quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um ano de marolinha

Quando Lula afirmou que a crise econômica mundial seria uma "marolinha" para o Brasil, os seus críticos e boa parte da mídia purgaram nosso presidente.
Pois bem, nesta quinta-feira leio no "Le Monde", um dos principais jornais da Europa, que Lula estava certo.
O Brasil dá lição aos demais países sobre como enfrentar a crise. Lembro-me que em dezembro, no auge da crise, Lula pediu à população que não parasse de consumir.
Mais tarde, baixou várias medidas, inclusive lançou um dos maiores planos de seu governo - "Minha Casa, Minha Vida", para estimular o setor de construção civil.
Ah! O nosso presidente "analfabeto" também baixou o IPI dos carros e, assim, conseguiu fazer com que o setor continuasse a crescer e desovar os estoques, fomentando a manutenção do emprego.
Está difícil de a elite assimilar que um simples metalúrgico, arrimo de família, vindo do nordeste no "pau-de-arara", esteja conseguindo fazer o que os outros presidentes não realizaram: tornar o Brasil um país respeitado, forte e com maior distribuição de renda, através dos programas sociais.
Não dá para comparar Lula com os demais. Temos o melhor presidente do Brasil em toda sua história.

Um comentário:

  1. Belo texto Jamil. Não em cima de suposições mas de dados e de análises isentas da midia internacional.Quando nosso plano de governo falava em fortalecimento do mercado interno a elite e a grande meidia criticava. Quando nossas relações comerciais se diversificaram e abominanos a ALCA a grita dos neoliberais foi grande.Tudo que o governo LULA construi de bom diziam que era reflexo de FHC, e quando a crise mundial nos rondou pregaram o apocalipse. Conversei a poucos dias com um amigo do Itamaraty que me disse do respeito que o Brasil adquiriu nos foruns internacionais a partir da gestão do Lula. E o "cara" era analfabeto, nordestino, sem formação universitária
    A elite brasileira definitivamente esta sempre na contra mão..

    ResponderExcluir