terça-feira, 25 de agosto de 2009

Jornalismo regional

Tenho acompanhado o trabalho realizado pela imprensa regional e, confesso, que apesar da evolução gráfica e de textos mais concisos, continua praticando um jornalismo subserviente aos interesses econômicos e políticos.
A pauta sempre vai na mesma direção, dispensando assuntos de maior relevância e, principalmente, desfavorecendo a prática do jornalismo investigativo.
São releases, matérias direcionadas pelas assessorias de imprensa, pautas de redação e não de reportagens, pouco suíte e muito aspa.
O curioso é que a região contempla duas faculdades de jornalismo. Isto deveria ser um fator para melhorar a qualidade dos textos e das pautas, fato que, infelizmente, não ocorre.
Urge um novo modelo de jornalismo, mais agressivo, mais próximo da realidade do leitor e menos comprometido com os interesses hegemônicos.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Decisão custará caro ao PT

A decisão do PT de livrar Sarney de todas as denúncias, mesmo que contrariada por alguns, como é o caso do senador Aluizio Mercadante, vai custar caro ao partido.
Cumpriu-se a determinação do Planalto para salvar a pele de Sarney, atitude alimentada pela disputa eleitoral em 2010.
Não se podia esperar outra que não fosse essa a postura de um governo que há muito trocou a ética pela perpetuação do poder.
Com isso, o partido vai perdendo lideranças importantes, como a ex-ministra Marina Silva e, agora, também o senador Flávio Arns, do Paraná.
Quem te viu quem te vê, Lula. Para a opinião pública, esconder escândalos e falcatruas se torna imperdoável. A cobrança virá, com certeza, nas próximas eleições.
Agora leio que o senador Mercadante está colocando o cargo de líder da bancada do partido à disposição. Um gesto correto que mostra a postura de quem tem o dever de dar uma resposta a sociedade.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Faive e a gripe suína

A Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau) começa neste sábado (22).
Serão 09 dias de evento, com shows musicais, leilões, mostra de animais, parque de diversão, entre outras atrações.
A pergunta é: o surto de gripe suína, que já ceifou vidas em Venceslau, é um risco para novas contaminações?
Fico sabendo hoje que nem Lions Clube nem Loja Maçônica vão estar na feira com seus restaurantes.
Seria uma medida de precaução em torno do risco que se terá diante do enorme trabalho e o baixo lucro que poderia ser auferido pelas duas entidades?
As autoridades do país mencionam que o vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína, está perdendo força.
A constatação se deve à redução do número de internações.
Sobre a realização da Faive, não podemos nos esquecer que há uma série de compromissos assumidos em relação a contratos, shows, leilões etc.
Adiar o evento, tese defendida por muitos, não passa pela cabeça das nossas autoridades públicas, tampouco dos membros da comissão.
Porém, há muitos comentários de pessoas que descartam ida ao evento, temerosas com a aglomeração e contatos com possíveis portadores do vírus.
Por isso, avalio que seria conveniente nossas autoridades exporem os riscos ou não que estaríamos correndo com o evento.
Outro detalhe: os membros da comissão são pessoas abenegadas, que deixam seus afazeres particulares para cuidar da organização, sem qualquer proveito próprio.
Por essa razão, as autoridades que comandam essa cidade devem assumir toda a responsabilidade, inclusive no caso de um resultado financeiro negativo.

domingo, 16 de agosto de 2009

Dinheiro da CESP

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Venceslau realizará audiência pública, na Câmara Municipal.
O encontro discutirá como o município vai aplicar pouco mais de R$ 1 milhão que receberá da Cesp por conta do impacto ambiental provocado pela usina de Porto Primavera.
A audiência, segundo consta, é uma condição acordada entre Ministério Público e a estatal paulista para que o dinheiro seja aplicado de forma correta.
É importante a participação da população e setores organizados da comunidade para que as gestões espelhem as maiores necessidades do município.
Considero, por exemplo, a questão cultural um dos aspectos que mereceriam prioridade dos nossos governantes.
Foi criado um espaço cultural no governo petista, mas até agora, quase 08 meses do novo governo, não houve avanço algum.
A SACEA (Sociedade Amigos da Cultura, Educação e Artes) tem proposta para compra do Casarão e transformá-lo em importante espaço cultural.
O Casarão está tombado desde os anos 80, no entanto continua praticamente abandonado e inutilizado.
Parte do dinheiro que a Cesp vai dar ao município daria para comprar o imóvel e ainda promover restauro.
Acho que a incorporação do Casarão como espaço cultural seria um grande salto para que o município entrasse no rol daqueles que preservam a sua história e a sua cultura.
É isso.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gripe suína em Venceslau

As autoridades sanitárias de Venceslau não dão qualquer informação se há casos confirmados de gripe suína na cidade.
Há muita especulação sobre casos confirmados da nova gripe, mas nada de forma oficial.
As informações que abastecem a mídia local vêm de Prudente, através da Vigilância Sanitária daquele município.
A Divisão de Saúde, nas vezes em que foi interpelada por este blogueiro, não confirma casos da doença na cidade.
No entanto, obtive informação que já há um caso em que o exame deu positivo.
O paciente em questão está internado no Hospital Regional de Prudente em estado grave.
Não alarmar a população parece a ser medida adotada pelas nossas autoridades.
A desinformação e a falta de medidas mais contundentes podem gerar consequências irreparáveis.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Debandada no PT

