A escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016, se por um lado resultará em melhorar a infra-estrutura, por outro deixa um questionamento.
Vendo neste domingo (11) as cenas de um incêndio numa favela de São Paulo, pergunto: não seria mais correto aplicar o dinheiro que se gastará para realizar a Copa do Mundo e as Olímpiadas para construção de moradias seguras, evitando-se que novas tragédias ocorram?
No Rio, há muitas favelas e casas construídas em morros e áreas de risco. Por que os governantes não investem em moradia digna? Por que expor pessoas desprotegidas de melhor sorte?
O governo Lula implantou muitos avanços sociais, mas entendo que o "Programa Minha Casa, Minha Vida", criado para resolver o déficit habitacional, ainda não saiu do papel. As dificuldades para obtenção de financiamento ainda permeiam junto às instituições financeiras.
O governo, ao invés de abrir linhas de crédito que às vezes acabam se tornando inacessíveis por conta da burocracia, deveria implantar um grande mutirão no país para construção de casas populares, tornando digna a vida de centenas de milhares de famílias.
O Brasil deu um salto como economia mundial, mas ainda é incipiente em muitas coisas básicas, como Educação, moradia, transporte, segurança e infra-estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário