quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alckmin, JBS e as eleições

O que motivaria um governador se deslocar de São Paulo até o extremo Oeste do Estado para anunciar a reabertura de um frigorífico?
Acertou quem respondeu: ano eleitoral!!!
Pois é. Dias atrás foi para assinar a regularização de áreas até 500 hectares.
Nesta quinta-feira, a estada serviu para "propalar" a abertura da unidade do JBS-Friboi.
Amanhã, com certeza, outro anúncio haverá de acontecer e, assim, prosseguirá até o fim do período eleitoral.
Depois, como já ocorreu, as cortinas se fecharão, os empregos se esvairão, ficaremos a ver navios outra vez, até que as promessas retornem novamente para as eleições seguintes.
Será que um dia essa novela terá cápítulo final?

PT se reúne amanhã extraordinariamente

O diretório municipal do PT em Presidente Venceslau se reúne nesta sexta-feira, extraordinariamente.
A convocação tem por objetivo discutir a conjuntura atual e passar informes sobre contatos mantidos com partidos aliados
A formação de chapa para candidatos a vereador também está na pauta do encontro.




quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dá pra acreditar na justiça?

O episódio envolvendo o ex-presidente Lula e o ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, relatado pela revista "Veja", em sua última edição, somado ao envolvimento do senador Demóstenes Torres com a contravenção, denota o esgarçamento dos poderes constituídos no Brasil.
Lula teria, segundo relato do próprio Mendes, feito pedido para adiamento do julgamento do mensalão para, em troca, 'blindar" o ministro do STF na CPMI de Cachoeira, por este ter sido citado em encontros que manteve com Demóstens em viagens ao exterior.
Também dá para duvidar da "Veja", cujo editor de política em Brasília, Policarpo Júnior, tinha como fonte de informações para matérias da revista o contraventor Carlinhos Cachoeira.
A desconfiança do PT e de Lula é que houve conluio entre Demóstenes, Cachoeira e Veja para montagem das denúncias que originaram o escândalo do mensalão, prestes a ser julgado pelo STF.
Mesmo que Lula tenha pedido a Mendes o adiamento, não parece estranho um ex-presidente do STF se envolver com políticos em viagens, participar de encontros e manter uma relação quase que íntima com um senador da República?
De tudo que li e ouvi, chego a conclusão que os valores tão decantados de moralidade, imparcialidade, probidade passam longe, muito longe das terras tupiniquins.

terça-feira, 29 de maio de 2012

PDT tem pressa para definir candidato

O presidente do PDT de Presidente Venceslau, Rodolfo Seddig, espera definir nos próximos dias o candidato do partido às eleições municipais.
Dois nomes estão sendo aventados: o do ex-prefeito Angelo Malacrida e do advogado e ex-vereador Jorge Duran Gonçales.
Os partidos têm até 30 de junho para realização de convenção municipal para formação de chapa e coligações.
No entanto, o PDT quer antecipar a escolha para iniciar a estratégia de campanha e "colocar o bloco na rua" para cooptar apoio político.
Se o escolhido for Duran, é possível que este receba apoio do ex-prefeito Osvaldo Melo, do PT. O apoio ocorreria numa eventual impossibilidade do petista participar das eleições em razão da Lei da Ficha Limpa.
Sendo Malacrida o escolhido, o apoio de Melo e do PT se tornariam improvável, conforme este blogueiro apurou.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Rescaldo da visita de secretário do Trabalho

A visita do secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, na última sexta-feira, em Presidente Venceslau, engendrada pelo PDT local, mostrou-se um fato político relevante para o município.
O coro para reabertura do Posto de Trabalho na cidade, fechado há quase dois anos, e pedidos para minimizar a guerra fiscal entre estados vizinhos foram o tom dos discursos proferidos na ocasião.
O deputado Major Olímpio (PDT), que acompanhou a visita do secretário, destacou ainda os esforços que envidou para evitar o fechamento, ao que parece definitivo, da unidade do frigorífico JBS-Friboi, em Epitácio.
Outro fato marcante é que a visita de Ortiz reuniu pretensos candidatos da oposição às eleições municipais: Osvaldo Melo, Ângelo Malacrida e Jorge Duran Gonçales, além de representantes de outros partidos políticos.
Carlos Ortiz assumiu a Secretária de Emprego e Relações do Trabalho em março último. É filiado ao PDT e sindicalista ligado ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

