sábado, 30 de junho de 2012

Dobradinha Duran e Osvaldo é confirmada

O PT definiu agora pouco, às 21h, a dobradinha com o PDT para as eleições majoritárias em Venceslau.
Duran (PDT) será o candidato a prefeito, tendo como seu vice o ex-prefeito Osvaldo Melo (PT).
Os petistas, em decisão da maioria, escolheram apoiar Duran em razão do imbróglio jurídico envolvendo o ex-prefeito Osvaldo.
Numa eventual impugnação de Osvaldo, o PT indicaria outro vice, sem que fosse necessário mexer na cabeça, com Duran indo para a disputa até o fim do pleito eleitoral.
Apoiam a dobradinha os partidos PP, PSB, PC do B, PRP e PR.

Duran e Osvaldo devem formar dobradinha

As tratativas para formação da dobradinha Jorge Duran Gonçales (PDT) como candidato a prefeito, e Osvaldo Melo (PT), como candidato a vice, estão bem adiantadas neste sábado. O prazo para escolha expira à meia noite.
A inversão com Duran como candidato a prefeito e Osvaldo como vice foi a forma encontrada pelos pedetistas para evitar um desgaste maior, caso haja impugnação do nome do ex-prefeito, que tem condenação em 2º instância por improbidade administrativa.
A avaliação é que se o recurso de Osvaldo Melo em instância superior não prosperar, o PT indicaria um outro vice, sem causar tanto transtorno durante a campanha eleitoral, uma vez que Duran continuaria na cabeça como candidato a prefeito.
Osvaldo sendo candidato a prefeito e uma eventual troca durante a campanha poderia não ser assimilada pelos eleitores, por conta de situação semelhante que já ocorreu no passado com o próprio petista, avaliam.
Além do PDT, a coligação pró-Duran já congrega as siglas PP, PR, PRB, PSC e PSB. Esses partidos devem também fazer a coligação para as eleições proporcionais (vereadores), com 26 candidatos para a Câmara Municipal
Caso o PT participe da coligação majoritária indicando Osvaldo como vice, o mesmo não ocorrerá para a coligação proporcional. Os petistas devem lançar 19 candidatos a vereador.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Picucha se une a Alda em Epitácio

As eleições em Presidente Epitácio vão polarizar o vice-prefeito Mané da Brahma (PMDB) e Picucha (PSB).
Enquanto Mané defenderá mandato de 08 anos do atual governo José Antonio Furlan, Picucha aparece como novidade e tem como candidata a vice a professora Alda, figura muito carismática na cidade.
Na convenção de Picucha, realizada ontem à noite, cerca de 300 pessoas estiveram presentes, entre elas, o deputado Ed Tomas.
Picucha já foi vereador em Epitácio e atualmente exercer cargo de diretor de Sesi.
Mané é vice-prefeito reeleito e tenta pela primeira vez o cargo de Prefeito, com apoio de Furlan.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Decisão sobre recurso de Osvaldo ainda não saiu

O Superior Tribunal de Justiça deve analisar nos próximos dias o recurso impetrado pelo ex-prefeito Osvaldo Melo (PT) contra decisão em 2ª instância que o condenou por improbidade administrativa. Muito provavelmente a decisão não sairá antes da convenção municipal que o PT realizará neste sábado, em sua sede, para escolha dos candidatos para as eleições em 07 de outubro.
O TJ de São Paulo acabou não acatando embargo impetrado por Osvaldo Melo, em decisão proferida no último dia 21. O pedido de embargo, segundo os advogados do ex-prefeito, era um pré-questionamento sobre a decisão da 2ª instância e fazia parte do rito processual para ingresso junto ao STJ.
Osvaldo foi condenado por ter feito processo seletivo para contratação de pessoal que atuou no consórcio pró-estrada em parceria com municípios da região, atividade que funcionou durante seu mandato para recuperação de estradas rurais juntamente com a Codasp, órgão do governo do estado. Também, através de processo seletivo, Osvaldo fez contratação temporária para trabalhadores braçais visando a realização de mutirão de limpeza na cidade, assim que assumiu o mandato. A justiça entendeu que as contratações deveriam ser feitas via concurso público, no entanto o ex-prefeito se baseou em lei municipal para o procedimento do processo seletivo.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PT promoveu encontro para discutir eleições em PV

