terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A culpa é do governo federal

A Santa Casa de Venceslau, conforme reportagem exibida nesta noite de terça-feira pela TV Fronteira, afirma não ter dinheiro para pagar os salários dos funcionários e médicos, e atribui o atraso do pagamento ao governo federal que não teria feito repasse.
Então, imagino que todos os hopitais que dependem de repasse do governo federal deveriam estar na mesma situação que a nossa Santa Casa, ou não?
Qual é a razão para a falta de repasse?
Ou a razão é a falta de gestão?
Não adianta culpar a prefeitura em relação ao pronto-socorro, pois o município repassa mais de R$ 100 mil.
Cadê as emendas parlamentares de ajuda ao hospital?
Já ouvi médico dizer que tem saudade do tempo da intervenção.

3 comentários:

  1. Senhor Jamil, pela primeira vez estou lendo o seu blog e quero responder as suas dúvidas tendenciosas, dizendo desde já que um bom profissional de imprensa que deve ser imparcial. As minhas opiniões são baseadas em fatos verídicos e não tendente a defender o idefensável como o que o senhor faz defendendo o partido do P.T.....
    A matéria publicada pela TV Fronteira é tão verdadeira como a que está no site da FEHOSP, 1º
    com o titulo SUS PODE ENTRAR EM COLAPSO, publicado no dia 15/12/2010 pela Confederação das Santas Casas e a 2ª no dia 13/12/2010 TESOURO NACIONAL ATRASA PAGAMENTO E SUS PODE ENTRAR EM COLAPSO, A situação de caos por que passa o SUS pode agravar ainda mais neste mês de dezembro, conforme revelou o Deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), portanto vamos então às respostas:
    1- Todos os hospitais deveriam estar na mesma situação, veja bem que se os mesmos não estão na mesma situação é por que as Prefeituras dos municípios tem participado com adiantamento de repasses.
    2- A razão pela falta de repasse deveria ser questionada por este jornalista aos mandatários deste País que devem ter extrapolado nos gastos, pois desde 2008 que não houve aumento dos repasses e estes recursos já estavam no orçamento. Afirmo que não houve nenhum gasto a mais nesses 5 anos em que trabalho na Santa Casa e que a mesma nunca recebeu um só centavo de emenda parlamentar do Governo Federal que tanto este reporte defende.
    Quanto à falta de Gestão da Santa Casa quero dizer que a mesma está aberta para qualquer questionamento, inclusive com o nosso setor de compras por exemplo que faz cotação a mais de 20 distribuidoras para que possamos reduzir os custos. Um dos principais desafios que essa atual Gestão da Santa Casa enfrenta é pelo fato de atender ao famigerado SUS que tem a capacidade de pagar à Santa Casa a bagatela de R$ 0,63 centavos para atendermos um paciente com uma simples cólica renal, onde o paciente é medicado no minimo com l amp. buscopam, 1 amp. plamet, 1 agua distilada, 1 seringa, 1 agulha e isto quando não é necessário uma dolantina.
    Quanto ao Pronto Socorro, aconselho ao Senhor procura se informar quanto que os outros municípios gastam com este tipo de atendimento. Somente para facilitar dê um pulo a Dracena e verifique pessoalmente qual o repassa dequele município quanto a esse tipo de atendimento.
    Admiro o jornalismo quanto o mesmo é imparcial, vamos ser profissionais e esquecer nossas paixões politicas.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, devo esclarecer que não afirmei e sim indaguei a respeito do assunto, depois de assistir a reportagem da TV Fronteira. Minhas indagações, aliás, são pertinentes e reflentem o que se comenta na cidade, inclusive por médicos que atendem na Santa Casa.
    Sobre a falta da gestão, questionamento elencado no blog, foi suscitado por um conceituado médico da cidade em "off" a este jornalista que o senhor julga estar a serviço do PT e não ser imparcial.
    Acho que a Prefeitura vem cumprindo com a parte dela para manutenção do pronto-socorro e, caso a Santa Casa considere não ser suficiente, deveria, então, pedir aumento ou então recusar o serviço.
    Devo dizer que em momento algum defendi partidos ou posições políticas. Portanto, sua assertiva a respeito de minhas preferências políticas não deve escamotear os graves problemas que o hospital enfrenta. Ao contrário, deve servir de base para expor o que vem acontecendo e procurar ajuda de quem é de direito.

    ResponderExcluir
  3. QUE SAUDADE DA SANTA CASA NAS DECADAS DE 80/90 ONDE A GENTE TINHA UM HOSPITAL QUE REALIZAVA VARIAS CIRURGIAS, ERA O POLO REGIONAL DE SAUDE, VARIOS MÉDICOS.INFELISMENTE HJ VEMOS UM JOGANDO A CULPA NO OUTRO E O OUTRO JOGANDO A CULPA NO UM.
    VAMOS UNIR FORÇAS PARA MELHORAR, BUSCAR RECURSOS NOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
    ANTES OUVIA DIZER QUE NÃO VINHA VERBA NEM APARELHOS DEVIDO A INTERVENÇÃO E HJ NÃO VEM PORQUE ALGUEM PODE ME RESPONDER??????????

    ResponderExcluir