'Biscoito' preside PMDB em Venceslau


Marcos Roberto Carvalho da Silva, conhecido carinhosamente por "Biscoito", está presidindo o diretório do PMDB de Presidente Venceslau.
Como vice-presidente, ele substitui o professor Luiz Geraldo de Oliveira Galvão, que decidiu se afastar para cuidar um pouco mais de sua saúde, em razão da avançada idade.
Galvão é um baluarte do PMDB, um dos fundadores do partido na cidade e figura marcante no cenário político venceslauense. Dedicou longos anos de sua vida para estruturar e fortalecer o PMDB na cidade.
Por outro lado, Biscoito está filiado no PMDB há um bom tempo e agora tem a chance de comandar um dos maiores partidos políticos da cidade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ernane quer que PMDB coligue com PSD na eleição proporcional

O prefeito de Presidente Venceslau, Ernane Erbella (PMDB), realizou ontem à noite um encontro com vereadores e candidatos do seu partido.
Um dos temas da reunião foi propor que o PMDB faça coligação com o PSD [partido recém criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab] nas eleições proporcionais (para vereadores).
Tradicionalmente, o PMDB de Venceslau não faz coligação proporcional, apenas na majoritária.
Ernane quer mudar essa prática, por isso convocou o encontro.
Ainda não houve uma decisão sobre o assunto, mas há resistência de alguns.
O PSD é presidido em Venceslau pelo ex-vereador e ex-vice-prefeito, Edison Brasil Gonini, e conta com a vereadora Denise Erbella, que deixou o PT para ingressar na nova sigla.

Olímpio arrefeceu?

Em seu primeiro mandato como deputado, o venceslauense Major Olímpio (PMDB) foi bastante contudente nas críticas ao então governador José Serra (PSDB).
Ocupava a tribuna da Assembleia com veemência e dava o tom dos discursos anti-serrista.
Participava de manifestações públicas de entidades de classe contra a política salarial do ex-governador tucano.
Porém, em sua nova legislatura na Assembleia Legislativa de São Paulo, Olímpio tem sido mais comedido.
Vejo agora que o deputado venceslauense estará acompanhando nesta sexta-feira o secretário de Estado e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, em visita à região.
Ortiz é companheiro de partido de Olímpio, mas é também homem de confiança de Alckmin.
Foi o deputado que mudou sua atitude com o governo tucano e foi a postura de Alckmin que arrefeceu Olímpio?

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ala dissidente do PSDB articula candidatura própria em PV

Uma ala dissidente do PSDB de Presidente Venceslau insiste em lançar candidatura própria para prefeitura. O nome sugerido é do ex-vice-prefeito e atual presidente do conselho deliberativo da Santa Casa, José Luiz Oberlaender.
No entanto, o próprio Oberlaender não confirma intenção de disputar a Prefeitura.
Ontem, um encontro foi realizado na sede de um sindicato da cidade para discutir a formação de uma chapa.
Além da ala dissidente do PSDB, o encontro reuniu representantes do PDT, PP, PSB, PR, PSC, PRB e PPS.
A divisão no PSDB, porém, ainda não produziu efeito prático. O que se sabe é que o deputado Mauro Bragato, que comanda o partido na região, e o próprio governador Alckmin são favoráveis à reeleição de Ernane.
Já a ala contrária do PSDB acredita que terá votos na convenção para lançar candidatura própria.
Por outro lado, resta saber se o deputado Olímpio, que é lider do PDT na Assembleia, desafeto número 1 dos tucanos, aceitaria apoiar um candidato do PSDB como cabeça de chapa.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Mais encontros políticos em PV

