terça-feira, 31 de julho de 2012

Promotor recorre contra Cola e Rodrigo

O promotor eleitoral da Comarca de Presidente Venceslau, Ricardo Salvato, decidiu recorrer da decisão da juíza em favor dos vereadores João Cola (PMDB) e Rodrigo Monteiro (PSDB). Ele interpôs pedido de impugnação junto ao Tribunal Regional Eleitoral. A ex-vereadora Luiza Nunes (PPS), por ter presidido a Câmara antes do advento da Emenda Constitucional nº 50, que veda o pagamento de “jetons”, ficou livre do questionamento do promotor.
O vice-prefeito João Monteiro (PSDB) também se livrou do pedido de impugnação feito pelo diretório do PT em Venceslau. A juíza eleitoral Sizara Corral de Area Leão acatou recurso da defesa e liberou o registro para que Monteiro participe das eleições.
Apenas para registro: Luiza, Cola e Rodrigo tiveram as contas rejeitadas quando presidiram a Câmara de Presidente Venceslau entre 2005 e 2008, em razão do pagamento de "jetons" para as sessões extraordinárias.





segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os jingles e a campanha eleitoral

Com certeza, esse “post” vai gerar polêmica em razão do que penso sobre os “jingles” nas campanhas eleitorais.
Primeiro, reitero que músicas apropiadas de outros autores, sem autorização prévia e pagamentos devidos, não são “jingles”, mas sim adaptações de uma “obra” já existente, uma espécie de paródia.
O uso de melodia conhecida com letra adaptada ao candidato se constitui numa prática recorrente em todo o Brasil. No interior, ela fica ainda mais evidente, visto que não há quem fiscalize.
Os “jingles” eleitorais, na verdade, são criações próprias para uma campanha, com letra e melodia elaboradas para este fim. Além de respeitar e valorizar os criadores, os “jingles” eleitorais sintetizam uma visão mercadológica própria, específica, independente do gênero musical que venha a se utilizar para criação.
Quem não se lembra do jingle da primeira campanha de Lula para presidente – com o refrão “Lula lá, brilha uma estrela”, ou mesmo o “jingle” que fez Paulo Maluf ser eleito prefeito de São Paulo – “São Paulo é Paulo porque Paulo é trabalhador”.
Abomino quem se apropia de músicas não autorizadas e fazem delas motes de campanhas eleitorais, não tendo nem o cuidado de contratar músicos ou mesmo elaborar novo arranjo, recorrendo aos “midi” baixados na Internet.
Este tipo de ação contribui para desvalorização do trabalho de quem cria e ao mesmo tempo para burlar o direito de propriedade do que já foi feito.

Campanha eleitoral em em PV ‘esquenta’ a partir de amanhã


A campanha eleitoral para as eleições municipais em Presidente Venceslau deve ganhar maior propagação a partir desta terça-feira, 1º de agosto. Os dois candidatos a prefeito – Ernane Erbella (PMDB) e Jorge Duran (PDT) – até então vinham se organizando e montando comitês de campanha.
A assessoria de Duran, da coligação “Venceslau merece mais”, formada ainda pelos partidos PT, PP, PSB, PRB, PCdoB e PR, informou que a campanha do candidato com carros de som e distribuição de material começará na terça-feira.
O prefeito Ernane Erbella, da coligação “Venceslau no rumo certo”, que tem apoio do PSDB, PV, PPS, PTB, DEM e PSD, já está com carro de som na rua, inclusive utiliza a música “Eu quero tchu, eu quero tcha”, da dupla João Lucas e Marcelo, com letra adaptada para o candidato.
Sobre a realização de comícios, nenhuma das duas coligação definiu a programação. O que se sabe é que serão poucos comícios e mais mini-comícios.
Nos comícios há o envolvimento de maior estrutura de som, espaço e cabos eleitorais. Já os mini-comícios têm menor estrutura e funcionam para bairros menos populosos.
A propaganda eleitoral no rádio, que começa no dia 21 de agosto, será um componente importante para conhecimento das propostas dos candidatos. Até agora, nenhum deles apresentou o que pretendem fazer em caso de vitória nas eleições.
Por ora, o prefeito Ernane divide suas atividades despachando na Prefeitura com visitas a bairros e eleitores. Duran, por sua vez, faz reuniões com candidatos a vereador e eleitores nos bairros e zona rural.
Em relação aos candidatos à Câmara Municipal, a distribuição de “santinhos” vem ganhando as ruas e comércio.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Às vésperas das eleições, gestão Ernane intensifica obras na cidade

A pouco mais de 60 dias para as eleições municipais, a gestão  Ernane Erbella (PMDB) está intensificado obras e ações em Presidente Venceslau.
Uma delas é a ampliação da galeria na avenida Princesa Isabel, em frente aos Pizzo's Pizza, eliminando transtorno em época de chuva.
Na Morada do Sol, a Prefeitura está acelerando as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro, um investimento de R$ 200 mil com recursos do governo Federal.
Na avenida Antonio Marques da Silva, a Prefeitura está ampliando a rede de captação de dejetos residenciais. O objetivo é diminuir a existência de esgoto a céu aberto nas proximidades da avenida.
No setor da Educação, a Prefeitura anunciou a entrega de mais cinco novas DVDtecas para as escolas da rede municipal, e ainda a aplicação de curso de formação continuada para os professores da rede.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Decisão sobre pedidos de impugnação expira em 05 de agosto

A Justiça Eleitoral tem até o dia 05 de agosto para julgar os pedidos de impugnação de candidatos nas eleições municipais.
Em Presidente Venceslau, além do vice-prefeito João Monteiro (PSDB), a juíza eleitoral Sizara Corral de Area Leão analisará pedidos de impugnação contra os vereadores João Cola (PMDB) e Rodrigo Monteiro (PSDB), e também da ex-vereadora Luiza Nunes Bernardes.
Os três tiveram contas rejeitadas quando presidiram a Câmara de Presidente Venceslau em razão de pagamento de "jetons" para sessões extraordinárias.
O vice João Monteiro é que tem situação mais confortável. O promotor eleitoral Ricardo Salvato já deu parecer pelo registro da candidatura.
Há quem afirme que a situação de Cola, Rodrigo e Luiza é bastante complicada, com possibilidade de os três serem impugnados.
Mesmo com a formalização de acordo com a justiça para devolução dos "jetons", este fato não descaracteriza a improbidade dos atos administrativos, segundo advogados e especialistas no assunto.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Promotor deu parecer favorável a João Monteiro

O promotor eleitoral da Comarca de Presidente Venceslau, Ricardo Salvato, deu parecer favorável para o registro de candidatura do vice-prefeito João Monteiro (PSDB), que tenta reeleição em dobradinha com o prefeito Ernane Erbella (PMDB).
No entanto, a decisão sobre o pedido de impugnação, feito pelo diretório municipal do PT, virá da juiza eleitoral, Sizara Corral de Area Leão, que deve ocorrer até 05 de agosto.
Monteiro, de acordo com o PT, não teria se descompatibilizado "de fato e de direito" de funções que exercia como presidente do Febom (Fundo dos Bombeiros), secretário de Obras e Serviços da Prefeitura e vice-presidência da Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau).

