quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O que esperar de 2010?


Estamos entrando num novo ano com muitas incertezas. Será um ano atípico, com eleições e Copa do Mundo.
Não há como negar que em ano político sobram promessas, pois escolheremos novo presidente, novo governador, senador, deputados, estaduais e federais.
Em relação aos candidatos da região há pouca novidade. Os que estão no poder pretendem buscar nova eleição.
Bragato (PSDB) tentará seu 8ª mandato com deputado estadual, com grande possibilidade de continuar na Assembleia. Confesso que gostaria de ver Bragato atuando na oposição no parlamento paulista. Desde que se tornou deputado sempre esteve ao lado do governo, começando por Franco Monteiro, Orestes Quércia, ainda no PMDB, Mário Covas, Alckmin e, agora Serra, no governo tucano.
Ed Tomas (PSB), que cumpre seu primeiro mandato na AL, é outro nome da região que buscará a reeleição. Faz um trabalho tímido no parlamento, onde sua maior contribuição é de ajuda às Apaes.
No campo Federal, o Dr. Talmir (PV) buscará sua primeira reeleição. Não será uma tarefa nada fácil, caso se confirme a candidatura do promotor de Justiça Nelson Bugalho para a Câmara Federal, pelo PSDB. Com certeza, os dois dividiriam voto na região.
Adriana Rodrgues, mulher do Dr. Talmir, já anunciou que sairá candidata a uma vaga na Assembleia Legistiva. É uma aposta nova para a região, que ainda não elegeu nenhuma mulher a cargos proporcionais.
Tudo indica que o único candidato da terra será o deputado Major Olímpio, que tentará sua reeleição pela primeira vez, com muita chance de continuar na Assembleia. Olímpio, que tem votos em todo o Estado de São Paulo por sua atuação em defesa dos policiais militares e de outras categorias na área da Segurança Pública, desta vez concorrerá pelo PDT. Ele deixou o PV recentemente por ter sido a única voz discordante do partido em relação à política tucana no Estado de São Paulo. Olímpio, pelo trabalho que faz em prol de Venceslau, deve ser o mais votado no município.

3 comentários:

  1. Meu amigo Jamil, a primeira vez que o Bragato foi eleito, o governador de Sao Paulo, era Paulo Salin Maluf, não André Franco Montoro portanto, em seu primeiro mandato de deputado Bragato era oposiçao ao governador.

    ResponderExcluir
  2. Bragato foi eleito pela primeira vez em 1978, mas o governador da época não era Paulo Maluf e sim Paulo Egydio Martins. Toda história política de Bragato e sua ascensão está ligada em ser situação. Quando foi eleito em 1978, Bragato era do PMDB, e Paulo Egydio foi governador indireto, portanto indicado pelo Regime Militar. Bragato, como todos de bom senso da época, defendiam a redomocratização do país.
    O que quis dizer é que Bragato, desde Montoro, tem atuação ligada ao poder paulista.
    É isso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Jamil que sabe das coisas, o Bragato já tá em tempo de dar adeus a Ass. Legislativa e cuidar das "crianças", se é que me entenderam!

    ResponderExcluir