No domingo, o PT de Presidente Venceslau promoveu um encontro para discutir as eleições municipais e alianças com outros partidos.
Os petistas ainda não definiram nomes para as eleições majoritárias. O ex-prefeito Osvaldo Melo continua sendo a primeira opção e pode ser homologado na convenção marcada para sábado, 30.
Independente do imbróglio jurídico sobre o recurso para reverter condenação em 2ª instância, a avaliação é que haverá decisão favorável a Osvaldo.
Os petistas acreditam na força popular de Osvaldo e miram alianças, principalmente com o PDT. Resta saber se os pedetistas toparão apoiar o candidato do PT.
Há ainda a possibilidade de o PT apoiar o candidato escolhido pelo PDT, que seria Jorge Duran Gonçales.
A definição sairá no sábado, quando encerra o prazo para realização das convenções municipais.
Há quem afirme que não está descartada a possibilidade de Venceslau ter apenas um candidato a prefeito. Neste caso, apenas o atual concorrendo à reeleição.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PT define dia da convenção municipal

O PT de Venceslau realizará sua convenção municipal no dia 30 de junho, das 16h às 21h, em sua sede. Além de definir os candidatos para a Câmara Municipal, os petistas deverão confirmar o nome do ex-prefeito Osvaldo Melo como candidato a prefeito.
Dentro do partido há uma convicção de que a condenação em 2ª instância contra Osvaldo será revertida em instância superior, visto que há julgados semelhantes que favorecem o ex-prefeito.
Sobre alianças, os petistas miram principalmente o apoio do PDT, PSB e PC do B.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Erundina/PT/Maluf

Apos anunciar que seria vice na chapa do petista Fernando Haddad, a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina, do PSB, recuou.
Não gostou do acordo costurado para ter o apoio de Maluf, do PP, bem como o fato de o ex-presidente Lula ter tirado foto com o ex-prefeito paulistano. Ela disse que Lula "passou dos limites", mas a foto foi uma exigência de Maluf.
Erundina foi a primeira mulher a comandar a cidade de São Paulo, quando se elegeu pelo PT em 1988, governando a capital até 1993, derrotando o próprio Maluf.
Com o advento do impeachement de Fernando Collor, em 1992, Luíza Erundina foi convidada, pelo então presidente Itamar Franco (1992-1994), para se tornar ministra-chefe da Secretaria da Administração Federal. Por ter aceitado o cargo, contrariando a orientação do partido, o Diretório Nacional do PT decidiu suspender, por um ano, todos os seus direitos e deveres partidários. Na ocasião, segundo uma nota divulgada pelo PT, a deputada teria rompido com a disciplina partidária, ao não consultar a legenda sobre o assunto, e ao desrespeitar a decisão do partido de fazer oposição a Itamar. Dessa maneira, em 1997, depois de 17 anos de militância, ela saiu do PT. Em maio de 1993 deixou a Secretaria da Administração Federal.
Em 1998, bastante desgastada, Erundina se filiou no Partido Socialista Brasileiro (PSB); e, nesse ano, se elegeu deputada federal para a legislatura 1999-2003. No ano 2000, ela se candidatou novamente à Prefeitura de São Paulo, mas perdeu a eleição para Marta Suplicy (PT). Em contrapartida, foi reeleita deputada federal em 2002, para a legislatura 2003-2007, apoiando a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Em 2010, Erundina se elegeu novamente deputada federal pelo PSB.



