quinta-feira, 29 de julho de 2010

Erro da PRE

Causou estranheza o erro da Procuradoria Regional Eleitoral que incluiu o nome do deputado Mauro Bragato (PSDB) na lista com pedido para impugnação para as eleições deste ano.
Como pode um órgão que cuida dos interesses públicos cometer erro de tal magnitude, visto que jornais, blogs, portais, utilizou-se da informação transmitida pela PRE, estampando que o nome do parlamentar prudentino estava na lista dos "fichas sujas"?
Se estivesse no lugar de Bragato entraria com processo contra a PRE.
Publicar errata depois de a noticia ter sido alarmada é muito pouco diante do estrago feito.
Quem viu a primeira notícia e não tomou conhecimento da errata, por certo está imaginando que Bragato tenha mesmo sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Acho que a PRE deveria ter uma explicação mais plausível para o caso.
Quem é responsável pela publicação?

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cai a máscara do tucano José Serra

O desenvolvimento da campanha presidencial é eloquente sobre a real natureza da candidatura do ex-governador paulista José Serra à Presidência. Ele gosta de se apresentar como um homem de esquerda, democrata, nacionalista e desenvolvimentista. E há quem acredite. Mas, ao respaldar as calúnias proferidas pelo seu vice, Índio da Costa, sobre as relações do Partido dos Trabalhadores (PT) com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o tucano revela e assume a sua condição de candidato da velha direita brasileira, raivosa e antidemocrática.
Índio acusou o PT de ligações com as Farc e o narcotráfico. Uma mentira que já lhe rendeu dois processos por calúnia e difamação e uma representação do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requerendo direito de resposta no sítio do PSDB. Na segunda-feira (19), Serra se pronunciou sobre o tema. Para surpresa de alguns, respaldou o vice que lhe foi imposto pelos demos afirmando que “todo o mundo sabe que o PT é ligado às Farc”, embora ressalvando que isto não significa necessariamente vínculos com o narcotráfico.
Acusações e manobras do gênero não constituem uma novidade da atual campanha. Lembram a tentativa torpe de associar o PT ao sequestro do empresário Abílio Diniz, na véspera do pleito presidencial de 1989, o terrorismo midiático de 2002 para incutir medo na população contra Lula, que então derrotou Serra, ou mesmo a lenda macabra de que comunistas comem criancinhas, difundida amplamente durante o regime militar.
Embora tenham provocado certo desconforto entre alguns membros da campanha demo-tucana, as declarações do vice não ocorreram nem foram divulgadas por acaso, descuido ou incompetência. Faz parte de uma estratégia deliberada de combate político, cujo objetivo é o mesmo de 1989 ou 2002 contra Lula: aterrorizar o eleitorado.
Certamente é uma conduta motivada mais pelo desespero de quem já está cheirando a derrota do que pela inteligência. De todo modo, serve para revelar o caráter reacionário do candidato tucano José Serra e seu colega de chapa, homem de ficha duvidosa e deputado federal por um partido, o DEM, desmoralizado pela corrupção deslavada no DF.
A demonização das Farc também serve aos propósitos retrógrados dos Estados Unidos e do governo direitista da Colômbia, que não desejam uma solução pacífica e democrática para os conflitos que afligem o país e apostam todas as fichas na guerra. Neste mesmo sentido, outras posições assumidas pelo ex-governador paulista são igualmente esclarecedoras.
Serra já caluniou o governo do índio Evo Morales na Bolívia, insinuando que está associado ao narcotráfico, confessou que pretende acabar com o Mercosul e criticou a posição corajosa e soberana da diplomacia brasileira em relação ao Irã. Tudo isto traduz uma política de aproximação e submissão às grandes potências capitalistas lideradas pelos EUA e retrocesso à diplomacia dos pés descalços praticada nos governos FHC.
O caráter direitista do candidato demo-tucano transparece ainda nas relações com os movimentos sociais, em especial com o sindicalismo. Ele já se mostrou um inimigo da classe trabalhadora, perseguiu professores e policiais civis enquanto governava São Paulo e fez jus a um manifesto das centrais sindicais em que foi desmascarado como impostor e mentiroso. Que ninguém se iluda: Serra é o candidato da velha direita, golpista e raivosa.