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Saudades do disco de vinil

Aquele chiadinho tão peculiar nos discos de vinil deixou saudade, pelo menos para mim. Sem querer comparar qualidade com a era digital, mas os discos em vinil tinham um charme e despertava um olhar diferente em prol do artista ou compositor.
Era a marca de um trabalho, minucioso, cirúrgico, feito com detalhes, que durava meses, às vezes, 01 ano. Hoje se grava um CD em poucas horas, com possibilidade de distribuição no dia seguinte.
Ter um ‘home-estúdio’ se tornou fácil. Basta um bom programa de gravação no computador, uma placa de som de boa qualidade, um microfone com condensador e mesa de som com alguns canais.
Músicos, pra que músicos? Existem os “samples”, sons de instrumentos que fazem o acompanhamento, seja que ritmo for, timbre, sonoridade, bastando apenas que se domine o programa e que tenha um mínimo de conhecimento musical.
A tecnologia cada vez mais substitui o homem e, assim, cada vez menos temos gente tocando e mais botões e cliques sendo teclados. Mesmo quem não cante tão bem, desafine, consegue se lançar no mercado. Só vamos perceber a qualidade quando escutamos ao vivo. Mesmo assim, com os vários recursos, a percepção é restrita aos que conhecem do riscado.
Voltando aos discos de vinil, veio na minha lembrança de juventude o Zé Carioca, uma loja que comercializa os lançamentos em Venceslau dos anos 70. Quando chegava algum, a funcionária tinha o cuidado de retirar da capa para que pudéssemos ouvir as músicas, havia a delicadeza para não riscar, recolocar no lugar, enfim, o disco voltava para a prateleira.
Época em que Roberto Carlos lançava a cada Natal um novo disco. Era presente certo para o namorado, marido, esposa, amigo, parente, a rádio fazia o merchandising que ajudava nas vendas.
Não era muito fã do Roberto, preferia Chico, Caetano, Gil, Djavan, que também vendiam bem, principalmente para a turma mais antenada da MPB.
Com o advento dos CDs e da digitalização, os vinis desapareceram e hoje são relíquias, sendo encontrados em lojas especializadas, principalmente nos grandes centros.
Nos anos 90, uma rádio local se desfez de toda sua discoteca de vinil, que era considerada uma das maiores do interior. Os exemplares foram arrematados por um preço vil. Houve na época quem reclamasse, mas o dono pouco se importou, desfez da coleção e entregou ao comprador.
Tenho curiosidade em saber que fim esses discos tiveram.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eleições frias, literalmente

Não é só a baixa temperatura que permeia nossa urbe. As eleições municipais em Venceslau continuam frias, sem calor e de pouco movimento.
Dos candidatos para a Câmara Municipal, Raphael Balesteiro ou Rafhael do Fórum, do PPS, é exceção. Está com campanha na rua e na mídia impressa.
Nem os candidatos a prefeito botaram o bloco na rua, a não ser visitas a locais e bairros para conversar com moradores.
Imagina-se que a campanha em Venceslau esquentará mesmo a partir de meados de agosto ou quando começar a propaganda eleitoral nas emissoras de rádio, que se inicia em 21 de agosto.
Até lá, a expectativa fica por conta da decisão da justiça eleitoral sobre os pedidos de impugnação.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pedidos de impugnação surpreendem eleitores em PV

Os pedidos impugnação registrados contra o vice-prefeito João Monteiro de Souza (PSDB), que busca reeleição na dobradinha com o prefeito Ernane Erbella (PMDB), foram recebidos com surpresa pelos eleitores com quem este blogueiro conversou.
Os vereadores João Cola (PMDB) e Rodrigo Monteiro também tiveram pedidos de impugnação, provocados pelo Ministério Público.
No caso do vice João Monteiro, foi o diretório do PT quem pediu a impugnação, alegando que ele não se descompatibilizou "de fato e de direito" de três funções que vinha exercendo na Prefeitura, entre os quais, a de secretário de Obras e Serviços.
Na representação, os petistas mencionam documentos e matérias jornalísticas enviadas pela assessoria de imprensa e publicadas no site da Prefeitura em que Monteiro estaria "despachando" como secretário de Obras após o periodo exigido para descompatibilização.
O prefeito Ernane disse ao jornal Tribuna Livre, cujo teor foi publicado na edição desta terça-feira, na página 03, que não há nada de irregular com seu vice e que todos os decretos para descompatibilização em favor de João Monteiro foram formalizados em tempo hábil.
Tanto Monteiro como os dois vereadores citados acima têm prazo de 07 dias para apresentar defesa. A juiza eleitoral, Sizara Corral de Area Leão, deve julgar os recursos até o final deste mês.
Em relação aos pedidos de impugnação dos vereadores Cola e Rodrigo, o promotor eleitoral Ricardo Salvato teve por base as contas rejeitadas da Câmara de Venceslau quando os dois ocuparam a presidência do legislativo na gestão anterior. Cola, Rodrigo e a ex-vereadora Luiza Nunes Bernardes (PPS), que também é álvo de impugnação por porte do promotor, pagaram jetons para as sessões extraordinárias, contrariando a legislação vigente.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Promotor eleitoral pede impugnação de João Monteiro e dois vereadores em PV

