segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sem comemoração no Dia do Trabalho

Estranhamente não foi divulgada qualquer programação em Venceslau para a celebrar o Dia do Trabalho, nesta terça-feira. Anos atrás, a data era lembrada com eventos culturais e esportivos.
Acho que a classe trabalhadora do município merece ser homenageada, uma vez que faz o crescimento da cidade em todas as esferas.
Se estiver errado, me corrijam.

Heroís

Música de minha autoria, com letra de Paulo Faraco. Arranjos: Naldo; Interpretação: Jamil
http://soundcloud.com/jamil-tannous-challouts/her-is-paulo-faraco-e-jamil

sábado, 28 de abril de 2012

Posse na AVL foi concorrida

Infelizmente não pude estar presente na posse dos novos membros da Academia Venceslauense de Letras, mas ouvi muitos elogios sobre o cerimonial, principalmente a intervenção da nova acadêmica, a atriz, cantora, dubladora, escritora Telma Costa.
Fico feliz pela escolha da Telma, uma amiga desde os tempos do IEE - fomos colega de classe na sexta série do ginasial - e que depois se mudou para o Rio de Janeiro para seguir carreira artística.
A Telma escolheu como patrono o escritor carioca, Nelson Rodrigues, uma justa homenagem a um personagem da vida cultural brasileira, cujas obras viraram cinema, peça de teatro etc.
Parabéns aos novos acadêmicos.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A vida é oca como a toca de um bebê sem cabeça

A frase acima é parte da letra de uma música do Caetano Veloso, mas inspira algumas reflexões. Talvez, a mais singular, é o fato é de que há um vazio escancarado sobre à mente humana. Como pode conceber que alguém ofereça carne humana dentro de salgadinhos?
O mais renomado psicanalista diria que a "mente" é um labirinto inimaginável. As pessoas agem ao extinto, podendo ou não ser influenciadas por outras mentes, submissas ou não, ou seriam mentes diabólicas como uma bomba a ponto de explodir?
Num mundo onde não há mais barreira e cibernético, a mente também se move, caminha em direção que transpõe a lógica e o raciocínio.
Por certo, os estudiosos no assunto estão se confrontando e questionando teses até então defendidas por eles próprios.
Imaginar é transpor o pensamento, mas não há como frear ações desmedidas e incomuns.
Ontem, meu filho, de 12 anos, mostrou-se receoso em ingerir carne. Pensei o que dizer a ele sobre o assunto, mas não tinha uma resposta apropriada para o momento. No subconsciente, a imagem da notícia sobre o canibalismo veio a tona. Fiquei receoso também e ingeri outra mistura que não fosse carne.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Invasões de terra vão continuar

A tão sonhada paz no campo está longe de acontecer, pelo menos na visão dos ruralistas. O presidente que representa a classe, Luiz Antonio Nabhan, diz que a lei sancionada nesta quinta-feira por Alckmin "não resolve o conflito fundiário" e as invasões de terra vão continuar.
Segundo ele, enquanto não for regularizada toda área considerada devoluta, as ações do MST não cessarão.
A contar pelas declarações de Nabhan, então o que assistimos nesta quinta em Venceslau, com a presença do nosso ilustre governador, foi uma encenação, ou melhor, um ato politico em tempos eleitorais?
Quando Paulo Egydio Martins comandou São Paulo, no final dos anos 70, foi dada oportunidade para regularização fundiária em áreas do Pontal. No entanto, a iniciativa não contou com adesão da maioria. O tempo passou, o MST surgiu, as invasões começaram e agora a necessidade de legalizar as áreas se tornou  bandeira contumaz dos ruralistas.
Foi dito e repetido exaustivamente nesta quinta-feira que a legalização vai trazer segurança jurídica para o produtor. Ora, essa afirmação parece soar discurso de palanque. Como poderá isso ocorrer, se ainda há ações discriminatórias na justiça questionando se as terras são mesmo devolutas?
De tudo que vi e ouvi hoje, concluo que os políticos continuam prometendo, fazendo leis inócuas e passageiras, de modo que estamos muito longe de resolver um problema que parece ter dois pesos e duas medidas.

Visita de Alckmin a PV fortalece apoio aos pecuaristas

A presença nesta quinta-feira de Geraldo Alckmin (PSDB) em Venceslau para sancionar a lei que regulariza áreas até 450 hectares na região é um sinal de fortalecimento do governo de São Paulo aos pecuaristas.
Região de conflito agrário desde o final dos anos 80 e início dos anos 90, a região do Pontal do Paranapanema se tornou palco de muitas ocupações de terra, principalmente na década passada e início deste novo milênio.
A presença de vários assentamentos é insuficiente para acalmar os que "lutam" pela reforma agrária. Parece uma causa sem fim, no entanto não se pode deixar de reconhecer que nos últimos anos as pressões dos movimentos ditos "sociais" diminuíram.
A dissidência do MST, tirando poder de José Rainha Júnior, seria uma das causas. Mas há outros componentes que explicariam que o movimento vem perdendo força nos últimos anos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Juventude dos anos 80 se curte no Face

