segunda-feira, 29 de março de 2010

E os shows da Faive?

Estamos entrando em abril e até agora nenhuma notícia oficial sobre os shows para a festa.
No ano passado, no início de abril, já sabíamos os shows e o pacote de ingressos com desconto já estava sendo vendido.
Não sabemos as razões da demora para definição dos shows, tampouco como andam os contatos.
O tempo urge e não esqueçamos que a feira se tornou uma referência na região, aguardada com grande expectativa.

Onde está o dinheiro?

É incompreensível que os recursos arrecadados nas praças de pedágio da Raposo, no trecho entre Bernandes e Epitácio, não sejam aplicados para melhoria da pista. Muito pouco se fez até agora diante do volume de dinheiro que entra nos cofres da CART, concessionária do corredor Raposo Tavares.
A pista tem várias oscilações e é convite para acidentes, principalmente quando chove.
O fluxo pesado dos caminhões seria a causa das oscilações na pista.
Há trechos em que o motorista precisa ter muito cuidado, mesmo quando usa a faixa da direita.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Se a moda pega...

O Ministério Público entrou com ação civil contra Câmara de Rosana por contratação irregular de funcionários.
Questiona que deveria ter sido realizado concurso público para ocupação dos cargos.
No entanto, o legislativo rosantense optou por contratar os funcionários como comissionados.
Se a moda pegar, por certo muitas câmaras municipais vão ter que acertar as contas com a justiça.
Para o Ministério Público, atos da mesa diretora do legislativo, por si só, não representam legalidade.
A exigência para preencher os cargos criados é o concurso público, senão vira apadrinhamento político e exclui a possibilidade de se ter profissionais mais qualificados.
Esse é o entendimento.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pau que dá em Chico...

Os tucanos usam no discurso, mas a prática é outra.
Nesta quinta-feira, 18, durante a inauguração do assentamento concretizado na fazenda Nossa Senhora das Graças, em Caiuá, ocorreu um fato que vale registro.
O deputado federal José Anibal (PSDB) participou da cerimônia, inclusive plantando uma muda de árvore no assentamento.
Candidato à reeleição, Anibal acompanhou o secretário de Estado da Justiça, Luiz Antonio Marrey, e o superintendente do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Gustavo Ungaro.
O que se comenta nos bastidores políticos é que Ungaro se lancará candidato a deputado estadual pelo PSDB, fazendo dobradinha com Anibal.
Pelo que se viu e ouviu, a dobradinha tá funcionando.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Greve dos professores

Tenho acompanhado o desenrolar da greve dos professores da rede estadual. Infelizmente, os "mestres" venceslauenses, com raríssimas exceções, estão alheios ao movimento que visa, além de salários mais condizentes à categoria, a valorização profissional, tão maculada no atual governo.
Não sei se é por medo ou receio de uma ação governamental contrária a explicação para a pouca adesão em nossas paragens. Engrossar o movimento é dar uma resposta a esta política educacional equivocada na era tucana.
De qualquer modo, vejo, por outro lado, que os professores aposentados, através da associação que os representa, estão se mobilizando e buscando seus direitos. Não é possível que, após décadas dedicadas ao magistério, estes profissionais se sintam humilhados e preteridos pelas nossas autoridades.
A greve, ainda, é a única saída para conquistar o que se almeja, pelos menos nesse governo, que parece avesso ao diálogo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Venceslau deixou de ser referência

Nós, venceslauenses, acostumados a tempos outros em que por aqui se tinha um bom atendimento na Santa Casa, havia delegacia de ensino, escolas mais qualificadas, empresas de grande porte, serviços públicos mais eficientes, agora nos vemos diante de um total esfacelamento e perda de referência em relação à região.
Pergunto: de quem é a culpa?
- Seria dos prefeitos que passaram pelo município nos últimos 30 anos?
- Seria da Câmara de Vereadores, que não atuou em sintonia com os prefeitos?
- Seria da comunidade, que não se mobilizou e se calou diante dos problemas?
- Seria dos nossos representantes no legislativo estadual e federal, que só aparecem em época eleitoral com promessas que depois não se realizam?
- Seria dos governos do Estado e da União, que relegam o município e a região?
A verdade é que, hoje, Presidente Venceslau não ocupa mais a posição de destaque que teve num passado não muito remoto. A cidade era referência na Saúde, na Educação, na prestação de serviço e, até, pasmem, nas atividades esportivas e culturais.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Paciência tem limite