terça-feira, 19 de junho de 2012

Finalmente Venceslau terá anfiteatro municipal

Nesta quarta, a partir das 19h, acontecerá a cerimônia de inauguração do anfieteatro municipal de Venceslau. A inauguração será abrilhantada com show da cantora, atriz e dubladora Telma Costa, que é venceslauense e mora no Rio de Janeiro.
O anfiteatro era uma aspiração antiga, visto que a cidade não tinha um local público para eventos culturais, principalmente encenação de peças teatrais.
A conquista deve ser compartilhada entre as duas últimas administrações da cidade.
Em 2007, na gestão do prefeito Malacrida, o município adquiriu o imóvel que funcionou por muitos anos como agência da empresa Caiuá. Malacrida promoveu a reforma do prédio e instalou a Biblioteca Municipal, criando em seguida o Centro Cultural "Plínio Marcos", que posteriormente, em 2009, por lei aprovada na Câmara de iniciativa da então vereadora Luiza Nunes Bernardes e sancionada por Ernane, passou a se chamar Centro Cultural "Salvador Lopes".
O prefeito Ernane, aproveitando que já havia projeto para construção do anfiteatro, elaborado pelo arquiteto Júlio Fernando Martins, a pedido de Malacrida, conseguiu verba junto ao governo do estado, por interferência do deputado Mauro Bragato (PSDB).
Em seguida, Ernane conseguiu mais recursos do estado para aquisição das poltronas para o anfiteatro.
Com o anfiteatro, batizado com o nome de "Nelson Reis Oberlaender", o setor de Cultura do município tem agora um espaço público para movimentar as ações artísticas na cidade.
Trata-se de um conquista que os amantes da cultura não vão esquecer.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PMDB/PV não deverá coligar nas eleições proporcionais

O PMDB de Venceslau deverá lançar 15 candidatos para as eleições na Câmara Municipal. A confirmação dos nomes se dará neste sábado, quando o partido fará sua convenção municipal.
Muito provavalmente o PMDB não fará coligação para vereadores. Se houver a confirmação dos 15 nomes, o entendimento é que o número é suficiente para ir sozinho nas eleições proporcionais.
A convenção do PMDB será realizada na Câmara Municipal. No mesmo dia, o PSDB, que fará dobradinha nas eleições majoritárias com o PMDB, também escolherá os candidatos que vão para disputa municipal.
Por outro lado, os dois principais partidos da oposição - PT e PDT - devem realizar convenção no último dia do prazo final.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PT de Venceslau se reúne hoje e pode definir candidatura

O diretório de PT de Presidente Venceslau vai se reunir hoje à noite, em sua sede, na avenida João Pessoa.
O encontro servirá para avaliar o momento político e também as coligações e candidatura própria.
O principal nome do PT, o ex-prefeito Osvaldo Melo, aguarda recurso na Justiça sobre decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que o condenou em 2ª instância por improbidade administrativa.
O ex-prefeito tenta reverter a condenação e, caso, consiga, será o nome do partido nas eleições majoritárias.
Osvaldo tem afirmado que não vai disputar eleição sem uma certeza se pode ou não ser candidato. Disse que "não vai empurrar com a barriga" a decisão, como ocorreu nas eleições de 2000 e 2004.
Caso não participe da eleição, há grande possibilidade de apoio a Jorge Duran Gonçales, do PDT, desde que este confirme sua intenção de entrar na disputa.
Os partidos têm até 30 de junho para definição de candidatos.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ex-prefeito Malacrida não disputará eleição

O ex-prefeito Ângelo Cesar Malacrida, hoje filiado no PDT, não será candidato nas eleições municipais deste ano.
Malacrida era um dos nomes do PDT para disputar a Prefeitura de Presidente Venceslau.
O ex-prefeito também não concorrerá a uma vaga na Câmara Municipal, preferindo prosseguir com suas atividades no Sindicato dos Bancários.
No entanto, Malacrida deverá apoiar os candidatos do PDT nas eleições.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Candidatos serão definidos na última semana

Diferente de muitos municípios que já definiram seus candidatos para as próximas eleições municipais, em Venceslau a escolha se dará mesmo na última semana deste mês.
PMDB e PSDB devem realizar convenção no dia 23, homologando os nomes de Ernane Erbella (PMDB) como candidato a prefeito e João Monteiro de Souza (PSDB) como vice, reeditando dobradinha das eleições de 2008.
No entanto, os dois partidos não farão coligação proporcional (para vereadores), devendo se unir a partidos com menos densidade eleitoral.
O PDT ainda não definiu quando fará sua convenção municipal, tampouco quais serão os nomes que poderão ser indicados. Até agora, os pedetistas ensairam algumas situações, mas não chegaram a um bom termo.
O PT, outro partido da oposição, aguarda imbróglio na Justiça para que o ex-prefeito Osvaldo Melo defina se será mesmo candidato. Caso resolva disputar eleição, Melo terá que se desdobrar para receber apoio do PDT e outros partidos que ainda não decidiram qual rumo tomar. Se não disputar eleição para prefeito, Melo e o PT devem apoiar outro candidato, provavelmente Jorge Duran, do PDT, caso este resolva encarar o desafio pela terceira vez.
É muito improvável que apareça um nome da oposição que não tenha disputado uma eleição para a Prefeitura.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Agripino se lança candidato pelo PMDB em Prudente