Venceslauenses que viveram sua juventude nos anos 80 agora tem um grupo [Anos 80 - A Festa] no Facebook.
Criado por Daniela Sanches, a proposta é  reunir a galera de Presidente Venceslau que viveu intensamente os inesquecíveis anos 80.
"Criei este grupo na intenção de nos falarmos sempre, mas principalmente de planejarmos nosso encontro, que a princípio está sendo cogitado para o mês de dezembro", explica Daniela.
O grupo já conta com cerca de 1 mil convidados e está organizando uma super-festa para o final de ano.
-0-
Os anos 80 foram os melhores da minha vida. Um período em que vivencei a vida universitária, onde pude concluir o curso de jornalismo na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e experimentar novos desafios. Foram anos efervecentes na minha formação cultural, com oportunidade de conhecimento e aperfeiçoamento profissional em todos os sentidos, inclusive na parte musical, minha grande paixão.
Vivi a juventude na década de 70, mas considero os anos 80 o período de grande transformação cultural e política. Havíamos saído da ditadura militar - os anos de chumbo - e estávamos experimentando a abertura política. Apesar da inflação galopante, da economia não estabilizada, os anos 80 foram um divisor de água para o país. Votamos pela primeira vez para presidente, os carros fabricados no Brasil, até então chamados de "carroça", sofreram uma transformação com a entrada dos importados. Na cultura, o país experimentou vários gêneros musicais, incorporando novos ritmos e sons, com ênfase para o rock produzido no país, a influência do "new wave", a MPB tocando nas FMs, com Milton e seus mil tons, a genialidade de Caetano Veloso, a versatilidade musical de Gil, os mineiros Lô Borges e Beto Guedes, o som baiano da Cor do Som, o rock apocalíptico de Raul Seixas, o som transformador dos nordestinos Alceu Valença, Fagner etc. Era um tempo em que "vivíamos e não tínhamos a vergonha de ser felizes", como na letra do samba de Gonzaguinha.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Alckmin estará em Venceslau nesta quinta

Para sancionar a lei que regulariza áreas até 450 hectares ou 15 módulos fiscais no Pontal do Paranapanema, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), estará nesta quinta-feira, 26, às 10h, em Presidente Venceslau.
A informação foi transmitida nesta terça-feira pela assessoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), que é vice-líder de Alckmin na Assembleia.
O local onde o governador assinará a sanção da lei ainda não foi divulgado.
Dias atrás havia comentado no blog que há muito tempo Venceslau não recebe um governador.
Será que a visita tem cunho eleitoral?

Ainda sobre morte de jornalistas no Brasil

O Brasil ocupa a 11ª colocação no ranking de países em que os assassinatos de jornalistas mais ficaram impunes, segundo a organização não governamental (ONG) Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ).
Os piores na América Latina são Brasil (11º lugar), México (oitavo lugar) e Colômbia (quinto lugar).
No mundo, os líderes em violência contra jornalistas são Iraque (primeiro), Somália (segundo) e Filipinas (terceiro), segundo o Índice de Impunidade criado pela CPJ.
Para os analistas do CPJ, crimes recentes que levaram à morte de pelo menos dois jornalistas brasileiros – Edinaldo Filgueira e Valério Nascimento, ambos assassinados em 2011 - geraram um “retrocesso” nos esforços das autoridades para combater a impunidade. De acordo com a ONG, nos últimos anos, a Justiça sentenciou pelo menos cinco pessoas responsáveis por assassinatos de jornalistas. Há ainda cinco assassinatos que permanecem sem solução na última década. A organização destaca que os jornalistas foram vítimas de represálias por suas ações.
Em carta enviada à presidenta Dilma Rousseff na semana passada, o diretor executivo do CPJ alertou sobre a situação brasileira. "O Brasil consta pelo segundo ano consecutivo do Índice de Impunidade 2012 do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), que calcula o percentual de casos não solucionados de assassinatos de jornalistas em relação à população de cada país", diz o documento datado do dia 18 de abril e assinado pelo diretor executivo da ONG, Joel Simon. No ranking passado, o Brasil ficou em 12o lugar.

Morte de jornalistas no Brasil

Vem se tornando cena comum o assassinato de jornalistas no Brasil.
Dias atrás, a vítima foi o jornalista Mário Randolfo, 50 anos, que era editor-chefe de um site que publicava artigos com denúncias de supostos casos de corrupção na cidade de Vassouras (RJ). O caso ganhou repercussão internacional.
Em fevereiro último, o jornalista Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, de 51 anos, foi morto na cidade de Ponta Porã, fronteira do Brasil com o Paraguai. Paulo Roberto foi fundador do site de notícias "Mercosulnews" e editor-chefe do diário "Jornal da Praça", no qual trabalhou nos últimos 30 anos e que até há pouco tempo tinha como um de seus donos o empresário Fahd Jamil, foragido da Justiça após ser condenado em 2005 a 20 anos de prisão por narcotráfico.
Ontem, o jornalista e blogueiro Décio Sá foi assassinado com seis tiros à queima roupa em um restaurante de São Luiz, no Maranhão. Décio Sá trabalhava no jornal "O Estado do Maranhão" - pertencente à família Sarney - e escrevia em um blog famoso por informações de bastidores da política no Maranhão. Ele também trabalhou no jornal "O Imparcial" e chegou a ser correspondente da "Folha de S.Paulo" no final dos anos 90.
A imprensa livre no Brasil tem sido decisiva para esclarecer e divulgar casos de corrupção e desgoverno. Se a justiça é lenta para punir, a imprensa tem sido rápida e eficaz para divulgar escândalos e mais escândalos, envolvendo empresários, políticos, assessores etc.
Urge uma ação rápida de proteção aos jornalistas. O Brasil é um dos países em que há mais assassinatos de jornalistas, justamente por não termos leis mais eficientes e protetoras para os profissionais da informação.




segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eliminação do Corinthians no Paulista

Quem poderia imaginar que o Corinthians, a melhor campanha na primeira fase do Paulistão, fosse eliminado pela Ponte Preta em pleno Pacaembu?
Os torcedores do Corinthians culpam o goleiro Júlio César pela derrota, atribuindo a ele duas falhas imperdoáveis.
Reforçam que Júlio Cesar falha em jogos decisivos, citando a final do Paulista do ano passado contra o Santos.
Acho injusto querer crucificar o goleiro por isso. Esquecem-se que ele salvou muitas vezes o Corinthians em jogos também decisivos, principalmente no ano passado, quando ao Corinthians foi campeão brasileiro.
A verdade é que no jogo de ontem a Ponte esteve melhor em campo, mais ligada e mais afim de ganhar. Contou com a sorte também, mas não faltaram garra e muita marcação.
Gilson Kleina, técnico da Ponte, ao meu ver, deu um nó tático em Tite, quando montou um esquema para barrar as decidas de Paulinho e Danilo, que geralmente aparecem como elementos surpresas no ataque.
Outro detalhe: o Corinthians não tem um jogador que desequilibra, apesar de ser uma equipe voluntariosa. Faltou o craque para desmontar o esquema armado pela Ponte. Faltou o inusitado, o imprevisível, o diferente.

Moradores pedem 'tartaruga' próximo ao Coroados

Moradores da rua Duque de Caxias, nas proximidades do Coroados Tênis Clube, estão preocupados com a falta de segurança em relação aos veículos que utilizam o trecho e abusam da velocidade. Há muitas crianças residindo nas proximidades e a temeridade é o risco de atropelamento.
Segundo eles, a colocação de uma "tartaruga" (redutor de velocidade) se torna imprescindível para coibir os abusos. No passado havia um "obstáculo" quase em frente ao clube, mas acabou sendo retirado pela Prefeitura.

sábado, 21 de abril de 2012

Precisamos de mais segurança na Carlos Platzeck

Outro dia um amigo comentou sobre a falta de segurança para pedestres que usam o calçadão da avenida Carlos Platzeck para caminhadas diurnas e noturnas. "Qualquer hora  vai acontecer um atropelamento fatal", chegou a dizer.
Hoje me deparo com uma notícia triste em que um jovem de 14 anos foi vítima fatal de atropelamento em um trecho do prolongamento daquela avenida. A primeira informação é que o motorista que atropelou o adolescente estaria embriagado.
Sem entrar no mérito da culpa, o fato é que nossas autoridades deveriam ter um olhar mais atento à segurança do local. Uma sinalização mais rigorosa não deveria ser descartada. Infelizmente existem motoristas que não medem o perigo e se arriscam com ultrapassagens e abusos, como o verificado nesta madrugada.
Imagino a dor dos familiares, amigos e parentes do adolescente. Uma dor irreparável.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Justiça Eleitoral confirma novo diretório do PPS

Agora é oficial. O diretório municipal do PPS em Venceslau está sendo presidido por Álvaro Carlos da Silva, atual secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do município. O novo diretório, com o nome de todos os componentes, já está registrado na Justiça Eleitoral.
Silva substitui na presidência Otacílio Roberto Pinto, que era vice-presidente e assumiu o comando do partido após a morte de João Rondó Filho, o Zuza.
Havia um imbróglio interno no diretório, uma vez que o ex-vereador Edivaldo Sorigotti tinha sido eleito presidente. No entanto, seu nome não foi confirmado pela Executiva Estadual.
A decisão da executiva estudual poderá criar um descontentamento interno, tendo em vista que o vereador João Paulo Arfelli Rondó, único representante do PPS na Câmara de Venceslau, não estaria concordando com a medida.
Na verdade, como já havia sido antecipado aqui neste espaço, a intervenção estadual acabou se concretizando, pois o nome de Sorigotti não foi homologado após sua eleição.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Filhos de Jair Rodrigues agradam público em PV

Os filhos de Jair Rodrigues - Jair Oliveira e Luciana Mello (foto) - foram muito aplaudidos no show que encerrou a 3ª edição do Circuito Sesc de Artes, ontem à noite, em Venceslau,  na Praça do Correio.
Com repertório de samba e composições de Caetano/Gil, Djavan, Paulinho da Viola, entre outras feras da MPB, os irmãos Jair e Luciana conquistaram o público que, aliás, lotou a praça.
Destaque também para os músicos que acompanharam os artistas, principalmente o violão 07 cordas de Edmilson Capelupi.
Foi o maior público das três edições do circuito. Isso denota que a continuidade do evento na cidade contribui para formação de um público para valorização da cultura e suas vertentes.
Parabéns ao Sesc/SP e, principalmente, ao Sincomércio do Pontal e Alta Paulista, que não tem medido esforços para trazer eventos culturais para Venceslau