Mais dois encontros políticos estão agendados para discussão de alianças partidárias em Venceslau.
O primeiro acontece nesta terça-feira e envolve partidos da oposição.
O segundo acontece nesta quarta-feira e está sendo organizado pelo prefeito Ernane Erbella.
O prazo final das convenções partidárias para definição de candidatos e coligações aos cargos majoritários (prefeito e vice) e proporcionais (vereadores) vence em 30 de junho.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tucanos de PV discutem candidatura própria

Ontem à tarde, membros do PSDB local participaram de um encontro com representantes do PDT, PPS, PR e PP, além de alguns apoiadores.
O assunto foi a possibilidade de se formar um novo grupo político para a disputa das eleições municipais em Presidente Venceslau.
Sem falar em nomes, o encontro serviu para discutir a possibilidade de o PSDB ter candidato próprio, com apoio dos partidos citados acima.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reunião extraordinária do PT em Venceslau

Nesta sexta-feira, o PT de Presidente Venceslau se reúne extraordinariamente em sua sede, na avenida João Pessoa.
Os petistas vão avaliar as eleições municipais e o cenário político atual no município.
Também será discutida a formação de chapa para candidatos a vereador e possibilidades de aliança.
Sobre aliança, o PDT continua sendo o principal alvo petista para uma composição.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Leilão de veículos do pátio é questionado

O vereador Tufy Nicolau Júnior (PSDB) está questionando a Prefeitura de Venceslau sobre a realização de um leilão de descarte de veículos que ficam no pátio municipal, recolhidos por infrações de trânsito ou falta de regularização.
Segundo o vereador, em abril último foi feito um leilão. Ele quer saber a quantidade de veículos que foram leiloados, o que foi arrecadado com o leilão, se a Prefeitura tem porcentagem sobre a venda dos veículos e o que acontece com os que não foram arrematados.
Sobre o leilão, confesso que desconhecia a realização.
Houve publicidade para o evento?
No meu caso posso afirmar que não vi, não li e não ouvi nada respeito.
Edito um jornal diário, que também não recebeu qualquer informação a respeito.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mais cadeiras e maior salário na Câmara

Os que pretendem concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Venceslau têm boas razões para conquistar o voto do eleitorado. A partir da próxima legislatura, em 2013, o vereador passará a receber salário de R$ 3,7 mil, aumento aprovado em 2010 pelos atuais representantes do legislativo.
Hoje, o sálário do vereador em Venceslau é de R$ 2,4 mil. Vale registrar que o valor é reajustado anualmente pelo índice inflacionário ou pelo índice que é dado aos funcionários municipais no dissídio da categoria.
A partir do próximo ano, o prefeito eleito receberá R$ 15,5 mil por mês, enquanto o vice terá salário de R$ 5,6 mil.
Outro detalhe importante: as eleições para a Câmara Municipal deste ano em Venceslau serão para 13 cadeiras ao invés das atuais 09. Com isso, a possibilidade de eleição aumenta para os candidatos, dependendo do número de concorrentes.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Entrevista com Maria Ângela repercute

A entrevista com a socióloga e presidente da SACEA (Sociedade Amigos da Cultura, Educação e Arte), Maria Ângela D'Incao, publicada na edição de domingo (14) do jornal Tribuna Livre, repercutiu favoravelmente.
Ângela, como intelectual e estudiosa sobre os assuntos da região, abordou aspectos importantes que poderiam ser implementados para alavancar o desenvolvimento sustentável do Pontal do Paranapanema, com foco para Presidente Venceslau.
Citou  a questão fundiária e mencionou que a lei que regulariza áreas até 450 hectares, por si só, não resolverá.
Defendeu maior apoio do poder público local para os médicos que queiram construir um hospital na cidade.
Criticou a passividade do ensino de 3º grau no município e cobrou promessas assumidas anos atrás.
Disse que a região tem vocação para o eco-turismo ou turismo rural, mas ressalta que faltam políticas para que esse tipo de atividade tenha êxito.
Ela também analisou o desempenho dos deputados da região e a atuação da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema). Afirmou que a entidade deveria levar a região a formular estratégias para o seu desenvolvimento, o que implicaria em discussões de meios e fins.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ex-prefeito Osvaldo faz esclarecimento sobre contratações temporárias