Primeiro, a chuva não permitiu; estiou, a coisa não desandou; a chuva voltou e, pasmem, qual será a desculpa agora? A verdade é que os moradores estão insatisfeitos com promessas de melhorias para as ruas que são danificadas pelas chuvas. O Azenha e bairros como Nico Moré são sempre um caos quando a agua desce.
O nosso prefeito tem viajado em busca de recurso, só que, na prática, nada aconteceu. Já são quase 14 meses de governo e neste ano teremos eleições, o que reduz os repasses de verbas por conta da lei eleitoral.

sexta-feira, 12 de março de 2010

terrenos baldios

Com a estiagem do tempo cresce o número de terrenos baldios em que o mato toma conta. Alguns proprietários, alheios à saúde dos moradores vizinhos, dão às costas e se omitem, deixando os locais sem limpeza e cuidados necessários.
Já passou da hora de a Prefeitura criar uma nova legislação em relação à manutenção dos terrenos. Da maneira como está hoje, as leis que regem o assunto flexibilizam a ação dos proprietários e adia uma solução imediata para a devida manutenção dos terrenos. O proprietário, mesmo notificado, ainda precisará de uma nova notificação para tomar providência e, mesmo assim, caso não cumpra, tem a possibilidade de a Prefeitura limpar e mandar a conta. Ocorre que esse processo é muito demorado e cria uma certa complacência em relação ao problema. Quem paga a conta mesmo são os vizinhos, obrigados a conviverem com insetos, animais peçonhentos, pondo em risco a sua saúde e a dos seus familiares.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pedindo ajuda

Lamentavelmente venho informar a insatisfação dos moradores da Rua Viçosa, a qual de longa data sofre com o descaso de outras administrações, não sendo diferente o tratamento recebido pela atual administração, para ser honesto nunca vivemos uma situação tão difícil, a ponto de não sabermos identificar se nossas casas estão situadas em uma rua, um rio (em dias de chuva), estrada rural (devido suas características) ou depósito de lixo, pois a dias em que se encontra de tudo, desde galhadas, entulhos, sofás velhos, animais em putrefação e lixo orgânico em geral. Vivemos tempos em que nossa esperança esta fundada em falsas aparências, as quais são reveladas com o passar do tempo, quando percebemos que o objetivo almejado não é o da população e sim próprio e político. Nos jornais vemos as cidades vizinhas arregaçando as mangas trabalhando para dar continuidade nas obras e recuperar os estragos causados pelas chuvas as quais castigaram muito não só nossa cidade, mas também estado e país, porém nossa administração está inerte, usando de manchetes para anunciar belos discursos de convênios e obras que são pura teoria, ficando somente no papel. Esta é minha mensagem de desabafo a nossa atual administração pelo descaso e falta de respeito para com os munícipes de nossa querida Presidente Venceslau, que tem vivido um dos piores momentos de sua história, graças aos omissos responsáveis pela calamitosa situação.
MARCIO RICARDO ALVES - Representante de bairro

PS: Esta carta foi enviada à redação do Tribuna Livre para publicação, denotando a insatisfação dos moradores da Viçosa em relação às promessas não cumpridas.

terça-feira, 9 de março de 2010

Cemitério

Há tempos venho protelando para comentar sobre a situação do Cemitério de Venceslau. No ano passado, na celebração de Finados, quando fui reportar sobre os preparativos para as visitas, recebi várias reclamações sobre a situação do nosso "campo santo". A principal diz respeito à limpeza do local. As passarelas principais escondem a situação das secundárias, inclusive é possível observar entulhos em meio aos túmulos.
Pelo que fui informado apenas dois funcionários prestam serviço no local, número insuficiente diante da demanda que há por lá.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Anfiateatro: sonho perto da realidade