O promotor eleitoral pediu a impugnação da candidatura do vice-prefeito João Monteiro (PSDB), acatando representanção do PT.
Além de Monteiro, o promotor pediu a impugnação dos vereadores João Cola (PMDB), Rodrigo Monteiro (PSDB) e da ex-vereadora Luiza Nunes (PPS).
Em relação ao vice João Monteiro, a alegação é de que ele não teria se descompatibilizado das funções que exerce no Febom (Fundo dos Bombeiros) e da comissão da Faive.
Já em relação a Cola, Rodrigo e Luiza, a denúncia é em razão dos três terem pagos jetons para as sessões extraordinárias quando presidiram a casa, na gestão anterior.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Maestro Zito morre em Prudente aos 80 anos

O corpo do Maestro Zito (José Alcântara Oliveira Filho) foi enterrado hoje de manhã, no Cemitério São João Batista, em Presidente Prudente. Zito estava com 80 anos e marcou época na região como instrumentista e professor de violão.
Nascido na Bahia, Zito chegou em Presidente Venceslau por volta de 1958. Na cidade chegou a fazer dupla com “Melancia”, conforme relato do músico e produtor cultural Jotacê Cardoso e do professor Humberto Marinelli, que foi aluno de Zito. Anos depois se mudou para Presidente Prudente, onde tocou em vários locais e começou a dar aulas de violão. Vinha a Venceslau com freqüência nos anos 70, pois mantinha um grupo de alunos para aulas de violão.
Em Prudente, Zito trabalhou na rádio Difusora, com Irineu Rocha, no programa de auditório “Jovens tardes de domingo”. Criou e comandou a orquestra Sambalanço, realizando bailes e apresentações em várias cidades da região. Foi delegado da Ordem dos Músicos do Brasil em Prudente.
Na foto acima, registrada em 28 de junho último, Zito aparece ao lado de Jotacê Cardoso.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Declaração de gastos de candidatos em PV

Segundo o site do TSE, para eleições municipais a Prefeito em Venceslau, o candidato Jorge Duran Gonçales (PDT) pretende gastar até R$ 350 mil.
Já o prefeito Ernane Erbella (PMDB), que tenta a reeleição, registrou (?) R$ 20 mil
[achei estranho o valor ou então houve erro de digitação - não seria R$ 320 mil?].
Em relação à declaração de bens, Ernane declarou possuir em seu nome uma moto BIZZ 1.000 ES\2004, no valor de R$ 3 mil.
Já Duran declarou um terreno no Morumbi, no valor de R$ 30 mil, outro terreno no Residencial Azenha, no valor de R$ 45 mil, e um veículo Fiat Strada/2010, no valor de R$ 30 mil, totalizando R$ 105 mil.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Estranho, né

Ontem foi comemorado o Dia da Pizza, mas em Venceslau nenhuma das casas que comercializa essa delícia da cozinha italiana fez qualquer menção ou promoção para lembrar da data.
Em Prudente, por exemplo, o assunto foi destacado e eleita a preferida dos prudentinos, a portuguesa.