Em nota distribuída na última sexta-feira (11), o ex-prefeito Osvaldo Melo, do PT, fez um esclarecimento sobre as contrações temporárias realizadas em 2001 para serviços públicos na área urbama e para o consórcio intermunicipal visando a recuperação de estradas rurais em Presidente Venceslau, que motivaram uma ação civil pública do Ministério Público e posteriormente condenação por improbidade administrativa.
Veja-a abaixo:
Ao assumirmos a Prefeitura Municipal em 2001, encontramos grave crise financeira e de gestão já que as administrações anteriores alem de não pagarem 4 folhas salariais para seus servidores desde o ano 1996, não pagavam fornecedores, não recolhiam tributos, haviam desviado recursos de convênios, não recolhiam para um Fundo de Previdência que só existia no papel, e enfrentava centenas de ações judiciais, algumas em fase de precatórios.
No ano de 2000 os servidores municipais fizeram greve de 60 dias por conta de não recebimento de salários.
Como não havia concurso público desde o ano de 1994, carecendo a administração de mão de obra para continuar os serviços públicos elementares e não querendo assumirmos o risco de mais despesas continuadas fazendo concurso e efetivando mão de obra se nem tínhamos como futuramente garantir o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores já que só a partir do final der 2001 é que constituímos/organizamos o Instituto de Previdência Municipal –Ipreven.
Valendo-se de lei municipal já existente para contratações por tempo determinado e utilizada por outras administrações contratamos funcionários serviços-gerais de maneira temporária.
Os temporários contratados de fato exerceram suas funções, tiveram seus direitos trabalhistas honrados e ao final do contrato por prazo determinado foram dispensados e receberam as verbas que tinham direito.
As contas do exercício de 2001 receberam parecer favorável do TCE, e esse caso das contratações temporárias foi objeto de autos apartados.
Estando já fora da administração em abril de 2005 a Câmara Municipal totalmente oposicionista e antevendo as eleições de 2008, instaurou uma CEI em cima dos apartados e produziu relatório que sequer foi votado em plenário, não permitindo nossa ampla defesa, e enviou ao MPE que a partir daí entrou com um a ação civil pública acolhida pela justiça local.


