quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dilma cala oposição

Muita gente apostou que a primeira presidente mulher do Brasil seria presa fácil para a oposição. Ledo engano. Uma parte significativa da oposição já estaria mudando de lado, vide o PSD, recém criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que acena um namoro com o governo federal.
As vozes discordantes, concentradas principalmente no DEM, partido de Agripino Maia e cia, tentam, tentam, mas não conseguem encaixar discurso que comova a opinião pública.
A demissão de alguns ministros de Dilma, envolvidos em denúncias de corrupção, soou como um antídoto para qualquer tentativa de golpe ou crise em Brasília. Dilma faz a lição de casa muito bem e, aos poucos, vai varrendo e limpando as sujeiras.
É cedo para uma avaliação mais assertiva, no entanto o começo da gestão Dilma é extremamente positivo, até porque o mundo vive uma crise econômica preocupante. Hoje, o Brasil está mais forte e preparado para enfrentá-la. Somos mais respeitado lá fora e isso já é um grande avanço.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Poucos viram show do Sonekka

Lamentável que  poucas pessoas tenham visto o show do compositor Sonekka e Banda Expresso no palco da Faive deste ano.
Eu era um dos privilegiados que estavam na platéia. Foi um show singular, digno de casa lotada e aplauso.
Não respeitaram aquela a velha máxima do Milton "que o artista deve ir onde o povo está". Era show para um ambiente mais aconchegante e central, mas valeu a tentativa de fazer as pessoas escutarem o que é bom.
Valeu Sonekka que, aliás, fez um workshop para alunos no conservatório, ensinando-os a compor.

Mutantes no Rock in Rio

Sou do tempo do Festival de Águas Claras, em Iacanga (SP), na região de Bauru, nos anos 80. Era o maior festival de expressão musical do Brasil até surgir o Rock in Rio, anos depois.
Em Águas Claras vi e ouvi Hermeto Pascoal, Jards Macalé, Raul Seixas, João Bosco, grupo Língua de Trapo, entre outros, um tempo de boa safra de compositores e expressões musicais.
Agora, 2011, o Rock in Rio, claro sem comparações, abre a vitrine para velhos conhecidos e novos stars. O bom do festival é o que rola antes dos grandes shows. No próximo domingo, 02/10, por exemplo, na abertura, na parte da tarde, no palco alternativo, Os Mutantes vão se apresentar. O canal Multishow transmitirá ao vivo. É uma ótima dica para quem quer ouvir o verdadeiro rock nacional.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sombras que se foram

Cortaram uma árvore. Uma não, foram duas, daquelas que a gente sempre quis ter no quintal da casa. Eram árvores de uma sombra confortável, de lazer nas horas de stress, árvores que nos ensinavam muitas coisas.
Como entender a atitude de certos seres humanos? Será que não sabem eles o quão são importantes a sombra, a paz, a alegria, o prazer, o conforto que as árvores refletem em nossas vidas? Será que são seres insensíveis ou insensatos? Inimigos da natureza?
Não eram árvores condenadas pelo tempo, ao contrário, tinham muita vida, eram robustas, aconchegantes, silentes e belas. Abrigavam a todos que nela se ocupavam, ouviam risadas, conversas...seis, nove e até 12... nas jogadas que se desenrolavam embaixo delas. Estavam sempre ali, quietas, não palpitavam no jogo, assistiam a tudo e a todos. Eita árvores gigantes!!
Agora, depois da nefasta atitude de ceifá-las, só nos resta o consolo de que um dia elas serviram de muita inspiração e momentos felizes, ficando um vazio inexplicável, uma frustração de não poder impedir tamanha crueldade.
Com certeza, a natureza está desfalcada e triste, como nós, que aprendemos que preservar árvores é esticar a vida.
(Jamil Tannous Challouts)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Malacrida assina ficha no PDT


O ex-prefeito Ângelo Malacrida deixou o PT e assinou filiação no PDT, após convite do deputado Major Olímpio.
Malacrida é um dos nomes do PDT para a disputa majoritária nas eleições de Presidente Venceslau.
O PDT pretende lançar chapa completa para o pleito do ano que vem, disse o presidente do diretório municipal, Rodolfo Seddig.
Com Malacrida na disputa, o cargo de prefeito de Venceslau poderá ter três candidatos: Ernane (PMDB), que tentará a reeleição; Osvaldo Melo (PT), que buscará seu segundo mandato; e Malacrida, que também tentará segundo mandato na Prefeitura.
Dilson Leite, outro nome que foi muito comentado no início deste ano, desistiu da disputa, aconselhado por amigos e familiares.

domingo, 4 de setembro de 2011

Afinal, que é amor? (Jamil Tannous Challouts)





Pouco sei do amor,
Se ele passou, não vi
Não senti suas vestes sobre mim
Deve ter sucumbido com o vento da noite!

Como será que ele é?
Dá pra pegar, apalpar?
Sentir o cheiro como sente a flor no orvalho?
Será um extraterrestre que veio e logo desapareceu?

Será igual a moça na janela,
Que espera seu príncipe encantado?
Será que sabe ela que ele já não anda a galope?
Que parou no bar da esquina pra tomar um porre?
Ou sentou no computador e navegou em disparada?

Será que o amor é virtual?
Aderiu à cibernética?
Está na sala de bate papo?
Ou se rende às redes sociais?

Que amor é esse?
Que a gente sente, mas não vê?:
Será como Camões previu?
Um fogo que arde sem se ver,
Um contentamento descontente...

Afinal, o que é o amor?


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mês decisivo

Os que pretendem disputar as eleições do ano que vem e querem mudar de partido têm apenas esse mês para troca.
Aqui, em Venceslau, é grande a chance do ex-prefeito Malacrida deixar o PT e ingressar no PDT, atendendo convite  do presidente do diretório local, Rodolfo Seddig.
Quem também deve se filiar ou já filiou no PDT é o advogado e ex-candidato a vice-prefeito João Roberto Coelho Pacheco, o Beto Coelho. Ele vai ser candidato a vereador.
Também pelo PDT o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, o advogado Jorge Duran Gonçales, deverá tentar uma cadeira na Câmara Municipal.
Sobre a ida de Malacrida para o PDT, dependendo da composição partidária e do apoio que poderá receber, é possível que dispute a eleição para prefeito.
Sendo assim, Venceslau poderá ter três candidatos a prefeito: Ernane, que tentará a reeleição; Osvaldo Melo, que pode mais uma vez ser o candidato do PT; e Malacrida, que seria a terceira via, com apoio do deputado Olímpio.