à ele, o publicado será o blog. Com esta atitude até eu que sou seu leitor deixarei de ser.
    Peça para seu auxiliar aprender com a postura jornalística do blog do toninho moré que publica tudo, inclusive as críticas que recebe.

    ResponderExcluir