CONTRATAÇÃO DE OPERADORES DE MÁQUINAS PARA O CONSÓRCIO INTER-MUNICIPAL PRÓ-ESTRADA DO PONTAL – EXERCÍCIO 2002
Quando esteve em P. Venceslau no dia 11/05/2001 para sorteio de casas populares em praça pública o então governador Geraldo Alckmin pediu para que os prefeitos se unissem e formassem um consórcio inter -municipal de máquinas agrícolas para que pudessem dar manutenção e perenizassem as estradas rurais da região. Nesse mesmo modelo foram constituídos em todo estado mais de 80 consórcios inter -municipais.
Determinou o governador que a Secretaria da Agricultura desse todo o suporte aos municípios através da CODASP, uma companhia da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, que inclusive mandou técnicos a Pres. Venceslau para fornecerem orientações e um modelo de estatuto para a constituição da autarquia, em reunião realizada na Câmara Municipal de Pres. Venceslau com a presença dos prefeitos da época que tomaram a decisão conjunta de formalizarem o consórcio.
Demonstramos no processo que foi a próprio CODASP quem treinou e classificou os 4 funcionários/operadores que foram contratados por tempo determinado para operarem as máquinas do Consórcio Intermunicipal Pró-Estrada do Pontal. Tudo foi devidamente registrado em ATA própria da autarquia, que era administrada pelos gestores participantes.
O consórcio envolveu outros municípios da região, entre os quais, Santo Anastácio, Teodoro Sampaio e Piquerobi. O governo do estado disponibilizou o maquinário ( patrol, pá-carregadeira, esteira e retro-escavadeira) cujas parcelas eram pagas através de desconto mensal dos repasses do ICMS dos municípios consorciados, e cujas máquinas se revezavam nesses municípios recuperando centenas de quilometros de estradas rurais.
Havia necessidade de pessoal para operação dos 4 equipamentos novos adquiridos e as contratações se deram através de provas práticas em processo seletivo por recomendação do próprio governo realizadas nas dependências da própria CODASP em Pres. Prudente, conforme Relatório de Avaliação enviado as prefeituras e assinado pelo Diretor Regional da companhia estatal.
Os operadores contratados eram de municípios diferentes, e a opção de contratação foi tomada em conjunto pelos consorciados, antevendo a possibilidade de problemas com a operação e manutenção das máquinas, que estariam sujeitas a todo momento a uso por funcionários municipais sempre diferentes e não treinados e qualificados para aquelas tarefas recomendadas pela Codasp na conservação de vias rurais.
Melhor falando: cada um em cada cidade faria o uso a sua maneira não cuidando da manutenção básica das máquinas que trariam mais gastos e redução da vida útil dos equipamentos adquiridos.
O consórcio ainda destacou um engenheiro-agrônomo de município consorciado para que acompanhasse toda movimentação das máquinas em todas as tarefas executadas, para que não houvesse desvio de finalidade.
A autarquia prestou relevantes serviços no atendimento e manutenção das estradas rurais da região evitando o assoreamento de centenas de riachos e corpos dagua com os sedimentos carreados de estradas mal conservadas, facilitando o escoamento da produção como reconhecem os produtores rurais.
Também as contas do exercício de 2002 foram aprovadas pelo TCE, e essa questão do Consórcio Inter-Municipal foi objeto de autos apartados que enviados para a Câmara Municipal instaurou uma CEI em conjunto com a contratação de pessoal temporário para a prefeitura.
Prefeitos membros do Consórcio e técnicos e engenheiros agrônomos da Codasp que foram arrolados como testemunhas tanto na fase da CEI do legislativo como na fase judicial jamais foram ouvidos, que no nosso entendimento prejudicou em muito o convencimento da Juíza de 1ª Instância que os atos praticados de forma algum caracterizaram improbidade administrativa.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dobradinha PDT/PP em Venceslau?

No dia de ontem foi fortemente cogitada a possibilidade de uma dobradinha entre PDT e o PP para as eleições municipais em Venceslau.
Neste caso, os dois nomes que o PDT indicou com pré-candidatos dias atrás - o do ex-prefeito Ângelo Malacrida e do empresário Rodolfo Seddig - dariam lugar a Jorge Duran Gonçales. Este receberia apoio do ex-prefeito Osvaldo Melo, do PT, caso não possa mesmo disputar a eleição, por impedimento via Lei da Ficha Limpa.
Conforme foi propalado, Duran formaria dobradinha com o empresário Edmilson Scalon, do PP.
Scalon preside atualmente o Rotary Club de Presidente Venceslau e, segundo amigos próximos, quer entrar na política.
Por outro lado, Duran, que já exerceu cargo de vereador e foi duas vezes candidato a prefeito, tem afirmado que não pretende disputar eleição para cargo majoritário.
É importante frisar que tanto PDT como PP não divulgaram qualquer informação a respeito, no entanto o assunto é recorrente nas rodas políticas venceslauenses.
Onde há fumaça, há fogo. É esperar pra ver!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ações do Estado em PV ajudam Ernane