Mesmo com seus direitos políticos cassados até 2015, o ex-prefeito Agripino Lima lançou ontem sua candidatura à Prefeitura de Presidente Prudente pelo PMDB.
As duas ações na justiça por improbidade administrativa contra Agripino não transitaram em julgado e, desta forma, o ex-prefeito acredita que não terá problemas com a Lei da Ficha Limpa.
Por outro lado, o PTB, partido do atual prefeito Tupã, também confirmou ontem que buscará a reeleição, promovendo novamente dobradinha com PT de Marcos Vinha.
As ações contra Agripino na Justiça foram movidas pelo Ministério Público e se referem a contratações feitas pelo ex-prefeito sem licitação pública.

sábado, 9 de junho de 2012

Xô sertanejos universitários!

O uso da expressão "sertanejo universitário" para definir a nova onda da música que um dia foi chamada de "raiz" é inconcebível e inaceitável.
Será que o nosso ensino de 3º grau regrediu tanto a ponto de se deixar levar por esse tipo de música, sem sal, sem gosto, insossa, sem qualquer cunho estético na letra e no conteúdo harmônico?
Fico imaginando o que será dessa juventude e das outras que virão. Quanta perdição e falta de perspectiva por ser deixar levar por "tchu tchu tchu e tcha tcha tcha" e outras imbecilidades que correm soltas nas nossas rádios.
Pixinguinha, Jacob do Bandolin, Ataunfo Alves, Ari Barroso, Noel Rosa, Catulo da Paixão Cearense, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Dolores Duran devem estar se revirando no túmulo com tanta podridão, putrificação mesmo, que virou a música nos dias de hoje.
 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Petistas de Venceslau querem Osvaldo candidato

Os filiados do PT em Venceslau, em encontro recente, definiram que Osvaldo Melo deverá mesmo ser homologado em convenção para disputa eleitoral.
Há convicção que Melo confirmará em instância superior o direito de disputar eleiçao por conta de julgados favoráveis ao seu caso no Superior Tribunal de Justiça.
Mesmo que a decisão no STJ não saia antes das convenções, Melo vai para a disputa eleitoral, ciente que enfrentará uma batalha na Justiça na tentativa de impedir sua candidatura.
Diferente das eleições de 2004, quando  foi impedido de ser novamente candidato por caracterizar uma segunda reeleição, Melo enfrenta agora uma condenação em 2ª instância por ter, em tese, praticado ato de improbidade administrativa, demanda esta reversível por não ensejar dolo, segundo argumento de sua defesa.
Quando prefeito, Melo fez processo seletivo para contratação de pessoal para trabalhar no Consórcio Pró-Estrada, um projeto do governo do estado para recuperação de estradas rurais nos municípios consorciados. Também fez processo seletivo para contratação temporária de funcionários para cuidar da limpeza pública. Por conta disso, o Ministério Público abriu uma ação civil pública alegando que as contratações deveriam ser feitas por concurso público. A Justiça de Venceslau acatou a ação e o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão de 1ª instância.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Venceslau investe menos de 25% em educação, diz jornal


Presidente Venceslau é um dos 43 municípios brasileiros que apresentaram, em 2011, investimento em educação inferior a 25% da arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou seja, abaixo do mínimo exigido pela Constituição Federal. Com 24,43% da verba aplicada em educação, a cidade é a única da região a descumprir a norma constitucional e se junta a outros quatro municípios do Estado de São Paulo – Osasco, Pinhalzinho, Catiguá e Juquitiba – que também apresentam o déficit.
Os dados de aplicação no setor estão disponíveis no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outros 80 municípios estaduais - entre eles, Indiana e Santo Expedito – ainda não informaram os dados de 2011 ao sistema.
Segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, quando é detectado que o município aplicou menos do que o estabelecido, este fica impossibilitado de receber recursos de convênios com o governo federal.
(Fonte: Iury Greghi-ESPECIAL PARA O IMPARCIAL)