Em conversa nesta quinta-feira com a coordenadora de Cultura da Prefeitura de Venceslau, Beth Oberlaender, fico sabendo que o governo do Estado praticamente liberou R$ 150 mil para construção do anfiteatro no Centro Cultural "Salvador Lopes".
Vale ressaltar que o projeto para a obra foi elaborado no final de 2008, pelo arquiteto Júlio Fernando Martins, no último ano da gestão Ângelo Malacrida.
Foi um esforço incomum do prefeito de então que, primeiro, comprou o imóvel onde funcionou o escritório da Caiuá, e depois transformou-o num Centro Cultural, com biblioteca das mais modernas, ifocentro, e ainda com espaço para a realização de oficinas culturais, deixando pronto projeto para ampliação da Biblioteca e construção do anfiteatro.
A contrapartida da prefeitura para obra do anfiteatro será de R$ 30 mil e, segundo Beth, nos próximos dias se iniciará o processo de licitação.
É uma ótima notícia para os amantes da cultura, vez que Presidente Venceslau há muito carece de um espaço público para o incentivo e realização de manifestações culturais.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cart também sofre com situação de rodovia


Dois jovens funcionários da Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) foram as vítimas fatais de um acidente ocorrido na última sexta-feira, no Km 242, da rodovia João Baptista Cabral Rennó, que liga Bauru a Ipaussu.
Segundo testemunhas, um caminhão Mercedes Benz azul, carregado com madeira, tentou ultrapassar uma carreta com defensivos agrícolas perto da ponte sobre o rio Batalha. O motorista teria tentado a manobra em local de ultrapassagem proibida. Ao entrar na pista contrária, o caminhão se deparou com outra carreta que seguia no sentido contrário. A carreta ainda conseguiu jogar para o acostamento e o caminhão azul ficou “prensado” entre as duas carretas. O Gol da Cart, conduzido por Sávio Fonseca da Cunha, 27 anos, seguia atrás da carreta da Sadia e colidiu de frente com o caminhão azul. Sávio, que era engenheiro da Cart, e o passageiro Marcos Barbosa Senkiv, 28, morreram na hora.
A rodovia em questão é administrada pela Cart.
Apesar de bem sinalizada, possui pista simples e tem intenso tráfego de caminhão.

terça-feira, 2 de março de 2010

Telma em Pessoa


Estive nesta segunda-feira com a cantora, atriz e dubladora Telma Costa, que é venceslauense. Conversamos bastante sobre cultura e o que poderia ser feito em Venceslau para movimentar esse setor no município.
Como Telma está para reestrear um trabalho sobre Fernando Pessoa, chamado "Telma em Pessoa", onde canta e declama poemas de escritor e poeta português, surgiu a idéia de se promover em Venceslau um concurso de declamações dos poemas dos principais heterônimos do escritor lusitano. O concurso envolveria as redes pública e particular de ensino e seria encerrado com apresentação do espetáculo "Telma em Pessoa".
Achei a idéia brilhante e factível. A AVL (Associação Venceslauense de Letras), agora presidida por Ari Florentino da Silva, e a Sacea (Sociedade Amigos da Cultura, Educação e Artes) já mostraram predisposição em levar o projeto adiante, mas necessitará de todo o apoio da Prefeitura.
É boa e grande oportunidade para nossos alunos conheceram um pouco do trabalho do genial escritor português, que morreu há 75 anos, e ainda é considerado o maior poeta da língua portuguesa.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Subida de Dilma


Pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, mostra acentuada subida da ministra Dilma Rousseff nas intenções de voto para Presidente da República. Serra, que continua liderando a preferência do eleitor, estagnou.
Os tucanos alegam que o crescimento de Dilma é em razão da maior exposição da ministra na mídia e o fato dela ter anunciado que é candidata, ao contrário de Serra, que ainda não declarou oficialmente sua candidatura.
De outra parte, os petistas alegam que o crescimento de Dilma é porque o eleitor começou a perceber que Serra significa mudanças dos rumos e da política adotada por Lula - e ele não quer que isso ocorra.
Não sou adepto ao continuísmo. Acho que a alternância no Poder é salutar sob todos os aspectos. No entanto, vejo que Serra é um retrocesso ao país, pois é da mesma escola de FHC e defensor do modelo neoliberal.
Com Dilma, o Brasil seguirá um caminho mais pródigo, que privilegia as questões sociais, com maior distribuição de renda e, principalmente, um modelo econômico que valoriza a geração de emprego e coloca o Brasil como gestor da economia mundial e não como complacente e subserviente em relação às potências mundiais.