quarta-feira, 27 de março de 2013

Duran quer Faive de "qualquer jeito"

Pelo que pude apurar junto a pessoas próximas ao prefeito Duran, a Faive será realizada este ano "de qualquer jeito". A possibilidade de não acontecer em 2013 está praticamente descartada, uma vez que Duran teme ser criticado por isso, levando em conta que a feira foi um tema muito abordado em sua campanha eleitoral.
Como Emilson e companhia não vão assumir, pelo menos esse ano, a comissão organizadora, Duran deverá colocar o "plano B" que diz ter para organizar a festa.
Comentários surgidos essa semana dão conta de que a feira ocorrerá com acesso gratuito, inclusive nos  principais shows, e ainda serão praticados preços populares nas bebidas, comidas e demais atrações.
É esperar pra ver.

domingo, 17 de março de 2013

Tragédia anunciada?

A tragédia registrada no final da tarde de ontem em Venceslau, que vitimou uma mulher de 38 anos, na confluência da Vila Luiza e Parque São Jorge, denota uma realidade: a falta de planejamento para construção de moradias e loteamentos em determinados pontos da cidade.
Responsabilizar poder público, engenheiros, neste momento, é querer tapar o sol com a peneira. Pagamos um preço pela ausência, já há alguns anos, de um plano diretor para crescimento ordenado do município, sem riscos e tragédias como a de ontem.
Ouvi dizer da boca dos moradores mais antigos que o local onde houve o desabamento era uma erosão no passado, que teria sida tapada com galhos de árvores, entulhos etc. O apodrecimento orgânico do material, como galhos, principalmente, teria fragilizado a compactação do terreno, tornando-o muito fofo e vulnerável as interpéries do tempo.
Não sou engenheiro ou técnico no assunto, mas acho que as autoridades do município deveriam fazer um diagnóstico detalhado dos pontos vulneráveis que a cidade apresenta, para verificar se há situações semelhantes a da tragédia de ontem.


sexta-feira, 15 de março de 2013

Caso das bolsas enviadas pela UNIFADRA

Vi e até compartilhei nas redes sociais que a UNIFADRA Dracena disponibilizou mais de 100 bolsas de estudo, via FUNDEC, para as cidades da região. Segundo relato de Andréia Previtali, que se interessou por uma das bolsas para o curso de Arte, seriam 17 para Venceslau, com 50% de desconto. Nas redes sociais, Andréia menciona que não houve publicidade por parte da Prefeitura para divulgação das bolsas, estranhando o fato. Disse que, depois de muito diálogo, conseguiu junto ao secretário de Educação, Sebastião Erculiani, a assinatura para obtenção da bolsa.
Veja o que disse Andreia em seu post no Facebook sobre o assunto: "Que palhaçada heim Venceslau, o FUNDEC manda bolsa pra cidade e o Prefeito manda deixar o envelope guardado dentro do armário da Secretaria da Educacao e Cultura?! Poxa, que incentivo à educacao? Que orgulho dessa adm! Agora eu entendi pq meu projeto nao foi aprovado. É a gestão que é falha e não trabalha para o povo. Gente, uma faculdade oferece bolsas de 50% para o municipio e isso fica guardado no armario? Essas bolsas deveriam ter sido divulgadas na imprensa local para quem tivesse interesse!".
Com a palavra o secretário de Educação Sebastião Erculiani e o prefeito Jorge Duran.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Demora para escolha da comissão compromete Faive deste ano


Até agora o prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, não nomeou a comissão que vai organizar a Faive deste ano. Estamos caminhando para abril e, tradicionalmente, a feira se realiza na última semana de agosto. Portanto, o tempo urge para um evento que alcançou grande magnitude nos últimos anos.
O que se sabe é que Duran aguarda resposta do convite que fez a Emilson, ainda em fevereiro.
Nos bastidores se comenta que Emilson só diria “sim” para o novo desafio no caso de os demais membros que estiveram ao seu lado aceitassem também. No entanto, Chiquinho Azenha, que foi vice-presidente em todas as comissões presididas por Emilson, estaria reticente
Diante do impasse, não seria melhor a Faive não ser realizada este ano, ganhando um fôlego, para voltar com tudo em 2014?

segunda-feira, 11 de março de 2013

Celso Viáfora prepara no CD

O compositor paulistano Celso Viáfora passou rapidamente por Venceslau na última sexta-feira. Pude conversar com ele e saber das novidades de sua carreira musical. Anunciou que está preparando a gravação de um novo disco, desta feita uma trilha-sonora do primeiro livro que pretende lançar brevemente. Ao acessar o livro via e-book, o internauta poderá ouvir as canções.
Segundo Celso, as composições do novo trabalho "são mais densas", com arranjos para instrumentos de cordas. O disco será gravado no estúdio do também músico e compositor Rafael Altério, e deve ser lançado nos próximos meses.
Celso contou também sobre o trabalho de Pedro Viáfora, seu filho. Pedro é um dos membros do grupo Cinco a Seco, que reúne novos e promissores músicos da nova MPB, entre os quais, Dani Black, Vinícius Calderoni e Pedro Altério.
A nova novela das 18h00 da Globo, "Flor do Caribe", traz uma das composições do grupo em sua trilha sonora.
É oportuno conferir a obra do Cinco a Seco em meio a tanta porcaria que se ouve por ai.

terça-feira, 5 de março de 2013

PPS tem nova executiva provisória

O vereador Raphael Balhestero agora é quem dá as cartas no PPS de Presidente Venceslau. Álvaro Carlos da Silva perdeu espaço no partido e deve deixar a sigla nos próximos dias.
Balhestero, o vereador mais votado nas últimas eleições, informou que a comissão provisória está constituída da seguinte forma: Raphael Balhestero - Presidente; Edson Piccinin - Tesoureiro; Carlos Gonçalves Ferreira, Cristina Scarcelli Moré Balhestero, Dilson Leite, Djalma Leone, Emilson Soriano, Irene Maria Matias Correa, João Paulo Arfelli Rondó, José Antonio Casco Neto, José Lima e Silva, Luiza Nunes Bernardes, Osvaldo Casari, Otacílio Roberto Pinto e Telma Rosena Cassin - como membros.
"A partir de agora a democracia norteará o destino do partido na cidade e realizará em breve uma reunião para discutir assuntos de interesse do partido visando a criação do Diretório Municipal. Todos os membros da comissão provisória e os demais filiados terão voz no partido. Estou Presidente da Comissão Provisória e o meu nome para continuar a frente do partido será submetido ad referendum dos demais membros", afirmou Raphael.