sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O jornalismo está de luto

Surpreso e triste. Foi assim que me senti ao saber do encerramento das edições do Jornal Oeste Notícias, nesta quinta-feira. Como profissional da área, lamento a decisão dos proprietários de pôr fim a um jornal que teve um papel fundamental para mudar a história da imprensa regional.
Antes do Oeste tínhamos uma prática jornalística atrelada aos interesses corporativistas, uma redação viciada e segregada ao capital, onde o mais importante não era a notícia e seu poder transformador e, sim, o lucro, a passividade dos editores diante de problemas cruciais que se apresentavam na sociedade. Uma época em que a ética jornalística era aviltada e, literalmente, estava fora do contexto de editores e patrões.
Além de ser um paradigma de transformação na imprensa da região, o Oeste Notícias abriu as portas para muitos profissionais e iniciantes do jornalismo via universidade. Ousou na diagramação, na forma e no conteúdo, criou seu manual de redação, fustigou políticos, caricaturou a prática do toma-la-da-cá, ilustrou o desejo de muitos e a desgraça de poucos, mexeu com os poderosos, atravessou fronteiras e, com certeza, encerra seu tempo “combatendo o bom combate”.
Solidarizo-me a todos os profissionais que fazem deste mister uma imprensa livre, democrática e transformadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário