Tenho acompanhado o trabalho realizado pela imprensa regional e, confesso, que apesar da evolução gráfica e de textos mais concisos, continua praticando um jornalismo subserviente aos interesses econômicos e políticos.
A pauta sempre vai na mesma direção, dispensando assuntos de maior relevância e, principalmente, desfavorecendo a prática do jornalismo investigativo.
São releases, matérias direcionadas pelas assessorias de imprensa, pautas de redação e não de reportagens, pouco suíte e muito aspa.
O curioso é que a região contempla duas faculdades de jornalismo. Isto deveria ser um fator para melhorar a qualidade dos textos e das pautas, fato que, infelizmente, não ocorre.
Urge um novo modelo de jornalismo, mais agressivo, mais próximo da realidade do leitor e menos comprometido com os interesses hegemônicos.
É lamentável a como se tem feito jornalismo por aqui. Subserviente, atrelado, dependente de recursos públicos, parcial. Pobre população que vive desinformada, pois houve versões e não noticias reais.
ResponderExcluirCrítica louvável. Podemos dizer o mesmo dos governos do PT nos últimos 8 anos em Presidente Venceslau. Subserviente, atrelado, dependente de recursos públicos, parcial e incompetente. Presidente Venceslau antes PT, a segunda da região. Pós PT, a quinta. Olhem quem fala.
ResponderExcluir