Dias atrás foi o governador Geraldo Alckmin quem esteve em Venceslau. Escolheu nossa urbe para sancionar lei que regulariza terras devolutas no Pontal. Na mesma visita, Alckmin anunciou que vai liberar R$ 18 milhões para construção de duas lagoas de tratamento de esgoto.
Agora é a vez da 1ª Dama do Estado, Lu Alckmin, aportar na cidade. Veio nesta quinta para abertura dos Jogos Regionais do Idoso, que acontecem pela primeira vez em Venceslau.
Não resta dúvida que o governo do Estado está com olhar diferente para nossa cidade, ao contrário da época petista na administração. A explicação seria o fato de o vice-prefeito João Monteiro ser tucano, igual Alckmin, e também a proximidade que o prefeito Ernane tem com o deputado Mauro Bragato, que é chamado pelos prefeitos de "Embaixador do Pontal".
Até que ponto as ações que o governo do Estado vêm implementando em Venceslau poderá favorecer a reeleição do prefeito Ernane ainda é uma incógnita. No entanto, Venceslau, pelo menos nesse ano eleitoral, tem sido a bola da vez.
O prefeito venceslauense não se cansa de reiterar a parceria que mantém com o governo estadual. Agora, às vésperas das eleições, com certeza o discurso será ainda mais incisivo.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Novos rumos para política em Venceslau

Percebe-se que há uma nítida intenção de nomes novos e novos rumos no cenário político venceslauense.
A nota abaixo, postada ontem sobre dois possiveis pré-candidatos à Câmara de Venceslau, foi uma das mais acessadas no blog na última semana.
É uma resposta que confere e ratifica que o eleitor venceslauense quer novidade, novas opções e busca saber quem seriam os possíveis novos postulantes.
A renovação é sempre bem vinda na medida que permite novas experiências e outras formas de atuação. Porém, os partidos políticos ainda não se aperceberam disso, pois não tem uma política de atuação que permite a inserção de jovens na vida partidária.
A militância, antes tão forte e presente, hoje praticamente inexiste, com poucas exceções, concentrando-se mais em nichos e núcleos dos grandes centros.
A formação política, uma arma muita utilizada principalmente pelo PT antes de assumir o poder, também ficou em segundo o plano. Hoje, a preocupação petista está muito mais em se manter do que em formar novas lideranças.
Na verdade, os partidos políticos, principalmente no interior, vivem uma letargia que só é açodada em época eleitoral.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Pré-candidatos para Câmara de Venceslau

Dois nomes estão sendo propalados na cidade como pré-candidatos para a Câmara de Presidente Venceslau. São nomes novos e que ainda não ocuparam cargos políticos.
Raphael Balhestero, funcionário do Forum local, tem publicado textos na imprensa, defendendo a vinda de novos presídios. É filiado ao PPS e genro de Clóvis Moré, pecuarista e jornalista.
O advogado João Roberto Coelho Pacheco, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Osvaldo Melo (PT), agora no PSDB, vem divulgando seu nome na cidade. Hoje, logo pela manhã, ouvi um carro de som propagando os cumprimentos do advogado às mães venceslauenses pelo seu dia, a ser comemorado no domingo.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pouca mobilização para eleições em Venceslau

Não parece que estamos em ano eleitoral. A pouco mais de 40 dias para definição de quem serão os candidatos, pouco se sabe a respeito.
De concreto mesmo, apenas o atual prefeito é candidato à reeleição. Tem ao seu lado o maior grupo partidário e vai manter a dobradinha com o PSDB, decisão que permite uma abertura com o governo do Estado.
Na oposição, o ex-prefeito Osvaldo Melo (PT) terá que enfrentar uma batalha jurídica por conta de um apartado de suas contas de 2001 que virou ação civil pública movida pelo Ministério Público e posterior condenação em 2º instância. Melo estaria impedido de disputar por conta da Lei da Ficha Limpa. Para ele, o tempo urge e será determinante para sair candidato.
Outra opção da oposição é o ex-prefeito Angelo Malacrida, agora no PDT. Não há nada que o impeça que saia candidato. Alíás, Malacrida tem afirmado sua disposição de participar das eleições. Resta saber como o ex-prefeito reunirá apoio para se lançar candidato. Será que o principal lider do partido na Assembleia Legislativa, o deputado Olímpio Gomes, disponibilizará estrutura política-financeira para a campanha?
Do jeito que a coisa se apresenta em Venceslau não está descartada também eleição com candidatura única. Neste caso, o prefeito Ernane se tornaria o único a disputar. Mas teria que fazer 50% mais 1 voto para se eleger.
É esperar pra ver. Até o final do prazo, nos últimos dias de junho, muita água vai rolar debaixo da cachoeira, digo, da ponte.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dilma surpreende até os mais incrédulos

Recordo-me da campanha presidencial que elegeu Dilma Rousseff, em 2010.
A tentativa de associar a imagem dela a de uma guerrilheira e terrorista durante a Ditadura Militar não colou.
A resposta veio nas urnas.
Dilma lutou contra Ditadura, um período negro da história brasileira.
Foi torturada como muitos brasileiros que defendiam e defendem a liberdade e a democracia.
Agora, na condição de presidente da República, a primeira mulher a comandar o Brasil, mostra toda sua capacidade administrativa, já percebida quando foi ministra de Lula.
Surpreende até os mais incrédulos.
A cada mês vê aumentada sua aprovação, justificando as ações que vem implementando em seu governo.
Já calou a oposição.
Chamou atenção dos banqueiros para redução do spread bancário.
Tem crédito para tomar medidas necessárias, como a anunciada ontem em que muda os rendimentos da poupança, até então um ato antipopular, condição necessária para forçar ainda mais a queda das taxas de juros.
A elite brasileira e, principalmente, os mais reacionários estão de joelhos e imobilizados diante de uma presidente que tem pulso firme.
Governa o Brasil para todos e já é reconhecida internacionalmente pela maneira como conduz a nação

Atrações da Faive não cativam público

As atrações da Faive deste ano não vem despertando expectativa em Venceslau. Pouco se fala a respeito dos shows programados. O mais lembrado é o do Jota Quest, talvez por ser um show diferente da linha musical que se costuma ter na feira.
Sem querer crucificar os organizadores, entendo que as pesquisas para detectar o gosto do venceslauense não contribuem. A explicação é que a comissão não viabiliza a contratação alegando falta de datas ou cachês altíssimos.
Aliás, a nossa feira deveria ser repensada a que se propõe. Criada para um objetivo, ao passar dos anos foi perdendo sua essência. O que estamos produzindo hoje em Venceslau?
A verdade é que o rebanho bovino é cada vez menor, a cana vem tomando lugar e os poucos investimentos estão do outro lado da fronteira, no vizinho Mato Grosso do Sul.
A feira se tornou uma festa com ênfase para os shows musicais, ficando a parte da agropecuária para segundo plano.
O Ciclo de Palestras, que mobilizava os criadores e pecuaristas, deixou de existir no final da última década. Era uma atividade importantíssima para feira, pois reunia grandes nomes e assuntos para melhoria e evolução da pecuária no município.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dá pra confiar na Justiça?


O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fábio Monteiro Gouvêa, pediu à corte uma autorização para devolver R$ 730 mil que recebeu fora da ordem normal de pagamentos de verbas atrasadas do tribunal, conforme noticiou ontem o jornal "Folha de São Paulo".
Gouvêa é um dos cinco magistrados investigados por ter supostamente "furado a fila" de quitações de passivos trabalhistas do TJ e recebido de R$ 400 mil a R$ 1,5 milhão entre 2006 e 2010, em violação aos princípios da moralidade administrativa, da isonomia e da impessoalidade.
"Estou me sentindo politicamente perseguido. Há dezenas de outros magistrados que receberam valores do mesmo modo que eu e estão sendo tratados de maneira diferente pelo tribunal", disse o desembargador à Folha.
O Órgão Especial do tribunal decidiu não julgar o pedido, sob o argumento de que Gouvêa não precisa da autorização. De acordo com membros da corte, ele pode fazer a devolução à Fazenda Estadual e depois pedir a inclusão na lista padrão de quitações do tribunal.