(*)Editorial publicado no site 'Portal Vermelho

terça-feira, 20 de julho de 2010

Índio cara pálida

Pois é, seu zé. Tem gente que acredita ou que duvida. Mas, caro internauta, falar o que se quer pode custar caro, principalmente em período eleitoral.
O tal Índio da Costa, que caiu de paraqueda para ser vice do tucano José Serra, misturou alhos com bugalhos para desqualificar a candidata do PT.
Não sei se é desespero de causa de uma eleição praticamente definida em prol da mineira ou se o cara é um tremendo "reaça", tipo de político ultrapassado e que não entendeu que o muro de Berlin não existe mais.
Oras, seu Índio cara pálida, se o PT tem relações com as Farcs, deveria, então, abrir uma filial na Colômbia, para mudar o governo de lá, que insiste subjulgar e oprimir os menos favorecidos e a camada mais pobre da população.
O governo de Uribe esteve a serviço do imperialismo americano e, pelo jeito, continuará com o novo presidente.
Seu partido, o DEM, é uma reminiscência do PFL que, num passado mais distante, tem raízes da extinta ARENA, partido que mandou no Brasil no período da Ditadura Militar, que ceifou a vida de centenas de brasileiros que lutaram pela liberdade e democracia.
Cara pálida Ìndio não honra a nossa raça primitiva. Tá mais para ianque importado da terra do Tio San, com discurso de candidato republicano bem ultra-direita.

sábado, 17 de julho de 2010

Sem clima eleitoral

A campanha eleitoral na região ainda é incipiente. Não há quase propaganda e tampouco movimentação, com algumas exceções.
Talvez, por conta das leis mais rigorosas, os candidatos estão preferindo se resguardar, evitando gastos neste momento e problemas com a justiça eleitoral.
Outro detalhe é que os comitês de candidatos deverão ser fiscalizados durante a campanha, fato inédito nessas eleições.
Os repasses de recursos para os candidatos e a consequente prestação de contas estão na mira da justiça eleitoral.
A verdade é que a utilização de "caixa 2", comum em outros pleitos, agora será fiscalizada mais de perto e no transcorrer da campanha.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Candidata da região


Com a desistência do vice-prefeito de Presidente Prudente, Marco Vinha, de não concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, a vereadora venceslauense, Denise Erbella, é a única candidata do PT na região.
Vinha, que é presidente da Macro do PT na região, já declarou apoio a Denise (foto).
A candidatura de Denise Erbella representa um momento importante para a região, ainda esquecida e só lembrada em época de eleição.
Denise milita no PT desde sua criação, é delegada de polícia e titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Presidente Venceslau. Cumpre seu primeiro mandato como vereadora e agora pleiteia uma vaga na Assembleia Legislativa.

sábado, 3 de julho de 2010

Nova emenda, novo boicote

O deputado Olimpio Gomes (PDT) reclama novamente sobre o boicote às emendas que destina a Venceslau.
Depois do episódio envolvendo a Santa Casa, quando foi devolvida uma emenda de R$ 210 mil para compra de equipamentos ao hospital, agora outra emenda de Olímpio, desta feita de R$ 100 mil, para construção de uma praça na Vila Baruta, pode ter o mesmo destino.
Neste sábado (03), Olimpio enviou uma nota de esclarecimento à população para reclamar da perseguição política que vem sofrendo por parte de seus adversários. A emenda, que deveria ser liberada antes do período eleitoral, poderá nem chegar a Venceslau, apesar de promessa da Casa Civil do governo estadual afirmar o contrário.
Segundo Olímpio, houve atraso por parte da Prefeitura em enviar a documentação exigida para liberação da emenda e, desta forma, o governo informou que, por conta da vedação eleitoral, a emenda só será liberada após o pleito.
Olimpio acha que há um conluio para prejudica-lo, mas disse que quem está sendo lesado são os moradores de venceslau, que deixam de ter a obra.
É um fato lamentável, um jogo rasteiro e repugnante. Para este tipo de política só há um jeito: rejeitar, na urna, os que jogam contra a cidade.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Águia pra que te quero

Nos últimos dias, o helicóptero Aguia da PM tem dado o ar da graça nos céus venceslauenses.
A presença do aparelho desperta curiosidade para uma cidade mal-acostumada a esse tipo de situação.
Logo, imagina-se: aconteceu algo nos presídios...deve ser uma operação de combate ao crime... ou coisas do tipo.
Na verdade, o Águia passa e ninguém sabe porque.
Será rotina?
Será ostentação?
Será propaganda pré-eleitoral?
Se alguém tiver alguma resposta que faça um post neste blog.
Desde já agradeço.