É inegável que o apoio de Lula para realização da Olimpíada no Rio foi decisivo para escolha da cidade-sede.
O presidente brasileiro mostra a todos os seus opositores que, acima dos interesses políticos, está a soberania do país.
O Brasil, em tempo algum, galgou tão importante papel no cenário mundial.
Está prestes a ingressar entre as cinco principais economias do mundo.
Deixou de ser o país do futuro para ser o país das realizações, o que faz aumentar a auto-estima de todos nós brasileiros.
Criticam-se o legado do PAN e os gastos para organizar a Olimpíada. No entanto, ignoram que o Brasil vai dar um salto e lucrará com a Olimpíada, através do turismo, construção civil, que gerará milhares de empregos e melhorias na infra-estrutura, e melhoria na segurança da cidade que é considerada hoje uma das "maravilhas" do mundo.
A escolha do Brasil para sediar a Olimpíada de 2016 é também reflexo da política adotada pelo presidente Lula em relação à economia e ao papel que o país representa hoje para as relações com outros continentes e outras nações.
Lula tinha que chorar mesmo, após a anúncio que confirmou o Rio como a "capital do mundo" em 2016. Ele sabe o quão representa esta escolha.
Não há como negar o carisma de Lula. Nesses dois ultimos anos em suas viagens tem vendido muito bem a imagem do BRasil e reforçado posições para qua chegassemos hoje a posição de primeiro pais da América Latina a realizar um Olimpiada. O Rio de Janeiro, cidade das contradições, assim como Barcelona poderá ser outra após os jogos. Investimentos massivos serão realizados na infra estrutura da cidade: transporte, redes de comunicação, hotelaria, hospitais e a Vila Olimpica devera contribuir na melhoria das condições de habitabilidade do Rio. Havera investimentos públicos e privados que transformaram aquela maravilha de cidade.
ResponderExcluirFoi um trabalho competente da equipe do COB, mas o carisma de Lula tem feito a diferença.
Retifico o comentário quando disse América Latina, ja que os Jogos Olimpicos de 1968 foram realizados na cidade do México. Na verdade o Rio e o Brasil sediam os jogos pela primeira vez na América do Sul. ( desculpem)
ResponderExcluir