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Arte na praça graças ao Sesc/SP

O esforço do presidente do Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, Guido Denipotti, em trazer o Circuito Sesc de Artes para Venceslau precisa ser registrado neste espaço. A presença do Sincomércio na cidade vai além da representatividade junto à classe empresárial. Atende também aos anseios dos que gostam de cultura.
A terceira edição do Circuito Sesc é mais uma vez um grande sucesso, não só pela presença maciça do público infantil, mas, principalmente, pela oportunidade de se conferir apresentações artísticas até então restritas aos grandes centros.
Na foto acima, o grupo Na Macaca, inspirado nos números circenses, mostra muita critividade, unindo música, dança, humor e alegria. 
Consta ainda na programação teatro, performance literária, artemídia, curtas-metragens e, ainda, no encerramento, o show dos irmãos Jair Oliveira e Luciana Mello.
É importante frisar também a participação do Sesc Thermas de Prudente para vinda do circuito, bem como o apoio da Prefeitura de Venceslau.
Os apreciadores da cultura agradecem.
Que venha mais circuito!!

Fato curioso

Alguém saberia responder qual foi a última vez que um governador de Estado esteve em Venceslau?
O Serra, no período em que dirigiu São Paulo, jamais esteve na cidade.
O atual esteve em Venceslau em 2010, mas em campanha eleitoral.
Curioso é que os municípios vizinhos, principalmente Prudente, costumeiramente recebem a visita do governador.
Curioso ainda é que o governador está representado com seu partido na administração da cidade.
Então vamos nos contentar com a visita da mulher dele, que estará na cidade para a abertura dos JORI (Jogos Regionais do Idoso).

terça-feira, 17 de abril de 2012

Jornalismo investigativo ou cumplicidade?



RECOMENDO A LEITURA DESSE ARTIGO OPORTUNO E VERDADEIRO

Por Venício Lima

Algo de muito errado está acontecendo com a grande mídia no Brasil.
Enquanto empresários da mídia impressa ou concessionários do serviço público de radiodifusão – e seus porta-vozes – reafirmam, com certa arrogância, seu insubstituível papel de fiscalizadores da coisa (res) pública, o trabalho da Polícia Federal possibilita que o país tome conhecimento de evidências do envolvimento direto da própria mídia com os crimes que ela está a divulgar.
E mais: a solidariedade corporativa se manifesta de forma explícita. Por parte de empresas de mídia, quando se recusam a colocar setores de seu negócio entre os suspeitos da prática de crimes, violando assim o direito à informação do cidadão e o seu dever (dela, mídia) de informar. Por parte de jornalistas, que alegam estarem sujeitos a eventuais relacionamentos “de boa fé” com “fontes” criminosas no exercício profissional do chamado jornalismo investigativo.
Será que – na nossa história política recente – o recurso retórico ao papel de fiscalizadora da coisa (res) pública não estaria servindo de blindagem (para usar um termo de agrado da grande mídia) à indisfarçável partidarização da grande mídia e também, mais do que isso, de disfarce para crimes praticados em nome do jornalismo investigativo?
Imprensa partidária
Historiadores da imprensa periódica nos países onde ela primeiro floresceu, sobretudo Inglaterra, França e Estados Unidos, concordam que ela – ou o de mais parecido com aquilo que hoje entendemos como tal – nasceu vinculada à política e aos partidos políticos. Numa segunda fase, transformou-se em empresa comercial, financiada por anunciantes e leitores. No Brasil, as circunstâncias históricas certamente nos diferenciam dos países citados, mas não há distinção em relação às origens políticas e partidárias da imprensa nativa.
Foi Antonio Gramsci, referindo-se à imprensa italiana do início do século 20, quem primeiro chamou a atenção para o fato de que os jornais se transformaram nos verdadeiros partidos políticos. Muitos anos depois, entre nós, Octavio Ianni chamou a mídia de “o Príncipe eletrônico”.
Apesar disso, a imprensa que passa a se autodenominar de “independente” é aquela que é financiada, sobretudo, pelos anunciantes e, ao longo do tempo, reivindica sua legitimação no princípio liberal do “mercado livre de ideias”, externo e/ou interno à própria imprensa.
No Brasil dos nossos dias, até mesmo os empresários da grande mídia admitem seu caráter partidário – como, aliás, já afirmou publicamente a presidente da ANJ.
Jornalismo investigativo
O chamado “jornalismo investigativo” acabou levando a grande mídia a disputar diretamente a legitimidade da representação do interesse público, tanto em relação ao papel da Justiça – investigar, denunciar, julgar, condenar e, eventualmente, perdoar – como em relação à política institucionalizada de expressão da “opinião pública” pelos políticos profissionais eleitos e com cargo nos executivos e nos parlamentos.
Ademais, o assumido papel de oposição partidária parece estar levando setores da grande mídia a não diferenciar “jornalismo investigativo” – e/ou relação com “fontes” – e o exercício de uma prática profissional que escorrega perigosamente para o crime, sem qualquer limite ético e/ou legal.
Jornalismo investigativo e cumplicidade com práticas criminosas podem estar sendo confundidos. Vale, portanto, lembrar a afirmação de Paul Virilio:
“A mídia é o único poder que tem a prerrogativa de editar suas próprias leis, ao mesmo tempo em que sustenta a pretensão de não se submeter a nenhuma outra”.
Parece que, lamentavelmente, atingimos a esse perigoso e assustador limite no Brasil.
*Venício A. de Lima é professor titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) e autor, entre outros livros, de Regulação das Comunicações – História, Poder e Direitos; Paulus, 2011;
**Reproduzido da revista Teoria e Debate nº 99, abril/2012













Teodoro deve ganhar Fatec

O deputado Mauro Bragato protocolou projeto na Assembleia Legislativa propondo a criação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Teodoro Sampaio.
A demanda já está sendo analisada pelas comissões técnicas da casa e deve ser votada nas próximas semanas.
A se confirmar a instalação em Teodoro, a região somaria duas unidades da Fatec; Prudente foi o primeiro município a receber a faculdade que é ligada ao Centro Paula Souza.
Venceslau, que há vários anos pleiteia uma unidade da Fatec, pode ser preterida mais uma vez.
Anos atrás, Teodoro Sampaio já havia "passado a perna" em Venceslau. Depois do anúncio que os venceslauenses ganhariam uma extensão do AME (Ambulatório Médico Especializado), o governo optou por Teodoro Sampaio.

Semana cultural em Venceslau

Venceslau terá a partir desta quarta-feira, 18, uma semana dedicada à cultura. O Circuito Sesc de Artes, por iniciativa do Sincomércio do Pontal e Alta Paulista, abre a agenda, com atividades que incluem teatro, música, dança, artemídia, literatura e circo. A principal atração é o show musical com os irmãos Jair Oliveira e Luciana Mello, filhos de Jair Rodrigues.
Na quinta-feira, a Pizzaria Shibambam traz muita música popular brasileira e instrumental com Izildo Bueno (teclado e percurssão) e Jamil (violão e voz), a partir das 20h30.
Na sexta-feira à noite, o anfiteatro da Uniesp será palco da comédia stand up 'Procurados & Perigosos', a partir das 20h30. O espetáculo reúne os atores Vitor Branco, ex-Globo e A Praça é Nossa, e Wanderlei Grillo, ex-Malhação. O ingresso custa R$ 30,00, mas com apresentação de bônus [pode ser obtido nas páginas do Tribuna Livre, basta recortar] ganha 50% de desconto. Estudantes pagam meia.
É só escolher!!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Santistas de PV comemoram centenário do Peixe


No sábado à noite (14), reunido na chácara da Quitanda do Mário, um grupo de santistas de Presidente Venceslau comemorou o centenário do Santos FC em grande estilo.
Não faltaram comentários sobre as glórias do Santos, exibição do documentário sobre os 100 anos [dirigido por Lina Chamie, filha de intelectual Mário Chamie], cerveja no ponto, churrasco preparado por Jorge Maemura, tudo muito bem organizado por Kaká, mulher do Pintado.
O bolo, estampado com o distintivo do Santos, foi outro destaque da festa, encerrada com o "parabéns a você" pelos 100 anos do Glorioso.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Esclarecimento sobre imblóglio no PPS

Este blogueiro, com base em informações de bastidores, postou dias atrás que a executiva estadual do PPS interveio no diretório municipal do partido em Venceslau. No entanto, a informação acabou não se confirmando, visto que o partido, segundo o vereador João Paulo Arfelli Rondó [único representante do PPS ba Câmara], continua sendo presidido por Otácilio Roberto Pinto.
Com a morte do então presidente João Rondó Filho, o Zuza, segundo João Paulo, assumiu automaticamente a presidência o vice Otacílio.
Surge agora uma nova informação, transmitida no final da tarde desta sexta-feira (13) pelo ex-vereador Edivaldo Sorigotti. Segundo ele, houve eleição para escolha do novo presidente, no entanto seu nome, após ter sido eleito pela maioria, acabou não sendo homologado pela executiva estudual. Dessa forma, a presidência, afirma Sorigotti, continua sendo exercida por Otacílio.

Prefeito Ernane reúne partidos políticos

Na noite de ontem, 12, o prefeito de Presidente Venceslau, Ernane Erbella (PMDB), promoveu um encontro com alguns dirigentes partidários para abordar apoio nas próximas eleições municipais.
Ernane, que é candidato à reeleição, já manifestou o desejo de manter a dobradinha com o atual vice-prefeito, João Monteiro de Souza (PSDB).
No entanto, segundo algumas fontes, dirigentes partidários e grupos políticos que estiveram com Ernane nas eleições passadas estariam reticentes. O vereador João Paulo Arfelli Rondó, do PPS, hoje ligado ao deputado Ed Tomas, do PSB, seria um deles.
Por ora, além do PSDB, PV e PTB estão praticamente fechados com Ernane. Já o PPS está dividido, com possibilidade de não apoiar e lançar candidatura própria, enquanto PP, de Ezequias Dassie, continua sendo uma incógnita. Já PDT e PT devem lançar candidatos para disputar com Ernane, lançando Malacrida e Osvaldo Melo, respectivamente.

Santistas de PV preparam festa dos 100 anos

Um grupo de torcedores do Santos em Presidente Venceslau está preparando uma festa, a ser realizada neste sábado à noite, 14, na chácara do Mário Namimatsu, em comemoração ao Centenário do Clube, celebrado no mesmo dia.
O encontro terá ainda exibições de matérias realizadas por emissoras de TV ligadas ao esporte sobre os 100 anos do Santos, discurso e manifestações sobre a data.
Está previsto ainda o "parabéns a você", com direito a bolo confeccionado pelas funcionárias da Quitanda do Mário.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

‘Overlanding Brazil/Brasil por Terra’

Já estão disponíveis na Cultura Inglesa de Presidente Prudente os convites para a palestra “Overlanding Brazil/Brasil por Terra”, a ser ministrada pelo casal expedicionário formado pelo inglês Robert Ager e a brasileira descendente de britânicos, Grace Downey. O evento será realizado neste sábado, 14, às 20h, na sede da 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Prudente. Cada ingresso deve ser trocado mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal) na secretaria da escola, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 657, centro de Prudente.
Na palestra, a ser ministrada em inglês e em português, os aventureiros contam sobre a expedição que realizaram pelo Brasil, entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010, onde percorreram 45 mil quilômetros a bordo de um Land Rover, visitando em 26 Estados e no Distrito Federal localidades fora da rota turística nacional. “Temos como meta não apenas compartilhar nossa experiência, mas inspirar as pessoas a seguirem seus sonhos. Mostramos que com determinação e vontade é possível superar dificuldades e atingir objetivos”, ressalta o expedicionário Robert Ager.
Exposição
Além da palestra, dia 14 ainda marca o início da exposição, na Praça de Eventos do Prudenshopping, onde estarão expostas 50 fotografias tiradas durante a expedição do casal pelo Brasil. Os visitantes também poderão conhecer o Land Rover usado por Ager e Downey na viagem. A visitação é gratuita, no horário de funcionamento do shopping.



CARTA ABERTA A PRESIDENTA DILMA ROUSSEF SOBRE OS DESVIOS NAS POLÍTICAS DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA


Foi protocolada anteontem, no Gabinete da Presidência da República, uma carta aberta endereçada à presidenta Dilma Roussef, apontando graves desvios nas políticas do Ministério da Cultura para o Livro, Leitura e Literatura.
A carta é assinada por 9 dos 15 membros titulares do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, que reúne representantes da sociedade civil ligados às cadeias criativa, mediadora e produtiva do livro e leitura no Brasil.
O documento aponta principalmente a paralisia das políticas para o setor, a mudança de foco para atender prioritariamente alguns interesses do mercado editorial e apresenta um balanço dos investimentos efetuados ou prometidos em 2011, que caracterizam bem esta mudança de foco das políticas para o livro, leitura e literatura.
Os 9 membros titulares do Colegiado, mais 3 suplentes, decidiram endereçar o documento à Presidenta da República, após verem esgotadas todas as tentativas de diálogo e perceberem o gradativo esvaziamento do Colegiado Setorial, que acabou se transformando numa instância quase decorativa, sem nenhum poder de interferência nos rumos das políticas para o setor.
Decidiram também a torná-lo público por não corroborarem as atuais diretrizes destas políticas.
Assinam o documento: Nilton Bobato, escritor e professor. Representante da Região Sul no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, e membro titular do Conselho Nacional de Política Cultural/CNPC; Edgar Borges, escritor e jornalista. Representante da Região Norte no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura; Ademir Assunção, escritor e jornalista. Representante dos escritores (Cadeia Criativa) no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura; Rogério Barata, pedagogo, formador de professores-leitores, contador de histórias. Representante da Cadeia Mediadora no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura; Mileide Flores, livreira. Representante da Região Nordeste no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, e coordenadora do Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Ceará; João Castro, poeta. Representante dos escritores (Cadeia Criativa) no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura e presidente da União dos Escritores da Amazônia; Izaura Ribeiro Franco, escritora e editora. Representante da Região Centro-Oeste no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura; Nêmora Rodrigues, bibliotecária. Representante da Cadeia Mediadora no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, e presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia; Almir Mota, escritor, editor e produtor cultural. Representante dos escritores (Cadeia Criativa) no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura; Jasmine Malta, professora mestra da Universidade Federal do Piauí. Membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura – Cadeia Produtiva; Kelsen Bravos, professor, editor e escritor. Membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura – Cadeia Mediadora; Benita Prieto, contadora de histórias e produtora cultural. Membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura – Cadeia Mediadora.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PPS intervem em diretório de Venceslau

A direção estadual do PPS interveio no diretório de Venceslau, reconduzindo o atual secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Álvaro Carlos da Silva, à presidência, tirando de cena o ex-vereador Edivaldo Sorigotti.
Quem não teria gostado da mudança é o vereador João Paulo Arfelli Rondó, único representante do PPS na Câmara. Nos bastiadores políticos, Rondó estaria disposto a disputar a eleição para cargo majoritário (prefeito ou vice), deixando de apoiar a reeleição de Ernane.
Este fato, segundo se comenta nos meios políticos, teria motivado a intervenção no partido, uma vez que a direção estadual estaria afinada com o prefeito Ernane e seu secretário da Agricultura.
Rondó ainda não se manifestou sobre o assunto, tampouco o presidente destituído.

Sétima edição da 'Glamour' já circula

A edição número 07 da revista "Glamour", editada por Lygia M. Parro Oliveira em parceria com a Coroados Print, já está disponível aos leitores de Presidente Venceslau e região.
A capa traz a 1º top model brasileira, Claudia Liz (foto), que também atua como consultora de moda da revista.
Os leitores também poderão conferir a arte 'naive' do pintor Josinaldo que, apesar de ter nascido na Bahia, reside há muitos anos em Presidente Epitácio.
Há também um texto deste blogueiro sobre o trabalho musical do grupo Cinco a Seco, formado por novos talentos da nova MPB, entre eles, Pedro Viáfora, filho do compositor Celso Viáfira, e da venceslauense Eliane Melo.
A revista está bem recheada de bons artigos, crônicas, dicas de produtos existentes no comércio venceslauense, moda, gastronomia etc.
Vale conferir!!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

100 anos do Glorioso

Nesta semana, o Santos FC comemora 100 anos de glórias, histórias, títulos, com uma programação que inclui o lançamento de um documentário sobre os melhores momentos do clube, desde o surgimento até os dias atuais.
Na Vila Belmiro se costuma dizer que o raio por lá cai mais de uma vez no mesmo lugar.
Começou com Pelé, o maior jogador da história do futebol, insuperável até hoje; que parou uma guerra para vê-lo jogar; que fez a torcida tirar o juiz depois de sua expulsão; que marcou mais de 1,3 mil gols; que levou o Brasil a ser tri-campeão mundial; que fez o Santos Bi da Libertadores e Bi Mundial, e escolhido atleta do século!!!
Nos anos 70, o Santos teve a segunda geração: a dos meninos da Vila, uma época que culminou com o surgimento do "futebol" moleque, revelando para o futebol jogadores como Pita, Juari, João Paulo e Nilton Batata, que deram ao Santos o título de campeão paulista de 1978, após um jejum de títulos.
No início deste novo milênio, o Santos mostrou ao mundo a terceira geração de craques, revelando jogadores como Diego, Robinho, Elano, Renato etc, um grupo inesquecível e que ainda continua brilhando no futebol. Com essa geração, o Santos conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004.
Agora, o clube tem, pela quarta-vez, uma nova geração de craques, talvez, após a era Pelé, a melhor de sua história, com Neymar e Paulo Henrique Ganso como estrelas principais. Essa geração já deu dois títulos paulistas, uma Copa do Brasil e um título na Libertadores, o terceiro do clube. Neymar já é o principal jogador do Brasil e a maior esperança para a Copa do Mundo que vamos realizar em 2014. Com apenas 20 anos, optou em ficar no Santos, preterindo os euros dos clubes europeus, sonho de qualquer jogador. É ídolo de uma nova geração e, com certeza, um ícone para os novos garotos que surgem no futebol, pelo estilo e, principalmente, pelo futebol-arte que desenvolve.
Sou santista desde que me conheço por gente. Aprendi a gostar do Santos através do meu pai, fascinado por Pelé desde que chegou ao Brasil, vindo do Líbano. Vi Pelé jogar em Prudente, em 1968, vencendo a Prudentina naquele ano. Vi Pelé brilhar na Copa de 70, vi Pelé marcar mil gols, vi a despedida de Pelé. Sou um santista feliz e orgulhoso, pois o nosso Glorioso atravessou fronteiras e, sem dúvida, é o clube mais respeitado e mais dignificado lá fora. Agora vejo Neymar brilhar, dar espetáculos, marcar gols belíssimos, não se intimidar com a violência dos adversários, mostrar que é possível, sim, ficar no Brasil e ser escolhido, em breve, o melhor do mundo.
Nesses 100 anos me congratulo com todos os santistas espalhados pelo mundo. Isso mesmo, pelo mundo, pois o Santos é do mundo.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cobrança estranha!!

O vereador Tufy Nicolau (PSDB) está cobrando da Prefeitura de Venceslau que fiscalize o som ambulante nas ruas de Venceslau. Segundo ele, é grande o número de reclamação contra esse tipo de atividade na cidade.
Ele alega que os veículos que oferecem esta alternativa de anúncio ao comerciante devem estar cadastrados na prefeitura e que existem muitos atuando na clandestinidade.
Para solucionar o problema, ele sugere que, além da fiscalização, os carros sejam identificados por adesivos que indicam que estão regularizados, podendo, assim, em caso de abuso, serem denunciados pelo munícipe ou pelos profissionais que prestam o serviço de som.
Nota do Blog
Acho estranha a reclamação do vereador, pois, no sábado de aleluia, sua “festa” ultrapassou todos os limites do sossego público, estendo-se até às 7h, com som fora dos limites que prega a lei municipal votada por ele próprio na Câmara.