Tribuna Livre on line

Nos próximos dias, o jornal Tribuna Livre estará na Internet, com um trabalho diferente do que se vê na rede.
A proposta visa fortalecer o trabalho que é feito diariamente na redação, com ênfase para o jornalismo impresso e maior proximidade com o leitor/assinante.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

PP ainda não definiu apoio a Ernane

O Partido Progressista, presidido em Venceslau pelo ex-vereador Ezequias Dassie, ainda não definiu qual o caminho que terá nas próximas eleições municipais.
Dias atrás, Dassie convocou uma reunião com membros do PP local para expor sobre o encontro do qual participou na casa do prefeito Ernane Erbella (PMDB).
Dassie antecipou a Ernane que o apoio à reeleição seria discutido e definido por todos os membros do diretório.
Um próximo encontro deverá ser realizado nos próximos dias para definir apoio ou não a Ernane.
Um dos membros do partido, Robson da Silva, que é tesoureiro, em nota enviada à redação do Tribuna Livre, antecipou seu voto de apoio à reeleição de Ernane.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Decisão de TJ sobre Osvaldo Melo

O Tribunal de Justiça ratificou decisão de primeira instância e condenou o ex-prefeito Osvaldo Melo por improbidade administrativa em razão de não ter feito concurso público para contratar cinco operadores de máquina para o Consórcio Intermunicipal Pró-Estrada, em 2001, a pedido da Codasp, orgão do governo do estado.
A decisão não transitou em julgado, portanto cabe recurso no STJ, inclusive com pré-questionamento para o STF, por envolver questão constitucional.
Comenta-se que Osvaldo Melo já estaria inelegível por conta da Lei da Ficha Limpa.
Sobre isso, é importante considerar que a lei é aplicada em casos em que há dolo comprovado, ou seja, quando o agente público obtem vantagem para si ou para outrem e lesa o erário público.
Osvaldo alega que não cometeu dolo algum, pois não se beneficiou financeiramente e tampouco lesou o erário público, uma vez que o serviço prestado pelo consórcio recuperou estradas rurais do município e permitiu o desenvolvimento das atividades rurais.
Alega ainda que o processo que escolheu os operadores de máquina se deu por orientação da própria Codasp, que também se responsabilizou pelo ato e treinou os contratados, através de processo seletivo, para um serviço de período determinado.
Achei política a decisão do TJ na medida em que as contratações via concurso público não devem regrar contratos temporários. Como explicar então o fato de o governo do estado se valer de professores sem concurso público para dar aulas na rede, não estaria cometendo o mesmo deslize administrativo. O correto não seria fazer o concurso público para as atribuições de aulas?
Quando se tem um serviço que requer urgência, a lei faculta o processo seletivo neste caso. O próprio prefeito Ernane se valeu desta medida para reforçar o trabalho de arrastão na cidade para conter o avanço da dengue. E, a meu ver, agiu corretamente.
Em relação às estradas rurais, à época, a maioria estava em condições precárias, gerando reclamação contumaz dos produtores rurais. O serviço realizado há mais de 10 ainda repercute favoravelmente entre os produtores que foram beneficiados, como pude constatar conversando com alguns deles.
Não sei qual crime o ex-prefeito cometeu, a meu ver seus atos foram em benefício da coletividade rural, ações que contribuíram para melhorar o escoamento da produção, favorecendo a produção de alimentos e enriquecimento da economia local.
Onde estaria  o dolo? O ex-prefeito desviou algum recurso para si? Foi um ato de enriquecimento ilícito?
A decisão do TJ  é um grande equívoco que, por certo, será reformada em instâncias superiores.