No cenário nacional, o PT vem sofrendo reveses importantes.
Leio nos principais sites de notícia que a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva deve deixar o PT para se filiar ao PV.
A proposta de mudança visa lançá-la como candidata do PV às eleições presidenciais de 2010.
Lembro-me de outras figuras importantes do cenário político que deixaram o PT: Cristovan Buarque, Luiza Erundina, Plinio Arruda Sampaio etc.
O apoio de Lula a Sarney, mesmo que seja pela governabilidade e vilusbrando apoio a Dilma em 2010, é difícil de engolir.
Aliás, já aconselharam o nosso presidente a se desgrudar de Sarney.
No campo estadual, o PT ainda é uma ingónita. Não se sabe ainda quem será o candidato do partido a governador.
Tentou-se, através do Planalto, emplacar apoio a Ciro Gomes (PSB), candidato importado do nordeste para concorrer ao Palácio do Bandeirantes.
Ciro disse esta semana que sua intenção é disputar a presidência da República.
O PT está respirando com ajuda da aparelhos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sem oposição

A atual administração em Presidente Venceslau navega em mares tranquilos em relação ao Poder Legislativo.
Os dois únicos vereadores, que, em tese, formam o bloco de oposição, mesmo sendo do PT, denotam uma atuação de parcimônia em relação ao Executivo.
Sem querer fazer juizo de valor, entendo que a postura de ambos poderia ser mais contudente em relação às propostas de mudanças anunciadas em campanha.
No campo ideológico, sobram argumentos.
No campo administrativo, faltam cobranças e comparações ao estilo PT de governar.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cena patética no Senado

"Caminho das Índias", "Caras e Bocas" ou qualquer novela global, por certo, não se compararia em dramaticidade ao que assistimos nesta quinta-feira na TV Senado, com mais um capítulo protagonizado pelos nossos éticos senadores da República.
Dias Gomes e Janete Clair estão se remexendo no túmulo, com todo respeito a esses dois novelistas que o Brasil aprendeu a amar.
Mas, sinceramente, a cena protagonizada pelos senhores senadores Renan Calheiros e Tasso Jereissati merece registro.
"Cangaceiro de terceira categoria", "coronel de nada", termos utilizados por eles na fervorosa discussão de quinta, retrata o que pensam os nossos políticos, com raríssimas exceções.
Termos chulos, visões caóticas, vocabulário de Excelências, pasmem, triste Brasil, mal representado.
Assim caminhamos, veremos as cenas dos próximos capítulos, como bem sugeriu Leandro Cocicov, em artigo recente publicado no jornal Tribuna Livre: "Por que a TV Senado não vende a sua novela também?".
Cocicov citou Odorico Paraguaçu, personagem interpretado brilhantemente por Paulo Gracindo na década de 70, e comparou os "exemplos maravilhosos" que desfilam pela TV Senado, um verdadeiro "time de coroné".

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Post de Bragato

Em seu microblog, o deputado Mauro Bragato (PSDB) postou uma mensagem em que defende a saída do senador Arthur Virgílio (PSDB/AM) da liderança do partido no Senado. Bragato sugere que Virgílio seja substituído pela senadora Marisa Serrano.
O deputado prudentino usou o termo "bate assopra" para expor seu descontentamento com Virgílio.
Em resumo, Bragato acha que Virgílio não seria o agente político ideal do partido para pedir a cabeça de Sarney, pois beneficiou-se dos tais "atos secretos".
O senador amazonense manteve por um período um assessor que recebia salário, mas morava fora do Brasil.
Em cena patética, convocou a imprensa e anunciou que estava devolvendo o dinheiro utilizado pelo funcionário "fantasma".
O posicionamento de Bragato é compreensível, na medida em que seu partido tem o candidato que lidera as pesquisas presidenciais.
No entanto, não creio que a simples troca do lider do partido contribuirá para mudar o que se pensa em relação à crise no senado.
Não se esqueçamos que quem levou Sarney à presidência do Senado foi o PSDB e o DEM.
O candidato do PT era o senador Tião Viana.
No entanto, Lula, para não perder o apoio do PMDB, não levou o embate adiante. Aceitou e agora o defende.
O que os tucanos vislumbram, nesta crise do Senado, são as eleições do 2010.
Querem que a crise que nasceu no lesgilativo contamine o Executivo, em benefício de Serra.
Um detalhe: a grande imprensa, comandada pelo jornal "O Estado de São Paulo", tem sido um grande aliado para o não continuísmo da política implantada por Lula no Planalto.
Bragato, ao meu ver, deveria olhar para o seu ninho, que continua contaminado pela velha política do "toma-lá-dá-cá".

sábado, 1 de agosto de 2009

Saia justa

O deputado Major Olímpio, sem partido, esteve dias atrás em Presidente Venceslau.
A visita serviu para assinatura de convênios com a Santa Casa e Apae.
Através de suas emendas, Santa Casa receberá R$ 207 mil para aquisição de equipamentos.
A Apae receberá R$ 30 mil, também para compra de equipamentos.
A presença do deputado na cidade acabou deixando alguns diretores da Sta Casa de saia justa.
É que um dia antes da visita um jornal da cidade publicou uma matéria sobre a compra dos equipamentos.
No entanto, no corpo da matéria aparece um agradecimento da direção da Sta Casa ao deputado Bragato (PSDB) pelo trabalho que realiza em prol do hospital.
Em momento algum a matéria fez qualquer menção ao deputado Olímpio.
Mesmo assim, Olímpio não se mostrou contrariado com o episódio.
No entanto seus assessores não gostaram do que viram.
Desde quando virou deputado, Olímpio foi o agente político que mais contribuiu com a Santa Casa com emendas parlamentares.
Mas a cúpula do hospital tem enfatizado apenas o nome de Bragato.