Som ao vivo no Shibambam

A pizzaria Shibambam, em Venceslau, experimentou na quinta e no sábado últimos som ao vivo com o musical formado por Jamil (voz e violão) e Izildo Bueno (teclado e percussão). Um repertório recheado de música de boa qualidade e que marcou história no cancioneiro popular foi apresentado para quem esteve no estabelecimento.
Os proprietários Guto e Lu merecem aplausos por dar oportunidade à música de qualidade e executada com muita propriedade pela dupla, preterindo a desgastante sertaneja universitária e afins.
O trabalho deve continuar nas próximas semanas.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pau que dá em Chico dá em Francisco

Acho incrível como as coisas se desenrolam no cenário político que temos hoje no Brasil. Os "caras" que se diziam "arautos da moralidade pública", utilizando o PIG para "demonizar" o governo petista, estão envolvidos até o pescoço com a contravenção penal.
Já tem governador tucano dando explicação, tirando o dele da reta para jogar a culpa no colo de assessores. Alías, no Brasil, a corda sempre sobra pro lado mais fraco.
Já tem presidente de partido querendo explicar o inexplicável.
Eita Brasil "dos mais espertos".
No cenário político que se desenha hoje no Brasil fica difícil separar "o joio do trigo". É por isso que muita gente do bem prefere ficar de fora, não se envolver com política.
A inversão de valores chegou a tal ponto que os bons se misturam aos maus e ninguém sabe quem é quem.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dinheiro de Cachoeira respinga na oposição

Curioso como os políticos são "caras de pau", com raríssimas exceções. O que parecia probo, honesto, defensor da moralidade, do dia para noite se torna um "espertalhão", usando dinheiro da contravenção para seu próprio sustento político.
A casa caiu para o senador Demóstenes Torres, agora ex-Democratas [pediu desligamento do partido], após denúncia de seu envolvimento com o contraventor goiano Carlinhos Cachoeira. O senador por Goiás foi surpreendido pela Polícia Federal em escutas telefônicas que comprovam seu envolvimento com Cachoeira.
Agora vejo também que há indícios do envolvimento da chefe de gabinete do governador de Góiás, Marconi Perillo, que é tucano, que teria recebido de Carlinhos Cachoeira informações sigilosas de operações policiais, que foram repassadas para envolvidos, prejudicando as investigações, de acordo com o Ministério Público Federal.
Eliane Pinheiro, que continua a ocupar o cargo de confiança no governo de Perillo, recebeu informações de Cachoeira e avisou um prefeito que ele era alvo da Operação Apate, segundo a polícia. A operação investigou, em 2011, fraudes tributárias em prefeituras do interior goiano.
Cachoeira foi preso pela PF em fevereiro na Operação Monte Carlos, que investiga a exploração de jogos ilegais.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Chega de presídios!!!

Inciou-se em Venceslau um movimento para vinda de mais um presídio. Inclusive, o deputado Mauro Bragato (PSDB) já foi acionado para fazer gestões junto ao governo, onde atua como vice-líder na Assembleia Legislativa.
No ano passado, se não estiver enganado, realizou-se uma audiência pública para discutir o assunto. Naquela ocasião foram convidadas pessoas ilustres e experts no assunto, entre os quais, Zelmo Denari, ex-procurador de Justiça do Estado, e Spencer Ferreira, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Todos afirmaram que Venceslau já deu sua cota de contribuição para o sistema prisional e que não há razão para um terceiro presídio, com explicações convincentes e técnicas.
Acho muita "pequenês" essa bandeira de trazer mais um presídio para cidade. O que precisamos é melhorar o atendimento à saúde, prejudicado com a existência dos presídios e o atendimento preferencial que é dado aos presos quando se dirigem para nossa Santa Casa. Precisamos melhorar nossa educação, motivando e pagando melhor nossos professores e, porque não dizer, trazer mais cursos de qualificação profissional para que nossos jovens não tenham que sair da cidade e buscar estudo em outras regiões. Precisamos melhorar nossas estradas rurais, estimulando a agricultura familiar para aumentar a renda no campo. Estamos geograficamente em ponto estratégico, próximos de dois estados (PR e MS), com condições plenas para receber indústria de transformação em alguns setores. No entanto, é preciso que se mude a forma com que o governo estadual considera nossa região, criando incentivos fiscais, como está ocorrendo no município de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, com a instalação de zona livre de comércio.
A regularização de terras no Pontal do Paranapanema, aprovada dias atrás na Assembleia, abre a possibilidade de novos investimentos do setor produtivo. Na verdade, nossa região precisa urgentemente extirpar a imagem que foi plantada a partir do final dos anos 80, como a região do conflito fundiário e dos presídios. Queremos ser a região do emprego, da educação, da saude, exemplo de produção e geração de renda, onde nossos filhos possam aqui permanecer e contribuir com seu progresso.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PDT já tem pré-candidados em Venceslau

O diretório municipal do PDT se reuniu no sábado e definiu dois nomes como pré-candidatos do partido para as eleições majoritárias em Presidente Venceslau. São eles o ex-prefeito Angelo Malacrida e o empresário Rodolfo Seddig.
O PDT decidiu que terá candidatura própria a prefeito e que agora vai iniciar tratativas para alianças partidárias.

Questão do cemitério

A Prefeitura de Venceslau vem convocando, através das duas emissoras de rádio da cidade, proprietários de jazigos no cemitério local para recadastramento e obtenção de direitos de utilização. O assunto está gerando polêmica e questionamento na Câmara Municipal. O vereador João Paulo Arfelli Rondó, do PPS, disse que a cobrança de taxa para o recadastramento "é irregular", inclusive anunciou que apresentará propositura para questionar o assunto.