Venceslau melhora desempenho nos Regionais

Venceslau já aparece em 7º lugar no quadro de medalhas da segunda divisão dos Jogos Regionais de Dracena.
Já conquistou 09 medalhas de ouro, 01 de prata e 02 de bronze.
Na classificação geral por pontos está em em 13º lugar, com 27 pontos.
Junqueirópolis lidera com folga, totalizando 95 pontos.

Corrigindo

A coligação de Jorge Duran (PDT), candidato a prefeito, e Osvaldo Melo (PT), candidato a vice, chama-se "Venceslau merece mais" e não "Venceslau pode mais", como foi publicado aqui neste espaço.
Havia dúvida em relação a escolha do nome, que foi desfeita momentos antes do registro da chapa na Justiça Eleitoral.
A coligação do prefeito Ernane Erbella (PMDB) e do vice João Monteiro (PSDB), que tentam reeleição, foi registrada como "Venceslau no rumo certo".

terça-feira, 10 de julho de 2012

Desempenho pífio nos Regionais de Dracena

Até ontem (09), Presidente Venceslau apresentava um desempenho muito ruim nos Jogos Regionais de Dracena. Competindo pela segunda divisão, Venceslau aparecia em 31ª lugar, atrás de cidades como Taciba, Anhumas, Sagres, Inúbia Paulista.
Conquistou uma medalha de prata e duas de bronze.
A segunda divisão é liderada por Junqueirópolis, com 39 medalhas, sendo 23 de ouro, 06 de prata e 10 de bronze.
Na primeira divisão, a liderança é de Marília, com 67 medalhas de ouro, 43 de prata e 26 de bronze.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Futebol de hoje ficou chato

Vi a seleção de 70, com Pelé, Jairzinho, Tostão, Gerson e cia jogar e ganhar a terceira Copa do Mundo para o Brasil.
Quatro anos depois, Zagallo montou uma seleção com jogadores sem muita qualidade técnica, perdemos da Holanda e ainda assim ficamos em 4º lugar, sendo derrotados para a Polônia.
Em 78, na Argentina, a seleção de Cláudio Coutinho mostrou um futebol mais competitivo e foi a campeã moral. Saiu da competição sem perder, mas foi prejudicada pelos peruanos que entregaram o jogo para Argentina, que ganhou a Copa sem bater o Brasil.
Em 82, a seleção de Telê, que encantou o mundo com um time de astros (Zico, Sócrates, Falcão etc), foi a que melhor vi jogar. Foi a maior injustiça de todas as copas, pois a Itália praticava um futebol feio, mas de muita marcação, tinha um jogador oportunista (Paulo Rossi) e jogava com muita força na defesa.
Em 90, vimos o fiasco da seleção de Lazaroni, um time que tinha como virtude uma marcação ao estilo europeia, mas que sucumbiu diante da Argentina (campeã) e foi eliminada nas oitavas.
Em 94, com um futebol chato, pragmático, e tendo apenas Romário como diferencial, ganhamos nossa quarta Copa do Mundo nos EUA sob um calor acima 35 graus.
Em 98, Zagallo dirigiu o time na França numa seleção que tinha em Ronaldo Fenônemo a sua maior esperança. O time não era brilhante, mas conseguiu chegar à final e foi derrotado pelo futebol de Zidane e cia.
Em 2002, no Japão e Coréia, Ronaldo se redimiu e, junto com Rivaldo, foi o grande destaque do esquema armado por Felipão. Não foi um futebol encantador, em hipótese alguma.
Em 2006, pela qualidade dos jogadores brasileiros, tínhamos a melhor seleção no papel, com estrelas do futebol mundial (Ronaldo, Ronaldinho, Robinho, Roberto Carlos etc), mas Parreira não conseguiu controlar os jogadores fora de campo e o time apenas passeou na Alemanha, sendo eliminado nas quartas pela França.
Na última Copa (2010), disputada na África do Sul, Dunga conseguiu eliminar os problemas extra-campo, montou um time que privilegiava a marcação e a velocidade nos contra-ataques, principalmente com Robinho. No jogo contra a Holanda, com ausência de Elano, o esquema implantado por Dunga não funcionou e o time foi surpreendido, saindo da competição.
Para 2014, a esperança vem de um menino que nasceu na Vila Belmiro. O Brasil ocupa hoje a 11ª posição do ranking mundial da Fifa. O técnico Mano Menezes não conseguiu dar padrão e tampouco definir o grupo. Vai aproveitar as Olimpíadas de Londres para formar a seleção que disputará a Copa que vamos sediar.
A contar pelo futebol que se tem praticado no Brasil, agora simbolizado pelo Corinthians campeão pela primeira vez da Libertadores, não vejo muita esperança de vitória. Neymar, Ganso, Oscar, Tiago Silva, os mais destacados, terão que provar que podem fazer a diferença.
A verdade é que o futebol praticado hoje está chato de se ver. Muita marcação, poucas jogadas de efeito, jogadores medianos, táticas defensivistas, o futebol de resultado que, alias, assistimos ontem no Pacaembu. Dois times que só marcam e jogam no erro do adversário, esperando uma bola espirrada ou um contra-ataque para definir a partida.
Quem viu Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates não pode se conformar com isso.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nomes das coligações em PV estão definidos