Prudente dá exemplo e reduz número de cadeiras na Câmara

A pressão da população prudentina foi decisiva para que os vereadores reduzissem o número de cadeiras, baixando de 19 para 13.
A mesma iniciativa deveria ocorrer em Venceslau.
Prudente, com mais de 150 mil habitantes, terá 13 cadeiras. Venceslau, com pouco mais de 38 mil, também terá 13 cadeiras.
É incompreensível que nossa cidade eleja 13 vereadores, até porque há pouco interesse da população em participar da política.
Não há razão para saltar de 09 para 13 cadeiras num município cujo vereadores se reúnem uma vez por semana e tem desempenho pífio em relação a projetos de interesses da maioria.
Lamentável.

terça-feira, 5 de junho de 2012

PMDB deve antecipar convenção municipal

O PMDB deve definir no próximo domingo, 10, os candidatos para as eleições municipais em Presidente Venceslau. O partido não deverá esperar o prazo final para anunciar seus candidatos.
Com a definição antecipada, o partido sai na frente para elaborar estratégia de campanha, buscando a reeleição do prefeito Ernane Erbella.
Da mesma forma, o PSDB, que faz dobradinha com o PMDB nas eleições majoritárias, poderá antecipar sua convenção municipal indicando novamente João Monteiro de Souza como candidato a vice na chapa com Ernane.
A dúvida ainda é a composição da chapa de vereadores em ambos os partidos, que já sinalizaram a possibilidade de coligações proporcionais. Neste caso, o PMDB se uniria ao PSD, enquanto o PSDB faria coligação com o PTB.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Partidos em PV encontram dificuldade para formar chapa de vereadores

A menos de 30 dias do prazo final para realização de convenção municipal, os partidos políticos em Presidente Venceslau estão encontrando dificuldade para formação de chapa para os candidatos à Câmara Municipal.
A lei eleitoral, em seu artigo 10, determina que cada partido pode lançar candidatos até 150% do número de cadeiras em disputa. Ou seja, cada partido pode lançar candidatos até o limite de 1,5 vezes o número de cadeiras disponíveis.
Em Venceslau, depois de algumas legislaturas funcionando com 09 cadeiras, a partir das eleições deste ano serão 13.
Desta forma, para a próxima legislatura, cada partido pode lançar até 20 candidatos à Câmara Municipal.
Se houver coligação entre partidos para a Câmara, a lei determina que o número de candidatos será o dobro ao número de cadeiras. Neste caso, cada coligação poderá lançar até 26 candidatos a vereador em Venceslau.
A lei eleitoral determina ainda que, no mínimo, 30% dos candidatos nas eleições proporcionais devem ser do sexo feminino. Apesar da existência da lei, a maioria dos partidos não consegue cumprir as cotas destinadas às mulheres.
O desinteresse das pessoas em participarem da política também é um fator determinante para ausência de um maior número de candidatos.
Em Venceslau, o PMDB, partido que tradicionalmente apresenta chapa completa de candidatos a vereador, para este ano poderá se coligar nas eleições proporcionais. Nesse sentido, o prefeito Ernane Erbella (PMDB) reuniu vereadores que o apóiam e membros de seu partido para discutir o assunto.
No encontro foi cogitada a possibilidade de o PMDB se coligar com o PSD, partido recém-criado e que tem como representante na Câmara de Venceslau a vereadora Denise Erbella de Castro.
Outra possibilidade é o PSDB se coligar ao PTB para formação de chapa de candidatos a vereador. Mas há quem afirme que os tucanos devem ir para a disputa sem coligação proporcional.
Pelo lado da oposição, o PT também está encontrando certa dificuldade para formação de chapa para candidatos a vereador, fazendo crer que deverá promover coligação proporcional.
Ainda pela oposição, o PDT seria exceção. Os pedetistas podem se lançar sozinhos nas eleições para a Câmara.
O prazo final para realização de convenção municipal é 30 de junho.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ernane acerta quitação de ARO de Tacinho

O prefeito Ernane Erbella enviou para a Câmara de Venceslau projeto de lei com a finalidade de celebrar convênio com o banco Santander para quitação de uma dívida, proveniente de um ARO (Antecipação de Receita Orçamentária), formalizado em 1996, durante a gestão do prefeito Tacinho.
Na mensagem que enviou à Câmara, Ernane informou que a demanda gerou quatro processos judiciais contra a Prefeitua e hoje a dívida somaria R$ 10 milhões.
No entanto, após várias negociações, o montante baixou para R$ 420 mil, que serão pagos pelo município em quatro parcelas.