"Venceslau pode mais" é o nome da coligação que reúne Jorge Duran (PDT), candidato a prefeito, e Osvaldo Melo (PT), a vice. Reúne ainda os partidos PP, PSB, PC do B, PR e PRB.
A coligação do prefeito Ernane (PMDB) e João Monteiro, vice, candidatos que tentam a reeleição, foi batizada de "Venceslau no rumo certo", e conta ainda com apoio dos partidos PTB, PPS, PSD, PV e DEM.
O prazo para registro das duas coligações se encerra nesta quinta-feira. A partir de sexta-feira, os candidatos já podem iniciar campanha.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Venceslau terá 114 candidatos a vereador

Venceslau terá este ano quase o dobro de candidatos a vereador em relação às eleições de 2008. Desta vez serão 114 candidatos.
A maior parte - 69 candidatos - apoia a dobradinha Ernane (PMDB) e João Monteiro.
A coligação de Duran (PDT) e Osvaldo Melo (PT), da oposição, terá 45 candidatos para o legislativo.
PMDB, PSDB e PPS são os únicos partidos que sairão sozinho. O PMDB terá 15 candidatos, enquanto o PSDB vai completo, com 19 candidatos, e PPS, com 09 postulantes.
O PT se uniu ao PC do B, lançando 19 candidatos. O PDT, PP, PR, PRB, PSB, partidos que apoiam Duran e Osvaldo, se uniram e lançaram 26 candidatos a vereador.
Já os partidos PTB, PV, DEM e PSD, que apoiam Ernane e João Monteiro, formaram um bloco com 26 candidatos.
Diferente dos pleitos anteriores, para as eleições deste ano serão 13 candeiras ao invés de 09.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Eleições, torre e Corinthians

Segunda-feira atípica em Venceslau.
Depois de conhecermos oficialmente os candidatos que vão disputar a eleição para Prefeitura.
Em meio a ansiedade dos corintianos pelo primeiro título da Libertadores após 101 anos de história.
Agora mais um resolve subir na torre da Telefônica para chamar atenção.
Ficou no alto para observação da galera por cerca de 3 horas.
E, segundo populares que estavam no local, reivindicava um pagamento devido a ele por uma empreiteira que está construindo as casinhas do Watanabe II.
Quando desceu, acabou indo direto para a delegacia, ficando detido, pois tinha pendência por não pagar pensão alimentícia.
O curioso é que quando estava na torre o outro rapaz que protagonizou e inaugurou a mesma cena na semana passada chegou a sugerir que ficasse no ponto mais alto da torre.
Assim chamaria mais atenção.
Se a moda pega....